Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Renata de Lourdes Costa de-
dc.date.accessioned2021-02-21T20:30:12Z-
dc.date.available19-09-11-
dc.date.available2021-02-21T20:30:12Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19509-
dc.description.abstractBased on transdisciplinary principles, the general objective of this study is to reconfigure the notion of human development and its implications in the emergence of the subject from language and by language since the interlocution between the Sociodiscursive Interactionism (SDI) and Psychoanalysis, through their representatives: Jean Paul Bronckart and Donald Woods Winnicott, respectively. For this purpose, we carried out a bibliographical and exploratory research whose discussion emerged from one of Bronckart’s critical text (BRONCKART, 2006b) on the vigotskian human ontogenetic development scheme. In this sense, we first characterize Bronckart's points of tension (2006a; 2006b; 2006c) between his thought and Vigotsky's work and how those disagreements lead the author himself to propose a new approach to the question of human development in a perspective that he called "rebuilding" (BRONCKART, 2006b). We present Winnicott's theory of primitive emotional development (1975, 1988, 2000, 2011, 2012), and we discuss how winnicottian monistic thinking interrelates and gives meaning to the criticism of Bronckart’s concepts, helping to print a new vision on the issues of development, conditioned, above all, by environmental and interrelational exchanges. Finally, we build a new scheme of human development based on the dialogue between Bronckart and Winnicott, emphasizing, above all, the importance of the language in this process. By accomplishing that proposal, we corroborate the thesis that the Winnicottian psychoanalytic principles, in some way, are compatible with fundamental positions and the theoretical-epistemological discussions developed by the precursor of SDI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2021-01-30T16:48:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenataDeLourdesCostaDeMenezes_Tese.pdf: 1620396 bytes, checksum: 1c2cbedca9fafea72e53de98f07ae06f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-21T20:30:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenataDeLourdesCostaDeMenezes_Tese.pdf: 1620396 bytes, checksum: 1c2cbedca9fafea72e53de98f07ae06f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-21T20:30:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RenataDeLourdesCostaDeMenezes_Tese.pdf: 1620396 bytes, checksum: 1c2cbedca9fafea72e53de98f07ae06f (MD5) Previous issue date: 2018-08-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subjectSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.titleLinguagem, língua e desenvolvimento humano: por um nó teórico-epistemológico entre interacionismo sociodiscursivo e psicanálisept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Regina Celi Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160922992921094pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039629335894777pt_BR
dc.description.resumoAssentado em bases transdisciplinares, o objetivo geral deste estudo é reconfigurar a noção de desenvolvimento humano e suas implicações na emergência do sujeito pela/da linguagem/língua a partir da interlocução entre Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e Psicanálise, por intermédio de seus representantes, Jean Paul Bronckart e Donald Woods Winnicott, respectivamente. Para tanto, impetramos uma pesquisa bibliográfica, exploratória, cuja discussão despontou a partir do texto-crítica bronckartiano (BRONCKART, 2006a) sobre o esquema vigotskiano de desenvolvimento ontogenético humano. Nesse sentido, caracterizamos, inicialmente, os pontos de tensão apresentados em Bronckart (2006a; 2006b; 2006c), entre o pensamento bronckartiano e a obra vigotskiana, e como essas discordâncias levam o próprio autor a propor um novo olhar sobre a questão do desenvolvimento humano, numa perspectiva que denominou de “reconstrutivista” (BRONCKART, 2006a). Apresentamos, a seguir, a teoria do desenvolvimento emocional primitivo de Winnicott (1975; 1988; 2000; 2011; 2012), e problematizamos de que forma o pensamento monista winnicottiano se inter-relaciona e confere significado à crítica bronckartiana, ajudando a imprimir uma nova visão sobre as questões do desenvolvimento, condicionado, sobretudo, pelas trocas ambientais e inter-relacionais. Por fim, tecemos, então, um novo esquema de desenvolvimento humano assentado no diálogo entre Bronckart e Winnicott, enfatizando, sobretudo, a importância do par linguagem-língua nesse processo. Cumprida essa proposta, corroboramos a tese de que os princípios psicanalíticos winnicottianos coadunam-se a posicionamentos capitais e a discussões teórico-epistemológicas travadas pelo precursor do ISD.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RenataDeLourdesCostaDeMenezes_Tese.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons