Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCiacchi, Matteo-
dc.date.accessioned2021-02-21T23:49:16Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2021-02-21T23:49:16Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19535-
dc.description.abstract“Free improvisation” is one of the names given to a broad musical movement developed and established in the 1960s, in which the concept of improvisation plays a central role in performance practice. Free improvisation is commonly defined as a music in which previously determined structures, conventions or stylistic traits are kept at a minimum, or totally absent ideally. Defined in this way, free improvisation offers a methodological challenge for a scientific approach, which the present work tries to address: how the creative process of a free improviser works? In other words: how can the concept of “free”, “total” or “pure” improvisation serve as stimulus or productive principle for the construction of a performance? We begin by a historiographical inquiry on the use of the term “improvisation” up until the development of this practice, trying to understand what concepts were attached to the word and how they have been translated musically. We then proceed to understand the concept of musical form in a broader way, so that it could be used to understand a music that dismisses the notion of preconceived structure, and assess the usefulness of this concept for a critical analysis of free improvisation. The work concludes with the analysis of a performance we considered canonical of free improvisation, trying to apply the concepts and analytic ideas developed along the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Cardoso (adriana@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-10T20:10:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 004MatteoCiacchi_Dissert.pdf: 939875 bytes, checksum: 7f82f69c5bc14413461e5bd1d41c94ad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-21T23:49:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 004MatteoCiacchi_Dissert.pdf: 939875 bytes, checksum: 7f82f69c5bc14413461e5bd1d41c94ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-21T23:49:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 004MatteoCiacchi_Dissert.pdf: 939875 bytes, checksum: 7f82f69c5bc14413461e5bd1d41c94ad (MD5) Previous issue date: 2019-07-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectImprovisação livrept_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectForma musicalpt_BR
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectFree improvisationpt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectMusical formpt_BR
dc.subjectMusical analysispt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleImprovisação livre e forma: processo criativo entre estímulos e efeitospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Valério Fiel da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177466124567380pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326264565347412pt_BR
dc.description.resumo“Improvisação livre” é um dos nomes dados a um amplo movimento musical desenvolvido e consolidado ao longo da década de 1960 no qual o conceito de improvisação desempenha um papel central na prática performática. A improvisação livre é comumente definida como uma música na qual estruturas, convenções ou traços estilísticos determinados previamente à performance são mantidas no mínimo necessário, e estariam idealmente ausentes. Definida dessa forma, a improvisação livre oferece um desafio metodológico para ser abordada de maneira científica, e o presente trabalho se propõe a buscar caminhos para enfrentar esse desafio: como funciona o processo criativo de um performer que atua nesse tipo de música? Em outras palavras: de que forma o conceito de improvisação “livre”, “total” ou “pura” pode servir de estímulo ou princípio produtivo para a construção de uma performance? Partiremos de uma análise historiográfica do uso do termo “improvisação” até o desenvolvimento dessa prática, buscando entender que conceitos estavam associados a essa palavra e de que forma eles foram traduzidos musicalmente. Em seguida buscaremos um entendimento mais abrangente do conceito de forma musical que possa ser usado numa música que dispensa a noção de estrutura construída previamente, e analisaremos a utilidade desse conceito para uma análise crítica deste tipo de música. O trabalho encerra com a análise de uma performance que consideramos canônica desse tipo de repertório, procurando aplicar os conceitos e ideias analíticas desenvolvidas ao longo da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MatteoCiacchi_Dissert.pdf917,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons