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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19584Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Valentino, Tiago de Pontes | - |
| dc.date.accessioned | 2021-02-24T15:26:01Z | - |
| dc.date.available | 2021-02-03 | - |
| dc.date.available | 2021-02-24T15:26:01Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19584 | - |
| dc.description.abstract | This conclusion work course is a proposal of a sensitive look at the acts of embracing and being embraced during the Salon Dance classes at Cenário Arte e Cultura school, in the city of João Pessoa - PB. Aiming to intertwine the areas of knowledge of the Salon Dance classes mixed with the degree in Dance experienced at the Federal University of Paraíba with the philosophy of Spinoza (2009), an interdisciplinary perspective is sought. In the first moment, by understanding the paths taken until the perception of the embrace as a primordial element in the Salon Dance classes, the act of embracing while dancing is treated as a sensitive practice that propitiates corporal communication. Later on, understanding what an embrace is, revealing what is understood from the common sense of this act, places the embrace as a relational action. When we come across a hug, we already connect its name, which is an action and, consequently, needs to be noun, verb and complement. Thus, this act is related to the bodily singularities of each person, understanding that, even when hugging each person, it does so in a unique way, whether for anatomical and/or social reasons. Finally, the hug as a transmission of affection that is given by affections is approached from Spinoza from the common sense about what is understood about affections. By demythologizing and presenting the expanded sense of affection, this work approaches the understanding of how bodies transmit affections through the existing hugs in the teaching and learning of the Salon Dance classes. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-02-24T15:26:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TPV19022021.pdf: 647835 bytes, checksum: 25c368b53a59e45fa691ec25a3b04f06 (MD5) | en |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Dança. | pt_BR |
| dc.subject | Dança de salão | pt_BR |
| dc.subject | Dança - Relações afetivas | pt_BR |
| dc.subject | Corpo e dança | pt_BR |
| dc.title | Os abraços e suas relações afetivas nas danças de salão na escola Cenário Arte e Cultura de João Pessoa | pt_BR |
| dc.title.alternative | The hugs and their affective relationships in ballroom dances at the school Cenário Arte e Cultura by João Pessoa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Didonet, Candice | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso é uma proposta de um olhar sensível para os atos de abraçar e ser abraçado durante as aulas das Danças de Salão na escola Cenário Arte e Cultura da cidade de João Pessoa - PB. Pretendendo entrelaçar as áreas de conhecimentos das Danças de Salão mesclados à formação em licenciatura em Dança vivenciada na Universidade Federal da Paraíba com a filosofia de Spinoza (2009), busca-se uma perspectiva interdisciplinar. No primeiro momento, ao entender os caminhos percorridos até a percepção do abraço como um elemento primordial nas Danças de Salão, o ato de abraçar enquanto dança é tratado como uma prática sensível que propicia a comunicação corporal. Posteriormente, entender o que é um abraço revelando o que se entende do senso comum deste ato, coloca o abraço como ação relacional. Ao se deparar com um abraço já conectamos seu nome que se denota de uma ação e que, consequentemente, necessita ser substantivo, verbo e complemento. Assim, este ato está relacionado às singularidades corporais de cada pessoa entendendo que, mesmo realizando o abraçar cada um/a o faz de forma ímpar, seja por questões anatômicas e/ou sociais. Finalmente, o abraço como transmissão de afeto que se dá pelas afecções é abordado a partir de Spinoza a partir do senso comum sobre o que se entende sobre afecções. Ao desmitificar e apresentar o sentido ampliado de afecção este trabalho se aproxima do entendimento de como os corpos transmitem afetos pelos abraços existentes no ensino e aprendizagem das Danças de Salão. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ABRAÇO. In: Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus. Disponivel em: <https://www.dicio.com.br/abraco/>. Acesso em: 20 abril 2020. AFECÇÃO. In: Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus. Disponivel em <https://www.dicio.com.br/afeccao/>. Acesso em: 21 Outubro 2020. AFEIÇÃO. In: Dicio; Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus. Disponivel em: <https://www.dicio.com.br/afeicao/>. Acesso em: 24 Outubro 2020. CHAUI,. Espinosa: poder e liberdade. bibliotecavirtual clacso, 2006. Disponivel em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/filopolmpt/06_chaui.pdf>. Acesso em: 02 novembbro 2020. FIGUEIREEDO, V. A Ética de Espinosa para Pensar o Afeto na Dança. O percevejo online, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 2-14, Agosto/Dezembro 2011. ISSN 2176-7017. Disponivel em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1912/1504>. Acesso em: 20 Fevereiro 2020. FONSECA, ; VECCHI, R. ; GAMA , E.. A influência da dança de salão na percepção corporal. Motriz, Rio Claro, v. 18, p. 200-207, jan./mar 2012. GADELHA, C. P. CORPOGRAFIAS EM DANÇA CONTEMPORÂNEA. Tese (Tese em Sociologia) - UFC. Fortaleza, p. 243. 2010. GAIO, R.; PORTO, E. Educação Física e pedagogia do movimento: possibilidades do corpo em diálogo com as diferenças. In: DE MARCO, A. (Org.). Educação Física: cultura e sociedade. 2. ed. Campinas: Papirus, 2006. 9-24 p. GOMES,. A experiência do tocar e a reversibilidade da carne em Dissertação ( Dissertação em Filosofia) - UFPB. João Pessoa, p. 108. 2016. KRISCHKE, A. M. A. Contato e improvisação: A experiência do conhecer e a presença do outro na dança. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, p. 182. 2012. LOPES, A. C. et al. Formação docente em campo: uma experiência pedagógica e fruitiva da galeria de arte à sala de aula. Revista Educação, Arte e Inclusão, Londrina, v. 13, n. 1, p. 33-58, Janeiro/Abril 2017. ISSN 1984/3178. MAGNAVITA, P. R. Cidade, cultura, corpo e experiência. In: Revista Redobra, Salvador, v. 10, p. 27-32, Outubro 2012. MOREIRA, W. W. Corporeidade e lazer: a perda do sentimento de culpa. Revista brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 11, n. 3, p. 85-90, Jul./Set. 2003. PEREIRA, A. L.; ESTEVES, L. M. A importância de um braço! INFAD Revista de Psicología, v. 1, p. 143-148, 2010. ISSN 0214-9877. PIRES, D. D. Forró e samba: interjeições e referências das danças populares enquanto manifestações. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 4, p. 188-122, Jan. Dez 2005. RECHINELI, A.; PORTO, E. T. R.; MOREIRA, W. W. CORPOS DEFICIENTES, EFICIENTES E DIFERENTES: UMA VISÃO A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 14, n. 2, p. 293-310, MaioAgosto 2008. RICKEN, F. O Bem-viver em cimunidade: a vida boa segundo Platão e Aristóteles. Tradução de Inês Antônia Lohbauer. São Paulo: Loyola, 2008. SANTANA, A. Baruch Spinoza. infoescola, 2020. Disponivel em <https://www.infoescola.com/biografias/baruch-spinoza/>. Acesso em: 25 Outubro 2020. SPINOZA, B. D. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. VASCONCELOS, R. P. T. Poética das Peles: Contato e Improvisação como ação estética e politíca. São João del-Rei: [s.n.], 2019. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Dança | |
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