Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19575| Tipo: | TCC |
| Título: | O interesse dos estudantes de administração na área de Tecnologia da Informação |
| Autor(es): | Andrade, Edna Emanuele Lacerda de |
| Primeiro Orientador: | Dias Júnior, José Jorge Lima |
| Resumo: | Este artigo retrata a visão do aluno do curso bacharelado em administração de instituições públicas e privadas da rede de ensino superior na cidade de João Pessoa, buscando entender se as intenções ou realidades profissionais estão relacionadas à área de Tecnologia da Informação (TI), bem como, conhecer a percepção desse aluno sobre as disciplinas da área. Assim, o presente estudo teve por objetivo investigar o nível de interesse e identificação dos alunos de cursos de graduação em Administração das principais instituições de ensino superior na Paraíba para com a Tecnologia da Informação. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e exploratório, realizada por meio de um questionário online. Participaram 161 estudantes com idades entre 17 e 48 anos, 52% do sexo feminino e 48% do sexo masculino. Dentre os principais resultados demonstraram que os alunos de instituições privadas, em geral, buscaram mais cursos extracurriculares em TI, já os alunos de instituições públicas demonstram mais interesse em fazer tais cursos no futuro. Foi possível afirmar que quanto mais jovem o aluno, mais interessado ele será pelas disciplinas e carreiras de TI, por outro lado, os estudantes mais velhos sentem maior dificuldade com o aprendizado na área. Pode-se dizer também que os alunos que fizeram cursos para aprimorar seus conhecimentos em TI não se importam em perder tempo com disciplinas da área e acreditam que o conteúdo aprendido nas aulas será de utilidade na vida profissional. Outra informação relevante é que apesar dos alunos mais velhos sentirem expressamente mais dificuldade durante o aprendizado em TI, todos os alunos tendem a concordar que se sentem mais preparados a resolver problemas práticos com as habilidades aprendidas na área. Por fim, espera-se que este estudo colabore com o entendimento dos educadores e gestores das instituições de ensino para com o perfil do estudante atual em relação a TI, o profissional que vai abastecer o mercado no futuro. |
| Abstract: | ThiV aUWicle aimV WR RbVeUYe Whe VWXdenWV¶ RSiniRn abRXW Whe degUee Rf bachelRU in bXVineVV administration offered in public and private institutions of in the city of João Pessoa. It also intent to understand the professional intentions or realities about the Information Technology (IT) area RffeUed in Whe cRXUVeV WhURXgh Whe VWXdenWV¶ SeUceSWiRnV. ThXV, WhiV study aimed to investigate the level of interest and identification with the area of Information Technology among students of Business Administration courses at the main institutions of higher education at Paraíba. It is a qualitative, descriptive and exploratory research, carried out through an online questionnaire. 161 students aged between 17 and 48 years have participated, whom 52% were female and 48% were 6 male students. The main results showed students from private institutions looking for more extracurricular activities in the IT area, while students from public institutions showed more interest in researching the area in the future. It was observed that younger students were more interested in IT disciplines and careers while older students experienced greater difficulty on learning in the area. The research also showed that students who had extracurricular courses to improve their knowledge in IT area do not think they were wasting their time on disciplines in the area and also believed that the content learned in the classes might be useful in their professional lives. The study showed despite older students have experienced more difficulty while learning IT, all students interviewed tend to agree that they feel prepared to solve practical problems after the skills learned in IT area. Finally, this research expected to collaborate with the understanding of educators and managers of higher education institutions about the current student's profile and their necessity of learning IT once this courses will form the professional of IT who is going to fill the market in the future. |
| Palavras-chave: | Tecnologia da Informação Nativos digitais Administrador |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19575 |
| Data do documento: | 2-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EELA22022021.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
