Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19398Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Mirelly Maciel da | - |
| dc.date.accessioned | 2021-02-15T19:33:26Z | - |
| dc.date.available | 2019-08-29 | - |
| dc.date.available | 2021-02-15T19:33:26Z | - |
| dc.date.issued | 2019-07-29 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19398 | - |
| dc.description.abstract | The Ragnarök myth, found in the mitografica Edda Poética arouses curiosity about Nordic eschatology. Thus, we sought to analyze the representations and manifestations of the myth of this assumption. We propose to understand how the idea of the end of the world spread within social, cultural, artistic and religious representations. As we entered the mythological space, we sought to understand how the Ragnarök myth was appropriated by today's society. As we look into this view, we will see how the Norse myth reconfigured and became common in contemporary society. This mitografica narrative of the Vikings was driven by the popularization of the media in the last century XXI. The popularization of the myth characterized the Vikings peoples in an allegorical and homogeneous manner. Given this homogenization of the media about the Vikings, we will investigate how their stereotypes were built and how they are represented in cinema. This research starts from an in-depth study between the sciences of religions, the representations and manifestations of myth and its socioculturais and historical characterization. Erik the Viking (1989), Gåten Ragnarök (2013), Thor: Ragnarok (2017) presented themselves as interesting sources to know the myth and its representations | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by GILVANEDJA SILVA (gilvanedja@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-17T05:45:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MirellyMacielDaSilva_Dissert.pdf: 2499554 bytes, checksum: 3cf5c8b3695efa7aa92fddcaf78cbb16 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-15T19:33:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MirellyMacielDaSilva_Dissert.pdf: 2499554 bytes, checksum: 3cf5c8b3695efa7aa92fddcaf78cbb16 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-15T19:33:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MirellyMacielDaSilva_Dissert.pdf: 2499554 bytes, checksum: 3cf5c8b3695efa7aa92fddcaf78cbb16 (MD5) Previous issue date: 2019-07-29 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ragnarök | pt_BR |
| dc.subject | Mitologia | pt_BR |
| dc.subject | Vikings no cinema | pt_BR |
| dc.subject | Ragnarök | pt_BR |
| dc.subject | Mythology | pt_BR |
| dc.subject | Vikings in the cinema | pt_BR |
| dc.title | O estereótipo viking no cinema: as representações do mito do Ragnarök nos filmes da contemporaneidade | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Langer, Johnni | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3561550459580228 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6459639080359421 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O mito Ragnarök, encontrada na fonte mitográfica Edda Poética, desperta a curiosidade sobre escatologia nórdica. Dessa forma, buscou-se analisar o as representações e manifestações do mito partido desse pressuposto. Propomos compreender como se difundiu a ideia de fim do mundo dentro das representações sociais, culturais, artísticas e religiosas. Ao penetrarmos no espaço mitológico, se procurou entender como o mito do Ragnarök foi apropriado pela sociedade atual. Ao pesquisarmos por essa ótica perceberemos como o mito nórdico se (re)configurou e tornou-se comum na sociedade contemporânea. Essa narrativa mitografica dos Vikings, foi impulsionada com a popularização das mídias no final do século XXI. A popularização do mito, caracterizou os povos Vikings de maneira alegórica e homogênea. Diante desta homogeneização das mídias sobre os Vikings investigaremos como foram construídos seus estereótipos e como eles são representados no cinema. Esta investigação parte de um estudo aprofundado entre as ciências das religiões, as representações e manifestações do mito e sua caraterização sociocultural e histórica. Deste modo poderemos olhar o mito de uma escala macro para a micro. Estas investigações se deram por meio de filmes que colaboraram com a pesquisa. Erik the Viking (1989), Gåten Ragnarök (2013), Thor: Ragnarok (2017), apresentaram-se como fontes interessantes para conhecer o mito e suas representações. Além desses buscou-se um estudo comparado entre a Edda Poética e os filmes. Além de uma ampla bibliografia em torno dos filmes e das ciências das religiões | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciência das Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MirellyMacielDaSilva_Dissert.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
