Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Lívia Cavalcante Gayoso de-
dc.date.accessioned2021-02-17T00:44:44Z-
dc.date.available2019-11-07-
dc.date.available2021-02-17T00:44:44Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19433-
dc.description.abstractThe combination between song and poetry stimulates several tendencies of investigations, since the objects allow various readings, from diverse theoretical conceptions. In the context of Brazilian Popular Music, the singer Maria Bethânia usually inserts poetic saying in her music-theatrical presentatios, making a significant interconnection between those elements. The product of that combination can be observed in her performances. At this juncture, Fernando Pessoa's poetics emerges as a recurring raw material, taken by the artist for the composition of what, in this research, has been conventionally called song-poems. Considering this context, the problem presented in the research is: how to analyze, through a semiotic perspective, Fernando Pessoa's poetics in Maria Bethânia's song-poems? The reseach, therefore, aims to present a possible reading of the song-poems, from the analysis of the literary text itself, using theorists such as Charles Sanders Peirce, Luiz Tatit and Algirdas Julius Greimas. Initially, there is a survey of critical fortune about Pessoa and Bethânia poetic-musical’s trajectories, as well as a study about the method used by Bethânia for set up her shows, based on a script constructed by the interconnection between music, poetry and theater, which brings us, as a consequence, a meanfull scenic manifestation, especially if it is compared, for example, to an isolated analysis of the elements music and poetry. In this perspective, the incidence of Pessoa’s poetry in Maria Bethânia’s discs and performances was investigated and, then, a semiotic reading of five song-poems extracted from this corpus was proposed. It is hoped, thereby, to contribute to the expansion of the senses – full of signs – produced by the song-poems performed by Maria Bethânia on the stages.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-21T14:17:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LíviaCavalcanteGayosoDeSousa_Dissert.pdf: 2145253 bytes, checksum: 1555c1c99259d11b5e004b3de8732d72 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-17T00:44:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LíviaCavalcanteGayosoDeSousa_Dissert.pdf: 2145253 bytes, checksum: 1555c1c99259d11b5e004b3de8732d72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-17T00:44:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LíviaCavalcanteGayosoDeSousa_Dissert.pdf: 2145253 bytes, checksum: 1555c1c99259d11b5e004b3de8732d72 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCanção-poemapt_BR
dc.subjectMaria Bethâniapt_BR
dc.subjectFernando Pessoapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectSong-poemspt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.titleA poética de Fernando Pessoa nas canções-poemas de Maria Bethânia: um olhar semióticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz Júnior, Expedito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4812183259432237pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1414749292549465pt_BR
dc.description.resumoA junção da canção com a poesia suscita investigações dos mais variados matizes, uma vez que os objetos permitem leituras várias, a partir de concepções teóricas diversificadas. No contexto da Música Popular Brasileira, a interprete Maria Bethânia tem como hábito inserir o dizer poético nos seus espetáculos músico-teatrais, fazendo uma interligação significativa entre esses elementos, cujo produto é observado por meio de suas performances. Nessa conjuntura, a poética de Fernando Pessoa surge como matéria-prima recorrente, tomada pela artista para a elaboração daquilo que, neste trabalho, convencionou-se chamar de canção-poema. Considerando esse contexto, o problema levantado na presente dissertação é: como analisar, por um viés semiótico, a poética de Fernando Pessoa nas canções-poemas de Maria Bethânia? O trabalho, portanto, tem por objetivo apresentar uma possível leitura das canções-poemas, a partir da análise do próprio texto literário, utilizando-se de teorias como a de Charles Sanders Peirce, Luiz Tatit e Algirdas Julius Greimas. Tem-se, inicialmente, um levantamento de fortuna crítica acerca da trajetória poético-musical dos dois artistas, Pessoa e Bethânia, bem como sobre a forma como a última constrói os seus espetáculos, a partir de um roteiro construído pela interligação entre a música, a poesia e o teatro, o que nos traz, como consequência, uma manifestação cênica repleta de signos capazes de produzir sentidos mais abrangentes, se comparados, por exemplo, com uma análise isolada dos elementos música e poesia. Nessa perspectiva, investigou-se a incidência da obra pessoana nos discos e espetáculos de Maria Bethânia e, em seguida, propôs-se uma leitura semiótica de cinco canções-poemas extraídas desse corpus. Espera-se, desse modo, contribuir com a proposta de ampliação de sentidos produzidos pelas canções-poemas, permeadas pela atuação performática – e carregada de signos – de Bethânia nos palcos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LíviaCavalcanteGayosoDeSousa_Dissert.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons