Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Émille Burity-
dc.date.accessioned2021-02-16T23:48:30Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2021-02-16T23:48:30Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19426-
dc.description.abstractThis paper deals with executive functions (working memory, inhibitory control and cognitive flexibility) in childhood, and its main objective is to analyze the development of executive functions. This paper was organized in three parts, as follows: 1) Theoretical considerations on the subject; 2) Performance of EFs in age groups; 3) Analysis of the development structure of SFs. One sample consisted of 120 children of both sexes, between 7 and 11 years old, with an average age of 8.96 years (sd = 1.42). Being 47.5% male. As children were divided into five groups, corresponding to their ages, each group with an average of 20 children. The following instruments were used: somiodemographic questionnaire, Raven progressive matrices, cancellation attention test, direct and indirect order digits, five-digit test, trail test and victorious version. SPSS software was used to perform descriptive analyzes (means, standard deviations, frequencies, percentages) and inferential analyzes: Pearson's correlation test, Manova, t-test and dynamic regression. It was also used or Rstudio to perform confirmatory factor analysis. As the main results are displayed as older children and older years present the best rates of executive functions. Being a variable that best explains the performance in executive functions or school year and the capacity of selective attention. Between 7 and 11 years, a bifactorial developmental structure is observed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gracilene Figueiredo (gracilene.barbosa@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-20T13:30:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÉmilleBurityDias_Tese.pdf: 1213146 bytes, checksum: 34a7d07971c697f92a72c9dfb86c8e93 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-16T23:48:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÉmilleBurityDias_Tese.pdf: 1213146 bytes, checksum: 34a7d07971c697f92a72c9dfb86c8e93 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-16T23:48:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÉmilleBurityDias_Tese.pdf: 1213146 bytes, checksum: 34a7d07971c697f92a72c9dfb86c8e93 (MD5) Previous issue date: 2019-09-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunções executivaspt_BR
dc.subjectMemória de trabalhopt_BR
dc.subjectControle inibitóriopt_BR
dc.subjectFlexibilidade cognitivapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectExecutive functionspt_BR
dc.subjectInhibitory controlpt_BR
dc.subjectWorking memorypt_BR
dc.subjectCognitive flexibilitypt_BR
dc.subjectConfirmatory factor analysispt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.titleMarcos desenvolvimentais das funções executivas na infânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458875511918628pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8580264799217798pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata das funções executivas (memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) na infância, e tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento das funções executivas. Este trabalho foi organizado em três partes, a saber: 1) Considerações teóricas sobre o tema; 2) Desempenho das FEs nos grupos de idade; 3) Análise da estrutura de desenvolvimento das FEs. A amostra foi composta por 120 crianças de ambos os sexos, entre 7 e 11 anos, com idade média de 8,96 anos (dp = 1,42). Sendo 47,5% do sexo masculino. As crianças foram distribuídas em cinco grupos, correspondentes a suas idades, cada grupo com em média 20 crianças. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, matrizes progressivas de Raven, teste de atenção por cancelamento, dígitos ordem direta e indireta, teste de cinco dígitos, teste de trilhas, stroop versão Victória. Foi utilizado o software SPSS para efetuar as análises descritivas (médias, desvios-padrão, frequências, porcentagens) e análise inferencial: teste de correlação de Pearson, Manova, Teste t, e regressão múltipla. Também foi utilizado o Rstudio para execução de análise fatorial confirmatória. Como resultados principais destaca-se que as crianças mais velhas e de anos escolares mais avançados apresentam melhores índices de funções executivas. Sendo a variável que melhor explica o desempenho em funções executivas o ano escolar e a capacidade de atenção seletiva. Entre 7 e 11 anos observa-se estrutura de desenvolvimento bifatorialpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉmilleBurityDias_Tese.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons