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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParente, Paulo Henrique Nobre-
dc.date.accessioned2021-02-28T17:31:20Z-
dc.date.available2021-02-12-
dc.date.available2021-02-28T17:31:20Z-
dc.date.issued2019-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19594-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a influência da conexão política, no gerenciamento de percepções dos stakeholders, em companhias abertas brasileiras consideradas suspeitas de gerenciar resultados (não) contábeis para atingir e/ou superar o consenso dos analistas, reportar lucro próximo a zero ou manter desempenho de lucro de período anterior. Sendo assim, este estudo analisa o relacionamento do gerenciamento de percepções – através da divulgação de resultados pro forma, do gerenciamento de resultados por accruals (GRA) e do gerenciamento de resultados por decisões operacionais (GRR) – e a conexão política – via doações de campanha (CDOA), estrutura de governança (CGOV) e estrutura de propriedade (CPRO). A amostra é composta por 301 empresas brasileiras listadas na Bolsa, Brasil, Balcão (B3), no período entre 2010 e 2017, já que foram excluídas as empresas do setor financeiro e as empresas reguladas, totalizando 2.373 observações. Para a análise do gerenciamento de resultados, através dos resultados pro forma, foram usados os valores reportados de EBTIDA ajustado (EBAJU). Para a análise do gerenciamento de resultados por accruals, utilizou-se o modelo atualizado de Jones Modificado (DECHOW et al., 2012). Por sua vez, estimou-se o gerenciamento de resultados por decisões operacionais conforme o modelo de Roychowdhury (2006), através dos níveis anormais dos custos de produção (GRR_PRO), dos níveis anormais de despesas discricionárias (GRR_DIS) e dos níveis anormais de fluxo de caixa das operações (GRR_FCO). A análise envolveu o agrupamento dos dados em painel desbalanceado, aplicando testes para identificar os modelos de regressões mais adequados na relação entre o gerenciamento de percepções e a conexão política. Das hipóteses estabelecidas, os resultados sugerem que a conexão política gera impacto sobre o gerenciamento de resultados contábeis por accruals (H1a), por decisões operacionais (H1b) e na divulgação de resultados pro forma (H2). Além disso, os achados predizem que a hierarquia e as preferências da escolha de gerenciamento de percepções são distintas nas empresas politicamente conectadas e em relação às demais firmas (H3). Em geral, os resultados indicam, que, para atingir a previsão de lucro dos analistas, as empresas conectadas utilizam o gerenciamento através do EBAJU, do GRA e do GRR. Em contrapartida, há indícios do uso de gerenciamento através do EBAJU para manter o desempenho de lucro do período anterior. Ademais, os achados indicam que os gestores de empresas conectadas utilizam o EBAJU e o GRR, de forma complementar, para reportar lucros próximos a zero, possivelmente em função dos custos relacionados a cada estratégia. Os resultados da análise de sensibilidade indicam, em resumo, que: (i) a conexão política não exerce influência na divulgação agressiva de resultado pro forma; (ii) os (des)incentivos para a divulgação dos resultados pro forma se mostram distintos nas empresas conectadas e as demais; (iii) o efeito da governança do país reduz o efeito da conexão política no gerenciamento de percepções dos stakeholders; e (iv) os resultados da regressão de Heckman sugerem que as análises não apresentam viés de autosseleção.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2021-02-12T03:28:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PauloHenriqueNobreParente_Tese.pdf: 1626602 bytes, checksum: 6bc7c86821e62a9e1fcc3ecf8fbf7fe5 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGerenciamento de percepçõespt_BR
dc.subjectConexão políticapt_BR
dc.subjectIncentivospt_BR
dc.subjectResultados pro formapt_BR
dc.subjectGerenciamento de resultados contábeispt_BR
dc.subjectTrade-offpt_BR
dc.subjectPerceptions managementpt_BR
dc.subjectPolitical connectionpt_BR
dc.subjectIncentivespt_BR
dc.subjectPro forma earningspt_BR
dc.subjectEarnings managementpt_BR
dc.titleConexão política, incentivos e gerenciamento de percepções no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Edilson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9774701633759808pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294327928645279pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a influência da conexão política, no gerenciamento de percepções dos stakeholders, em companhias abertas brasileiras consideradas suspeitas de gerenciar resultados (não) contábeis para atingir e/ou superar o consenso dos analistas, reportar lucro próximo a zero ou manter desempenho de lucro de período anterior. Sendo assim, este estudo analisa o relacionamento do gerenciamento de percepções – através da divulgação de resultados pro forma, do gerenciamento de resultados por accruals (GRA) e do gerenciamento de resultados por decisões operacionais (GRR) – e a conexão política – via doações de campanha (CDOA), estrutura de governança (CGOV) e estrutura de propriedade (CPRO). A amostra é composta por 301 empresas brasileiras listadas na Bolsa, Brasil, Balcão (B3), no período entre 2010 e 2017, já que foram excluídas as empresas do setor financeiro e as empresas reguladas, totalizando 2.373 observações. Para a análise do gerenciamento de resultados, através dos resultados pro forma, foram usados os valores reportados de EBTIDA ajustado (EBAJU). Para a análise do gerenciamento de resultados por accruals, utilizou-se o modelo atualizado de Jones Modificado (DECHOW et al., 2012). Por sua vez, estimou-se o gerenciamento de resultados por decisões operacionais conforme o modelo de Roychowdhury (2006), através dos níveis anormais dos custos de produção (GRR_PRO), dos níveis anormais de despesas discricionárias (GRR_DIS) e dos níveis anormais de fluxo de caixa das operações (GRR_FCO). A análise envolveu o agrupamento dos dados em painel desbalanceado, aplicando testes para identificar os modelos de regressões mais adequados na relação entre o gerenciamento de percepções e a conexão política. Das hipóteses estabelecidas, os resultados sugerem que a conexão política gera impacto sobre o gerenciamento de resultados contábeis por accruals (H1a), por decisões operacionais (H1b) e na divulgação de resultados pro forma (H2). Além disso, os achados predizem que a hierarquia e as preferências da escolha de gerenciamento de percepções são distintas nas empresas politicamente conectadas e em relação às demais firmas (H3). Em geral, os resultados indicam, que, para atingir a previsão de lucro dos analistas, as empresas conectadas utilizam o gerenciamento através do EBAJU, do GRA e do GRR. Em contrapartida, há indícios do uso de gerenciamento através do EBAJU para manter o desempenho de lucro do período anterior. Ademais, os achados indicam que os gestores de empresas conectadas utilizam o EBAJU e o GRR, de forma complementar, para reportar lucros próximos a zero, possivelmente em função dos custos relacionados a cada estratégia. Os resultados da análise de sensibilidade indicam, em resumo, que: (i) a conexão política não exerce influência na divulgação agressiva de resultado pro forma; (ii) os (des)incentivos para a divulgação dos resultados pro forma se mostram distintos nas empresas conectadas e as demais; (iii) o efeito da governança do país reduz o efeito da conexão política no gerenciamento de percepções dos stakeholders; e (iv) os resultados da regressão de Heckman sugerem que as análises não apresentam viés de autosseleção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFinanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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