Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeixoto, Priscilla Costa-
dc.date.accessioned2021-02-21T22:05:36Z-
dc.date.available2019-10-30-
dc.date.available2021-02-21T22:05:36Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19525-
dc.description.abstractIn this paper we will present a methodological proposal for the teaching of Combinatorial Analysis, based on Problem Based Learning (ABProb), in search of a more efficient method for its learning. To this end, we will start with a brief historical background of high school and its standardization in Brazil, presenting some of the expectations of its new proposal and some active methodologies, focusing on its ideals. We will emphasize ABProb, motivated by the recommendations of the National Curriculum Parameters, the Common National Curriculum Base and the current exam model for access to higher education at the national level, National High School Examination, which, in a way, influences the high school teaching and learning process. In addition, in order to prepare the reader for a better understanding of our proposal, we will present a little of the Combinatorial Analysis studied in High School, chosen for being an easily contextualized and problematized content, besides the low performance index presented by the students in relation to it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2021-02-05T02:51:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaCostaPeixoto_Dissert.pdf: 2340238 bytes, checksum: 25ffb01027746cafcb7740936e3d7974 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-21T22:05:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaCostaPeixoto_Dissert.pdf: 2340238 bytes, checksum: 25ffb01027746cafcb7740936e3d7974 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-21T22:05:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaCostaPeixoto_Dissert.pdf: 2340238 bytes, checksum: 25ffb01027746cafcb7740936e3d7974 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectABProbpt_BR
dc.subjectABPpt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectCombinatorial analysispt_BR
dc.subjectProblem based learningpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.titleA arte de combinar: uma proposta metodológica para o Ensino Médio baseada na resolução de problemaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Flank David Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3997742141912443pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1187749006760727pt_BR
dc.description.resumoApresentaremos neste trabalho uma proposta metodológica para o ensino da Análise Combinatória, baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABProb), na procura por um método mais eficiente para a sua aprendizagem. Para este fim, iniciaremos com uma breve retrospectiva histórica do Ensino Médio e sua padronização no Brasil, com a apresentação de algumas das expectativas de sua nova proposta e de algumas metodologias ativas, com foco em seus ideais. Daremos ênfase a ABProb, motivados pelas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da Base Nacional Comum Curricular e do atual modelo de exame para acesso ao Ensino Superior de nível nacional, Exame Nacional do Ensino Médio, que, de certo modo, influencia o processo de ensino e aprendizagem do Ensino Médio. Além disso, com o objetivo de preparar o leitor para um melhor entendimento da nossa proposta, apresentaremos um pouco da Análise Combinatória estudada no Ensino Médio, escolhida por ser um conteúdo de fácil contextualização e problematização, além do baixo índice de desempenho apresentado pelos alunos em relação à ela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PriscillaCostaPeixoto_Dissert.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons