Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19446
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, José Kellyton Pessoa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-17T03:56:19Z | - |
dc.date.available | 2019-11-01 | - |
dc.date.available | 2021-02-17T03:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19446 | - |
dc.description.abstract | This paper seeks to contribute to the process of democratization of access to the Medical School of the Federal University of Paraíba (FUP) to under-represented popular segments of groups in this undergraduate degree - low income, black, brown, indigenous people - from affirmative actions institutionally implemented in 2011 (RES. 09/2010 CONSEPE) and strengthened in 2012 by Federal Law No. 12.711 / 2012. The study starts from the idea that Medicine is a course with high social prestige, according to Costa's studies (2017) and, therefore, have always been populated by economically privileged social extracts, which makes it a fertile ground for an investigation of the impacts brought by affirmative actions. The objective is to analyze the changes and reconfigurations caused in the course by the quotas from the analysis of institutional documents, as well as from the student perspective. Specific research objectives are (1) To identify policies or institutional actions for access and / or permanence of population segments benefited by the affirmative policy; (2) investigate actions in the medical course related to ethnic issues; and (3) Investigate socio-ethnic-economic inequalities in medical students. The methodology had a quantitative and qualitative approach, involving document analysis, identification of actions at UFPB and medical school, and application of semi-structured on-line interviews, according to Flick (2009, 241-243), with students and egresses, using the thematic content analysis of Bardin (2016) for data interpretation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gracilene Figueiredo (gracilene.barbosa@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-22T13:02:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséKellytonPessoaDeOliveira_Dissert.pdf: 3681184 bytes, checksum: b050056e3f95b113943d9ff37ba1152c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-17T03:56:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséKellytonPessoaDeOliveira_Dissert.pdf: 3681184 bytes, checksum: b050056e3f95b113943d9ff37ba1152c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-17T03:56:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséKellytonPessoaDeOliveira_Dissert.pdf: 3681184 bytes, checksum: b050056e3f95b113943d9ff37ba1152c (MD5) Previous issue date: 2019-10-02 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Affirmative Actions | pt_BR |
dc.subject | Human rights | pt_BR |
dc.subject | Higher education | pt_BR |
dc.title | Ações afirmativas nas ciências médicas: impactos das cotas no curso de Medicina da UFPB à luz dos direitos humanos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Flores, Elio Chaves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1339690499643152 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4082727090251540 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca contribuir com a compreensão do processo de democratização do acesso ao curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a segmentos populacionais sub-representados nessa graduação – grupos baixa renda, preto(a)s, pardo(a)s, indígenas - a partir das ações afirmativas implantadas institucionalmente em 2011 (RES. 09/2010 CONSEPE) e fortalecidas em 2012 pela Lei Federal nº 12.711/2012. O estudo parte da ideia de que Medicina é um curso com elevado prestígio social, conforme estudos de Costa (2017) e, portanto, sempre foi povoado por extratos sociais economicamente privilegiados, o que o faz um terreno fértil para uma investigação dos impactos trazidos pelas ações afirmativas. Objetiva-se analisar as mudanças e reconfigurações provocadas no curso pelas cotas a partir da análise de documentos institucionais como também da perspectiva discente. São objetivos específicos da pesquisa (1) Identificar políticas ou ações institucionais de acesso e/ou permanência dos segmentos populacionais beneficiados pela política afirmativa; (2) Averiguar ações no curso de Medicina relacionadas às questões étnico-raciais; e (3) Investigar desigualdades socio-étnico-econômicas no alunado médico. A metodologia teve uma abordagem quantiqualitativa, envolvendo a análise documental, identificação das ações na UFPB e no curso de Medicina, e aplicação de entrevistas semiestruturadas “on line”, conforme Flick (2009, 241-243), junto aos discentes e egresso(a)s, valendo-se da análise temática de conteúdo de Bardin (2016) para interpretação dos dados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Cidadania e Direitos Humanos | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséKellytonPessoaDeOliveira_Dissert.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons