Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Batista, Maria Karolina Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-24T16:00:12Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19 | - |
dc.date.available | 2021-02-24T16:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19585 | - |
dc.description.abstract | This research was motivated by the interest in discussing the dance performed within the Evangelical Churches, called liturgical dance. The contemporary evangelical church is the result of many years of changes that also involve dance, which, in the current liturgy, stands out as a means of instrumentalization for worship, teaching and evangelism. In general, taking advantage of several established techniques and methods, it presents a more conventional style of mooring, allowing those who practice it, the freedom to demonstrate their form of worship in improvisation. The aim of this work was to discuss the creative processes used in liturgical dance. To this end, some groups active in churches, in the city of João Pessoa and surrounding areas, were chosen to try to understand the creative processes and choreographies, thus seeking to understand how dance practices are characterized in the religious context. This is a qualitative and descriptive research, based on bibliographic reviews and field research, with the aim of describing and exploring dance within this context. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-02-24T16:00:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MKPB19022021.pdf: 1003103 bytes, checksum: 6515d9b695d1b2759215a7cc5d5d9bf2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-24T16:00:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MKPB19022021.pdf: 1003103 bytes, checksum: 6515d9b695d1b2759215a7cc5d5d9bf2 (MD5) Previous issue date: 2020-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança - Igreja Evangélica | pt_BR |
dc.subject | Dança litúrgica - Evangelização | pt_BR |
dc.subject | Dança litúrgica - Criação | pt_BR |
dc.title | Dança na igreja: a liturgia no contexto | pt_BR |
dc.title.alternative | Dance in the church: liturgy in context | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schulze, Guilherme Barbosa | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi motivada pelo interesse em discutir a dança executada dentro das Igrejas Evangélicas, denominada de dança litúrgica. A igreja contemporânea evangélica é resultado de muitos anos de mudanças que envolvem também a dança que, na liturgia atual, se destaca como meio de instrumentalização para adoração, ensino e evangelismo. De uma forma geral, usufruindo de diversas técnicas e métodos estabelecidos, apresenta um estilo livre de amarras mais convencionais, permitindo a quem pratica, a liberdade de demonstrar no improviso a sua forma de adoração. O objetivo deste trabalho foi o de discutir, os processos de criação utilizados na dança litúrgica. Para tanto, foram escolhidos alguns grupos atuantes em igrejas, da cidade de João Pessoa e circunvizinhas, para procurar entender os processos criativos e as coreografias, buscando assim perceber como se caracterizam as práticas em dança no contexto religioso. Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva, partindo de revisões bibliográficas e pesquisa de campo, tendo como intuito descrever e explorar a dança dentro desse contexto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | A BÍBLIA. Bíblia de estudo: desafios de todo homem. São Paulo: Mundo Cristão, 2012. BOUCIER, P. História da dança no ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. COIMBRA, I. Louvai a Deus com danças. Belo Horizonte: Diante do Trono, 2003. DICIO. Dicionário Online de Português. Liturgia. Porto: 7Graus, 2020a. Disponível em: https://www.dicio.com.br/liturgia/. Acesso em: 20 set. 2020. DICIO. Dicionário Online de Português. Coreografia. Porto: 7Graus, 2020b. Disponível em: https://www.dicio.com.br/coreografia/. Acesso em: 20 set. 2020. DICIO. Dicionário Online de Português. Pecado. Porto: 7Graus, 2020c. Disponível em: https://www.dicio.com.br/pecado/. Acesso em: 20 set. 2020. FERNANDES, B. C. F. A presença da dança litúrgica nos cultos cristãos contemporâneos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. FERNANDES, B. C. F. Dança Litúrgica nos cultos cristãos: Uma revisão sistemática. In: CAMINHA, I., SOUTO, G. (org.). Educação física e reviravoltas do corpo. Curitiba: Appris, 2018. MONTENEGRO, N. R. O corpo em Platão: Uma investigação a luz de Fédon e Fedro. Fortaleza: UFC, 2013. MELO, A. M. Dança na igreja cristã protestante: concepções e práticas alternativas como ações políticas no contexto atual. Recife: UFPE, 2017. TORRES, L. P. A dança no culto cristão. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) Universidade Católica do Goiás, Goiânia, 2007. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/981/1/Luciana%20Rodrigues%20Pinheiro%20Torres.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021. RODRIGUES, R.G. O corpo na história e o corpo na igreja hoje. Goiás: UFG, 2013. TAVARES, E. F.; WERNER, J. A. T. Movimentos de Dança e Literatura: Salomé e a Cabeça de João Batista no Relato de "Marcos". Repertório Teatro & Dança, Salvador, n. 15, p. 176-186, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/5223/3773. Acesso em: 16 fev. 2021. TRINDADE, A. L. Coreólogo/Notador: um profissional da memória da dança. Mouseion, Canoas, v.1, n.9, jan. 2011. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/28. Acesso em: 16 fev.2021. VELOSO, G. A. V. A composição e o corpo cênico: um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida. Campinas: Unicamp, 2012. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MKPB19022021.pdf | 979,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons