Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19462
Tipo: TCC
Título: Percepção de justiça no ambiente de aprendizagem e sua relação com o desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Ana Paula de
Primeiro Orientador: Echternacht, Tiago Henrique de Souza
Resumo: O objetivo deste trabalho é buscar evidências que permitam identificar a relação existente entre o desempenho acadêmico de alunos de graduação em ciências contábeis e sua percepção de justiça. Tratar os indivíduos de forma justa na organização onde estão inseridos, reflete na legitimidade dos processos e também nos resultados os quais somos submetidos. No ambiente de ensino temos experiências onde estamos sendo avaliados, e o indivíduo perceber que esse processo ocorreu de forma legítima assegura os mecanismos de aprendizagem. O presente estudo classifica-se como descritivo por retratar a percepção dos estudantes acerca da Justiça no ambiente de ensino e aprendizagem e sua relação com o desempenho acadêmico. A pesquisa será direcionada aos estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba Campus I, onde serão estudados o comportamento, motivações, e percepções de Justiça que regem a relação dos estudantes, professores e da Instituição. Durante o processo de coleta de dados ocorreram fatos externos que impossibilitaram a aplicação do questionário de forma que se pudesse obter um resultado maior, devido ao período de pandemia relacionado ao COVID-19 que ainda encontra-se propagado diante do cenário mundial, tendo em vista o difícil acesso as plataformas e ao público que atende à demanda da pesquisa o resultado foi apurado com os respondentes que se dispuseram e tiveram acesso ao questionário. O estudo também possibilitou perceber que o desempenho acadêmico dos alunos não influencia em sua percepção da justiça. Diante do exposto e da dificuldade em obter as demais respostas, no universo de amostra de 944 alunos ativos, apenas 72 responderam o questionário o que representa 7,2% do público almejado. A investigação da principal variável independente, desempenho acadêmico, indicou um resultado relevante no que concerne a percepção que o aluno possui sobre seu desempenho. Os resultados revelaram que 68,1% dos alunos consideram que tem um bom desempenho acadêmico, 20,8% consideram ter um excelente desempenho acadêmico e somente 11,1% afirmam ter um mau desempenho. Foi apresentado um percentual de 34,7%, confirmando que aos aspectos relativos á comunicação entre professores e alunos aparenta ser os itens que mais impactam a percepção dos alunos relativamente a injustiça.
Abstract: The objective of this work is to search for evidence that allows to identify the relation between the academic performance of undergraduate students in accounting sciences and their perception of justice. Treating individuals fairly in the organization in which they operate is reflected in the legitimacy of the processes and also in the results to which we are submitted. In the teaching environment we have experiences where we are being evaluated, and the individual realizes that this process occurred in a legitimate way, ensuring the learning mechanisms. The present study is classified as descriptive because it portrays the students' perception about Justice in the teaching and learning environment and its relationship with academic performance. The research will be directed to students of the undergraduate course in Accounting Sciences at the Federal University of Paraíba Campus I, where the behavior, motivations, and perceptions of Justice that govern the relationship of students, teachers and the Institution will be studied. During the data collection process, external events occurred that made it impossible to apply the questionnaire so that a greater result could be obtained, due to the pandemic period related to COVID-19, which is still propagated in the world scenario, in view of the the difficult access to platforms and to the public that meets the research demand, the result was verified with the respondents who were willing and had access to the questionnaire. The study also made it possible to perceive that the students' academic performance does not influence their perception of justice. Given the above and the difficulty in obtaining the other answers, in the sample universe of 944 active students, only 72 answered the questionnaire, which represents 7.2% of the target audience. The investigation of the main independent variable, academic performance, indicated a relevant result regarding the student's perception of his performance. The results revealed that 68.1% of the students consider that they have a good academic performance, 20.8% consider that they have an excellent academic performance and only 11.1% claim to have a poor performance. A percentage of 34.7% was presented, confirming that aspects related to communication between teachers and students appear to be the items that most impact students' perception of injustice.
Palavras-chave: Desempenho acadêmico
Justiça no ambiente de aprendizagem
Alunos de Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Departamento de Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19462
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APO19022021.pdf695,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.