Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19564
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Maria Renata da Silva-
dc.date.accessioned2021-02-22T17:36:44Z-
dc.date.available2020-12-05-
dc.date.available2021-02-22T17:36:44Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19564-
dc.description.abstractThe case discusses a managerial dilemma faced by Zeny Doces e Salgados, a family owned food company that has been in the market since 1991. To leverage sales, the marketing department decided to make a promotion that would double the demand for salty snacks, but there was no sufficient productive capacity. With this, a production manager in three alternatives to supply the expected demand: working overtime, hiring and firing employees when necessary or producing constantly in order to build stocks. The case addresses the topic of aggregate planning, a typical problem of Production and Operations Administration, particularly in Production Planning and Control, being useful for undergraduate and graduate courses in Administration, Food Engineering and Production Engineering and in business training in the Production area.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-02-22T17:36:44Z No. of bitstreams: 1 MRSC22022021.pdf: 532043 bytes, checksum: c04dd574c3401987c028d11d60e6edec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-22T17:36:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRSC22022021.pdf: 532043 bytes, checksum: c04dd574c3401987c028d11d60e6edec (MD5) Previous issue date: 2020-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFranchisingpt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleÉ doce franquear? O caso da Zeny Doces e Salgadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de-
dc.description.resumoO caso tem como objetivo relatar um dilema gerencial vivenciado pela Zeny Doces e Salgados, do ramo alimentício, que atua no mercado pessoense desde 1991. Os proprietários da Zeny, Marcos e Zenilda, sempre realizavam inovações nas crises enfrentadas e, ao perceberem o potencial de sucesso que a marca possuía, devido ao aumento da quantidade de vendas e da alta capacidade das lojas em oferecer pronta entrega e atacado, após a construção da fábrica, tomaram a decisão de expandir ainda mais as suas vendas por meio do sistema de franquias. Entretanto, a relação entre a Zeny e seus franqueados não foi tão “doce” assim, passando por várias dificuldades. Com isso, o casal precisa tomar uma decisão o quanto antes, com base em três alternativas: fechar as franquias, retomar e assumir as lojas, ou utilizar outras estratégias para amenizar essas dificuldades. Diante desse dilema gerencial, o caso poderá contribuir para as disciplinas de Administração Geral, Estratégia, Empreendedorismo e Marketing Estratégico no curso de Administração ou em outros cursos que ofereçam essas disciplinas, tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação latu senso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRSC22022021.pdf519,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.