Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Juliana Barbosa dos-
dc.date.accessioned2021-02-20T22:33:48Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2021-02-20T22:33:48Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19477-
dc.description.abstractIn this work, packages are understood as multimodal texts, because they are constituted not only by written verbal language, but also by a good number of visual resources. The corpus of this research is a set of six pictures of dolls packaging; Three pictures are of dolls released from 2006 and the other three packages are from the 80’s. The objectives of this research are: to analyze the boxes of dolls in order to discover what is the image of child or consumer public; to establish the differences and similarities between the packaging of the 80's and the present; reflect on the current childhood and compare it with the childhood of the 80's; discuss the gender roles that emerge during the analysis. To fulfill the objectives of this research, we analyzed the packages from the perspective of the Social semiotics and the Grammar of Visual Design (GVD) of Kress and Van Leeuwen (2006) and, in a complementary way, for a better understanding of the verbal text, we used the Theoretical framework of the French semiotics, more specifically, the method of analysis developed by Greimas (1973, 1979). The results of the analysis reveal a contemporary image of childhood, the one in which children are exposed to constant visual and sensory stimulation, thus, they start to demand dolls that can do more activities. Although they were made in different decades, there are still a lot of common details between the packages, for example, the classification of toys by gender which is something as present as it was in the 80s. Thus, the results reveal indications of a new childhood, while demonstrate that some ideals have been perpetuated over time.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-26T02:09:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaBarbosaDosSantos_Dissert.pdf: 2574679 bytes, checksum: a0d7163a70072b3b6dbfeff435e1e5c1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-20T22:33:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaBarbosaDosSantos_Dissert.pdf: 2574679 bytes, checksum: a0d7163a70072b3b6dbfeff435e1e5c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-20T22:33:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaBarbosaDosSantos_Dissert.pdf: 2574679 bytes, checksum: a0d7163a70072b3b6dbfeff435e1e5c1 (MD5) Previous issue date: 2019-06-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGramática do design visualpt_BR
dc.subjectSemiótica greimasianapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEmbalagempt_BR
dc.subjectBonecapt_BR
dc.subjectGrammar of visual designpt_BR
dc.subjectGreimas’ semioticspt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectPackagingpt_BR
dc.subjectDollpt_BR
dc.titleEntrando na brincadeira: uma análise semiótica da imagem de criança em embalagens de bonecaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fulaneti, Oriana de Nadai-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8254486029233226pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Almeida, Danielle Barbosa Lins de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3846654142638437pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689958674336244pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, a embalagem é entendida como um texto multimodal, pois é constituída não apenas pela linguagem verbal escrita, mas também por um amplo contingente de recursos visuais. O corpus desta pesquisa é um conjunto de seis fotos de embalagens de bonecas; três fotos são de bonecas lançadas a partir de 2006 e as outras três embalagens são de bonecas da década de 80. Os objetivos desta pesquisa são: analisar as caixas de bonecas a fim de descobrir qual é a imagem de criança e/ou público consumidor; estabelecer as diferenças e similaridades entre as embalagens da década de 80 e as atuais; refletir sobre a infância atual e compará-la com a infância da década de 80; discutir os papéis de gênero que surgirem no decorrer da análise. Para cumprir com os objetivos desta pesquisa, analisamos as embalagens sob a perspectiva da Semiótica Social e a Gramática do Design Visual (GDV) de Kress e Van Leeuwen (2006) e, de forma complementar, para melhor compreensão do enunciado, utilizamos o suporte teórico da Semiótica Francesa, mais especificamente, o método de análise desenvolvido por Greimas (1973, 1979). Os resultados da análise revelam uma imagem contemporânea de criança que, por estar inserida num contexto de constantes estímulos visuais e sensoriais, se tornou mais exigente e demanda mais atividades por parte das bonecas. Apesar de confeccionadas em décadas diferentes, há ainda bastante detalhes em comum entre as embalagens como, por exemplo, a classificação dos brinquedos por gênero que é algo tão presente atualmente quanto era na década de 80. Sendo assim, os resultados revelam indícios de uma nova infância, ao mesmo tempo em que demonstram ideais perpetuados ao longo do tempo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaBarbosaDosSantos_Dissert.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons