Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mirelly Maciel da-
dc.date.accessioned2021-02-15T19:33:26Z-
dc.date.available2019-08-29-
dc.date.available2021-02-15T19:33:26Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19398-
dc.description.abstractThe Ragnarök myth, found in the mitografica Edda Poética arouses curiosity about Nordic eschatology. Thus, we sought to analyze the representations and manifestations of the myth of this assumption. We propose to understand how the idea of the end of the world spread within social, cultural, artistic and religious representations. As we entered the mythological space, we sought to understand how the Ragnarök myth was appropriated by today's society. As we look into this view, we will see how the Norse myth reconfigured and became common in contemporary society. This mitografica narrative of the Vikings was driven by the popularization of the media in the last century XXI. The popularization of the myth characterized the Vikings peoples in an allegorical and homogeneous manner. Given this homogenization of the media about the Vikings, we will investigate how their stereotypes were built and how they are represented in cinema. This research starts from an in-depth study between the sciences of religions, the representations and manifestations of myth and its socioculturais and historical characterization. Erik the Viking (1989), Gåten Ragnarök (2013), Thor: Ragnarok (2017) presented themselves as interesting sources to know the myth and its representationspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by GILVANEDJA SILVA (gilvanedja@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-17T05:45:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MirellyMacielDaSilva_Dissert.pdf: 2499554 bytes, checksum: 3cf5c8b3695efa7aa92fddcaf78cbb16 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-15T19:33:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MirellyMacielDaSilva_Dissert.pdf: 2499554 bytes, checksum: 3cf5c8b3695efa7aa92fddcaf78cbb16 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-15T19:33:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MirellyMacielDaSilva_Dissert.pdf: 2499554 bytes, checksum: 3cf5c8b3695efa7aa92fddcaf78cbb16 (MD5) Previous issue date: 2019-07-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRagnarökpt_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectVikings no cinemapt_BR
dc.subjectRagnarökpt_BR
dc.subjectMythologypt_BR
dc.subjectVikings in the cinemapt_BR
dc.titleO estereótipo viking no cinema: as representações do mito do Ragnarök nos filmes da contemporaneidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Langer, Johnni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3561550459580228pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459639080359421pt_BR
dc.description.resumoO mito Ragnarök, encontrada na fonte mitográfica Edda Poética, desperta a curiosidade sobre escatologia nórdica. Dessa forma, buscou-se analisar o as representações e manifestações do mito partido desse pressuposto. Propomos compreender como se difundiu a ideia de fim do mundo dentro das representações sociais, culturais, artísticas e religiosas. Ao penetrarmos no espaço mitológico, se procurou entender como o mito do Ragnarök foi apropriado pela sociedade atual. Ao pesquisarmos por essa ótica perceberemos como o mito nórdico se (re)configurou e tornou-se comum na sociedade contemporânea. Essa narrativa mitografica dos Vikings, foi impulsionada com a popularização das mídias no final do século XXI. A popularização do mito, caracterizou os povos Vikings de maneira alegórica e homogênea. Diante desta homogeneização das mídias sobre os Vikings investigaremos como foram construídos seus estereótipos e como eles são representados no cinema. Esta investigação parte de um estudo aprofundado entre as ciências das religiões, as representações e manifestações do mito e sua caraterização sociocultural e histórica. Deste modo poderemos olhar o mito de uma escala macro para a micro. Estas investigações se deram por meio de filmes que colaboraram com a pesquisa. Erik the Viking (1989), Gåten Ragnarök (2013), Thor: Ragnarok (2017), apresentaram-se como fontes interessantes para conhecer o mito e suas representações. Além desses buscou-se um estudo comparado entre a Edda Poética e os filmes. Além de uma ampla bibliografia em torno dos filmes e das ciências das religiõespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MirellyMacielDaSilva_Dissert.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons