Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19525
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Peixoto, Priscilla Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-21T22:05:36Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30 | - |
dc.date.available | 2021-02-21T22:05:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19525 | - |
dc.description.abstract | In this paper we will present a methodological proposal for the teaching of Combinatorial Analysis, based on Problem Based Learning (ABProb), in search of a more efficient method for its learning. To this end, we will start with a brief historical background of high school and its standardization in Brazil, presenting some of the expectations of its new proposal and some active methodologies, focusing on its ideals. We will emphasize ABProb, motivated by the recommendations of the National Curriculum Parameters, the Common National Curriculum Base and the current exam model for access to higher education at the national level, National High School Examination, which, in a way, influences the high school teaching and learning process. In addition, in order to prepare the reader for a better understanding of our proposal, we will present a little of the Combinatorial Analysis studied in High School, chosen for being an easily contextualized and problematized content, besides the low performance index presented by the students in relation to it. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2021-02-05T02:51:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaCostaPeixoto_Dissert.pdf: 2340238 bytes, checksum: 25ffb01027746cafcb7740936e3d7974 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-21T22:05:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaCostaPeixoto_Dissert.pdf: 2340238 bytes, checksum: 25ffb01027746cafcb7740936e3d7974 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-21T22:05:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaCostaPeixoto_Dissert.pdf: 2340238 bytes, checksum: 25ffb01027746cafcb7740936e3d7974 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | ABProb | pt_BR |
dc.subject | ABP | pt_BR |
dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Combinatorial analysis | pt_BR |
dc.subject | Problem based learning | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.title | A arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Flank David Morais | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3997742141912443 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1187749006760727 | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentaremos neste trabalho uma proposta metodológica para o ensino da Análise Combinatória, baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), na procura por um método mais eficiente para a sua aprendizagem. Para este fim, iniciaremos com uma breve retrospectiva histórica do Ensino Médio e sua padronização no Brasil, com a apresentação de algumas das expectativas de sua nova proposta e de algumas metodologias ativas, com foco em seus ideais. Daremos ênfase a ABProb, motivados pelas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da Base Nacional Comum Curricular e do atual modelo de exame para acesso ao Ensino Superior de nível nacional, Exame Nacional do Ensino Médio, que, de certo modo, influencia o processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio. Além disso, com o objetivo de preparar o leitor para um melhor entendimento da nossa proposta, apresentaremos um pouco da Análise Combinatória estudada no Ensino Médio, escolhida por ser um conteúdo de fácil contextualização e problematização, além do baixo índice de desempenho apresentado pelos alunos em relação à ela. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PriscillaCostaPeixoto_Dissert.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons