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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGeronimo, Aderlon dos Santos-
dc.date.accessioned2021-02-22T00:39:58Z-
dc.date.available2019-12-10-
dc.date.available2021-02-22T00:39:58Z-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19543-
dc.description.abstractThe research aims to understand how Paraíba police presenters develop communication strategies to establish a communication contract. That is, how they act in constructing the narratives of the news reported on police television programs. The analysis comes from four newspapers - and their respective presenters - which are broadcast at noon time in the state of Paraíba: Correio Verdade, Cidade em Ação, Fala Cidade and Tambaú da Gente. The study is based on the concepts of communication contract, performance, credibility, ethos, logos and pathos. Our methodological approach is anchored in participant observation, interviews with presenters, and analysis of the seven drama components identified in the basic structure of police programs (dramatic staging; various news; superficialities; violence, pain, suffering, tragedy; language figures; repetition, fragmentation and speed; construction of proximity). We seek to categorize the role play strategies of the presenters in order to understand how the communication contract is born and maintained in these programs. The results indicate that the presenters take the lead in the news whose content loses relevance to a dramatic performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Cardoso (adriana@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-11T17:43:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 005AderlonDosSantosGeronimo_Dissert.pdf: 4641356 bytes, checksum: b9b8dcc5f668cb9e57abd41df4a98115 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-22T00:39:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 005AderlonDosSantosGeronimo_Dissert.pdf: 4641356 bytes, checksum: b9b8dcc5f668cb9e57abd41df4a98115 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-22T00:39:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 005AderlonDosSantosGeronimo_Dissert.pdf: 4641356 bytes, checksum: b9b8dcc5f668cb9e57abd41df4a98115 (MD5) Previous issue date: 2019-11-11en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismo policialpt_BR
dc.subjectApresentadorespt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectContrato de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectLogospt_BR
dc.subjectPathospt_BR
dc.subjectPolice journalismpt_BR
dc.subjectPresenterspt_BR
dc.subjectCommunication contractpt_BR
dc.titleO protagonismo dos apresentadores no contrato de comunicação de programas policiais na Paraíba.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paes, Paula de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6904213635273735pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5995664799511105pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa visa compreender como os apresentadores de programas policiais da Paraíba elaboram estratégias de comunicabilidade para estabelecerem um contrato de comunicação. Ou seja, como eles atuam na construção da narrativas das notícias reportadas no programas policiais na televisão. A análise parte de quatro jornais – e dos seus respectivos apresentadores – que são transmitidos no horário do meio-dia, no estado paraibano: Correio Verdade, Cidade em Ação, Fala Cidade e Tambaú da Gente. O estudo se fundamenta a partir dos conceitos de contrato de comunicação, performance, credibilidade, ethos, logos e pathos. A nossa abordagem metodológica se ancora na observação participante, entrevistas com os apresentadores e análise dos sete componentes de dramatização identificados na estrutura básica dos programas policiais (encenação dramática; diversas notícias; superficialidades; violência, dor, sofrimento, tragédia; figuras de linguagem; repetição, fragmentação e velocidade; construção da proximidade). Buscamos categorizar as estratégias de dramatização dos apresentadores a fim de compreendermos como nasce e se mantém o contrato de comunicação nesses programas. Os resultados indicam que os apresentadores assumem o protagonismo da notícia cujo conteúdo perde relevância para uma performance dramática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentJornalismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

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