Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGehrke, Betina Meister-
dc.date.accessioned2021-02-19T14:03:47Z-
dc.date.available2020-12-09-
dc.date.available2021-02-19T14:03:47Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19459-
dc.description.abstractThe objective of this study, considering the changes that accounting has undergone by immersing themselves in the standards of the International Financial Reporting Standards (IFRS), is to verify whether the degree of evidence of government grants and assistance – SAGs – of entities participating in the b3 service sector – Brazil, Stock Exchange and Over- the- Counter – is in accordance with the standards of Technical Pronouncement CPC 07 (R1, 2010). The research is classified as documentary and descriptive, with the predominance of the quantitative approach, through informational entropy and descriptive statistics. The sample that was used is non-probabilistic and intentional, consisting of 16 entities participating in the service sector. The degree of evidence was generated through data collection, in the years 2017, 2018 and 2019, in Explanatory Notes and in the Balance Sheet of each entity, and later, judged according to the items that comprised the variables of the research, and arranged according to CPC 07 (R1, 2010). In the results, the items that resulted in a higher degree of evidence addressed questions about the assumptions used for the calculation of the fair value required by CPC 07, the nature and amount of the SAGs that were recognized in the entity's financial statements, and the extent of the SAGs that were recognized in the entity's financial statements, with the former belonging to the optional items set , and the second and third, to the mandatory items. The evidence of SAGs was verified, especially in the Public Utility sector. The same entities performed the evidence in an acceptable manner, however, the way technical pronouncement CPC 07 (R1, 2010) was partial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-02-19T14:03:47Z No. of bitstreams: 1 BMG19022021.pdf: 766341 bytes, checksum: 7bab7a86ea42da503b72b4b31718f8fb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-19T14:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BMG19022021.pdf: 766341 bytes, checksum: 7bab7a86ea42da503b72b4b31718f8fb (MD5) Previous issue date: 2020-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEvidenciaçãopt_BR
dc.subjectSubvençõespt_BR
dc.subjectCPC 07 (R1 2010)pt_BR
dc.titleSubvenções governamentais nas maiores empresas do setor de serviços da B3: uma análise acerca do disclosurept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Adriana Fernandes de-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo, considerando as mudanças que a contabilidade sofreu ao imergir nos padrões das International Financial Reporting Standards (IFRS), é constatar se o grau de evidenciação das subvenções e assistências governamentais – SAGs – de entidades que participam do setor de serviços da B3 – Brasil, Bolsa e Balcão – está em conformidade com as normas do Pronunciamento Técnico CPC 07 (R1, 2010). A pesquisa é classificada como documental e descritiva, com a predominância da abordagem quantitativa, através da entropia informacional e estatística descritiva. A amostra que foi utilizada é não probabilística e intencional, constituída por 16 entidades participantes do setor de serviços. O grau de evidenciação foi gerado através de coleta de dados, nos anos de 2017, 2018 e 2019, em Notas Explicativas e no Balanço Patrimonial de cada uma das entidades, e em posterior, julgados de acordo com os itens que compuseram as variáveis da pesquisa, e dispostos de acordo com o CPC 07 (R1, 2010). Nos resultados, os itens que resultaram em um maior grau de evidenciação, abordaram questões sobre as premissas utilizadas para o cálculo do valor justo exigido pelo CPC 07, a natureza e montante das SAGs que foram reconhecidas nas demonstrações contábeis da entidade, e a extensão das SAGs que foram reconhecidas nas demonstrações contábeis da entidade, com a primeira pertencendo ao conjunto de itens facultativos, e a segunda e terceira, ao de itens obrigatórios. Houve a verificação da evidenciação de SAGs, principalmente no setor de Utilidade Pública. As mesmas entidades realizaram a evidenciação de maneira aceitável, contudo, a maneira como o Pronunciamento Técnico CPC 07 (R1, 2010) foi respeitado, foi parcial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Finanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMG19022021.pdf748,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.