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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Leandro Paiva-
dc.date.accessioned2021-02-21T23:55:36Z-
dc.date.available2021-02-10-
dc.date.available2021-02-21T23:55:36Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19537-
dc.description.abstractVirtual reality is a technology that enables the integrated action between computers and human brain. The feasibility of reproducing real situations in a controlled way and the possibility to simulate and visualize actions impossible to be perceived in the real world, make this type of technology have applications in several areas, such as health, education and entertainment. In the field of neuroscience, virtual reality, combined with brain-computer interfaces, has become an important tool for the study and understanding of brain activity, as well as contributing greatly to the rehabilitation of weakened brain functions. In this sense, the objective of this work was the creation of a system called "NeuroReality", which is composed by a component for the Unity engine and a simple management interface, where researchers or interested people in neuroscience can insert, view and manipulate electroencephalography data in a virtual test environment. For the development of the component, it was used the C# programming language, the Visual Studio 2017 integrated development environment, the Unity game engine and a wrapped version of the VRPN, called UVRPN. Regarding the interface development, it was used the Java programming language, the NetBeans integrated development environment and the Java version of the VRPN library. The obtained product is a system that provides the user all its functionality in a single interface, simple and intuitive, where it is possible to access EEG data and simultaneously perform actions on objects contained in the virtual environment. The system also has the ability to capture and save EEG data over time, in the form of tables, and record the virtual environment to which the component is associated, in the form of video, for possible future analysis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-10T23:50:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeandroPaivaAndrade_Dissert.pdf: 14197721 bytes, checksum: b18c3dff8f22a147e9f6515541a438be (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-21T23:55:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeandroPaivaAndrade_Dissert.pdf: 14197721 bytes, checksum: b18c3dff8f22a147e9f6515541a438be (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-21T23:55:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeandroPaivaAndrade_Dissert.pdf: 14197721 bytes, checksum: b18c3dff8f22a147e9f6515541a438be (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectInterface cérebro-computadorpt_BR
dc.subjectVirtual realityinterfacept_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectBrain-computerpt_BR
dc.titleNeuroReality: um sistema para inserção, análise e gerenciamento de dados de eletroencefalografia em ambientes virtuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Thaís Gaudencio do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166390632199101pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0414806009574448pt_BR
dc.description.resumoA realidade virtual é uma tecnologia que possibilita a ação integrada entre computadores e cérebro humano. A viabilidade de reproduzir situações reais de forma controlada e a possibilidade de simular e visualizar ações impossíveis de serem percebidas no mundo real fazem com que este tipo de tecnologia encontre aplicações em diversas áreas, como na saúde, educação e entretenimento. No campo da neurociência, a realidade virtual, combinada à interfaces cérebro-computador, tem se tornado uma importante ferramenta para o estudo e entendimento da atividade cerebral, além de contribuir grandemente para a reabilitação de funções cerebrais debilitadas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi a criação de um sistema denominado “NeuroReality”, o qual possui um componente para o ambiente Unity e uma interface simples de gerenciamento, onde pesquisadores ou interessados na área de neurociência podem inserir, visualizar e manipular dados de eletroencefalograma em um ambiente virtual de teste. Para o desenvolvimento do componente, utilizou-se a linguagem de programação C#, o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 2017, o motor de jogo Unity e uma versão empacotada da Rede Periférica de Realidade Virtual (do inglês, Virtual Reality Peripheral Network, VRPN), denominada Unity Virtual Peripheral Network (UVRPN). Em relação ao desenvolvimento da interface, utilizou-se a linguagem de programação Java, o ambiente de desenvolvimento NetBeans e a versão em Java da biblioteca VRPN. O produto obtido é um sistema que disponibiliza ao usuário todas as suas funcionalidades em uma só interface, simples e intuitiva, onde é possível acessar os dados de eletroencefalografia e, simultaneamente, realizar ações em objetos contidos no ambiente virtual. O sistema também possui a capacidade de capturar e salvar os dados de EEG em função do tempo, em forma de tabelas, e registrar o ambiente virtual ao qual o componente está associado, em forma de vídeo, para possíveis futuras análises.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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