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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19437
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Felipe Maraschin Pereira de-
dc.date.accessioned2021-02-17T02:06:29Z-
dc.date.available2019-10-14-
dc.date.available2021-02-17T02:06:29Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19437-
dc.description.abstractIn the automobilist industry, one of the biggest concern is about the safety of the passengers. Due to it, in automobiles, there are various equipments used with the goal to, increasingly, make them safer. Among them, an important equipment is the impact attenuator, which has the purpose of absorbing the energy of the impact in case of collision. Many projects of impact attenuators applied on racing cars utilize the honeycomb as the raw material. This paper proposes a methodology that evaluates the acceleration, the absorbed energy and the deformation in function of the dimension of the attenuator using an Artificial Neural Network, a recurrent neural network (feedback) and a directly fed neural network with multiple layers (feedforward). For training and validation of the methodology proposed it was utilized the acceleration data, deformation and energy absorbed obtained from the numerical analysis made through the Finite Element Method (FEM) of the impact attenuator. The input parameters of the ANNs were based on the rules of the Formula SAE, regarding the speed, mass of impact and the minimal dimension of the attenuator. The results obtained were satisfactory, showing that both types of neural networks were able to learn the dynamic behavior of the impact attenuator, being the feedback network best performance for acceleration with the mean absolute percentage error of 3.9%, and the feedforward network best results for deformation and energy absorption MAPE of 6.3% and 2.29% respectively.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-21T22:08:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FelipeMaraschinPereiraDeSouza_Dissert.pdf: 3913148 bytes, checksum: 2f23b12bce7d9f06b9f6c21428a28315 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-17T02:06:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FelipeMaraschinPereiraDeSouza_Dissert.pdf: 3913148 bytes, checksum: 2f23b12bce7d9f06b9f6c21428a28315 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-17T02:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FelipeMaraschinPereiraDeSouza_Dissert.pdf: 3913148 bytes, checksum: 2f23b12bce7d9f06b9f6c21428a28315 (MD5) Previous issue date: 2019-08-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtenuador de impactopt_BR
dc.subjectHoneycombpt_BR
dc.subjectRNApt_BR
dc.subjectNARXpt_BR
dc.subjectImpact Attenuatorpt_BR
dc.titleAplicação de uma rede neural artificial NARX para obtenção do comportamento dinâmico de um atenuador de impacto de alumínio do tipo Honeycombpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Marcelo Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2140285341359128pt_BR
dc.contributor.advisor2Mishina, Koje Daniel Vasconcelos-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7594014327071745pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mishina, Koje Daniel Vasconcelos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7594014327071745pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2618810099112815pt_BR
dc.description.resumoNa indústria automobilística, uma das maiores preocupações gira em torno da segurança dos ocupantes. Em virtude disso, em automóveis, existem vários equipamentos que são usados com o objetivo de torna-los cada vez mais seguro. Entre eles, um importante equipamento é o atenuador de impacto, que têm o propósito de absorver a energia do impacto no caso de uma colisão. Vários projetos de atenuadores de impactos empregados em carros de competição utilizam o honeycomb como matéria prima. Este trabalho propõe uma metodologia que avalia a aceleração, a energia absorvida e a deformação em função da dimensão do atenuador utilizando uma Rede Neural Artificial, uma rede neural recorrente (feedback) e uma rede neural alimentada diretamente com múltiplas camadas (feedforward). Para treinamento e validação da metodologia proposta foram utilizados os dados de aceleração, deformação e energia absorvida obtidos de análises numéricas realizadas por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF) do atenuador de impacto. Os parâmetros de entrada das RNA’s se basearam nas regras do Formula SAE, no que se refere à velocidade, massa de impacto e a dimensão mínima do atenuador. Os resultados obtidos foram satisfatórios, mostrando que os dois tipos de redes neurais foram capazes de aprender o comportamento dinâmico do atenuador de impacto, sendo a rede recorrente com a melhor performance para aceleração, possuindo uma média absoluta percentual dos erros (MAPE) de 3,9%, e a rede feedforward com os melhores resultados para deformação e absorção de energia, MAPE de 6,3% e 2,29% respectivamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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