Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, José Kellyton Pessoa de-
dc.date.accessioned2021-02-17T03:56:19Z-
dc.date.available2019-11-01-
dc.date.available2021-02-17T03:56:19Z-
dc.date.issued2019-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19446-
dc.description.abstractThis paper seeks to contribute to the process of democratization of access to the Medical School of the Federal University of Paraíba (FUP) to under-represented popular segments of groups in this undergraduate degree - low income, black, brown, indigenous people - from affirmative actions institutionally implemented in 2011 (RES. 09/2010 CONSEPE) and strengthened in 2012 by Federal Law No. 12.711 / 2012. The study starts from the idea that Medicine is a course with high social prestige, according to Costa's studies (2017) and, therefore, have always been populated by economically privileged social extracts, which makes it a fertile ground for an investigation of the impacts brought by affirmative actions. The objective is to analyze the changes and reconfigurations caused in the course by the quotas from the analysis of institutional documents, as well as from the student perspective. Specific research objectives are (1) To identify policies or institutional actions for access and / or permanence of population segments benefited by the affirmative policy; (2) investigate actions in the medical course related to ethnic issues; and (3) Investigate socio-ethnic-economic inequalities in medical students. The methodology had a quantitative and qualitative approach, involving document analysis, identification of actions at UFPB and medical school, and application of semi-structured on-line interviews, according to Flick (2009, 241-243), with students and egresses, using the thematic content analysis of Bardin (2016) for data interpretation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gracilene Figueiredo (gracilene.barbosa@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-22T13:02:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséKellytonPessoaDeOliveira_Dissert.pdf: 3681184 bytes, checksum: b050056e3f95b113943d9ff37ba1152c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-17T03:56:19Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséKellytonPessoaDeOliveira_Dissert.pdf: 3681184 bytes, checksum: b050056e3f95b113943d9ff37ba1152c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-17T03:56:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséKellytonPessoaDeOliveira_Dissert.pdf: 3681184 bytes, checksum: b050056e3f95b113943d9ff37ba1152c (MD5) Previous issue date: 2019-10-02en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAffirmative Actionspt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleAções afirmativas nas ciências médicas: impactos das cotas no curso de Medicina da UFPB à luz dos direitos humanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Flores, Elio Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1339690499643152pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082727090251540pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca contribuir com a compreensão do processo de democratização do acesso ao curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a segmentos populacionais sub-representados nessa graduação – grupos baixa renda, preto(a)s, pardo(a)s, indígenas - a partir das ações afirmativas implantadas institucionalmente em 2011 (RES. 09/2010 CONSEPE) e fortalecidas em 2012 pela Lei Federal nº 12.711/2012. O estudo parte da ideia de que Medicina é um curso com elevado prestígio social, conforme estudos de Costa (2017) e, portanto, sempre foi povoado por extratos sociais economicamente privilegiados, o que o faz um terreno fértil para uma investigação dos impactos trazidos pelas ações afirmativas. Objetiva-se analisar as mudanças e reconfigurações provocadas no curso pelas cotas a partir da análise de documentos institucionais como também da perspectiva discente. São objetivos específicos da pesquisa (1) Identificar políticas ou ações institucionais de acesso e/ou permanência dos segmentos populacionais beneficiados pela política afirmativa; (2) Averiguar ações no curso de Medicina relacionadas às questões étnico-raciais; e (3) Investigar desigualdades socio-étnico-econômicas no alunado médico. A metodologia teve uma abordagem quantiqualitativa, envolvendo a análise documental, identificação das ações na UFPB e no curso de Medicina, e aplicação de entrevistas semiestruturadas “on line”, conforme Flick (2009, 241-243), junto aos discentes e egresso(a)s, valendo-se da análise temática de conteúdo de Bardin (2016) para interpretação dos dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCidadania e Direitos Humanospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséKellytonPessoaDeOliveira_Dissert.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons