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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19593| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Análise do papel da autoavaliação institucional no processo de melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba |
| Autor(es): | Souza, Saulo Rodrigo Alves de |
| Primeiro Orientador: | Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira |
| Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo geral analisar o papel da autoavaliação institucional no processo de melhoria da qualidade na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com base nos resultados dos 05 (cinco) últimos Relatórios de Autoavaliação Institucional (RAAI’s) aplicados pela Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal da Paraíba, em relação ao Instrumento de Avaliação Institucional Externa (IAIE) de 2017, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) / Ministério da Educação (MEC). A presente investigação, quanto à abordagem, foi do tipo qualitativa; no que tange à natureza, uma pesquisa aplicada; em relação aos objetivos, foi uma pesquisa exploratória; e utilizou como procedimento a pesquisa bibliográfica e a documental. Além da legislação específica acerca da avaliação da educação superior no Brasil, nosso embasamento teórico pautou-se nos estudos de Dilvo Ilvo Ristoff, José Dias Sobrinho, Robert Verhine, dentre outros. Utilizamos a análise SWOT como ferramenta para auxiliar na identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que impactam positiva ou negativamente na qualidade da educação no âmbito da UFPB. Para esta investigação, adotamos a concepção de qualidade proposta pelo SINAES. Os resultados do estudo demonstraram que embora a UFPB desenvolva anualmente seu processo autoavaliativo e este se apresente no campo teórico como um relevante instrumento de autoconhecimento das fragilidades e potencialidades dessa IFES, a apropriação dos seus resultados para subsidiar a tomada de decisão ainda é incipiente. Além disso, a autoavaliação da maneira que tem sido conduzida ainda não propicia uma visão global dessa IFES. |
| Abstract: | This dissertation aimed to analyze the role of institutional self-assessment in the process of quality improvement at the Federal University of Paraíba (UFPB), based on the results of the last 05 (five) Institutional Self-Assessment Reports (RAAI's) applied by the Evaluation Committee itself. Federal University of Paraíba, in relation to the 2017 Institutional External Assessment Instrument (IAIE), prepared by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) / Ministry of Education (MEC). The present investigation, regarding the approach, was of the qualitative type; as regards nature, applied research; Regarding the objectives, it was an exploratory research; and used as a procedure bibliographic and documentary research. Besides the specific legislation about the evaluation of higher education in Brazil, our theoretical basis was based on the studies of Dilvo Ilvo Ristoff, Jose Dias Sobrinho, Robert Verhine, among others. We use SWOT analysis as a tool to assist in identifying the strengths, weaknesses, opportunities and threats that positively or negatively impact the quality of education within the UFPB. For this investigation, we adopted the conception of quality proposed by SINAES. The results of the study showed that although the UFPB develops annually its self-assessment process and it presents itself in the theoretical field as a relevant instrument of self-knowledge of the weaknesses and potentialities of this IFES, the appropriation of its results to support decision making is still incipient. Moreover, self-assessment in the way it has been conducted does not yet provide an overview of this IFES. |
| Palavras-chave: | Autoavaliação Avaliação Institucional CPA Qualidade SINAES UFPB Self-Assessment Institutional Evaluation Quality |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19593 |
| Data do documento: | 31-Out-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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