Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSidrim, Rejane Jorge-
dc.date.accessioned2021-02-28T20:53:35Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2021-02-28T20:53:35Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19607-
dc.description.abstractWhat can literature teach history? More than that, what does literature have to say about the past and, especially, how can it mean it in such a way as to formulate new meanings about the present? These questions were the starting point for this work whose main objective is to understand the relationship between History and Literature built apart from the discursive strategies that make up the narrative of the novel Estação das Ravas (2012), by the Angolan author José Eduardo Agualusa, as a source for historical knowledge. This work proposes a reflection on the literature produced by Agualusa and its contribution to historiography and history teaching, understanding literature as a source of research capable of expressing the characteristics of a people and its culture. We will try to understand the various collaborations that post-colonial literatures, especially the literatures produced by Agualusa, bring to the knowledge of history and the possible possibilities of working with these literatures in basic education. In our country, literary production every day marks a greater presence in schools, school libraries and directed activities, but the use of literatures, in general, that are being worked in classrooms are still used in a Eurocentric way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-12T16:29:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RejaneJorgeSidrim_Dissert.pdf: 1869454 bytes, checksum: 94cbc7714aa575dc757e894197e826f6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-28T20:53:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RejaneJorgeSidrim_Dissert.pdf: 1869454 bytes, checksum: 94cbc7714aa575dc757e894197e826f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-28T20:53:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RejaneJorgeSidrim_Dissert.pdf: 1869454 bytes, checksum: 94cbc7714aa575dc757e894197e826f6 (MD5) Previous issue date: 2018-11-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectLiteratura angolanapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectAngolan literaturept_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.titleO passado presente no romance de Agualusa: história e literatura nos limites da ficçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Joao Batista Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6943428946275470pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112042984701099pt_BR
dc.description.resumoO que a literatura pode ensinar à história? Mais do que isso, o que a literatura tem a dizer sobre o passado e, principalmente, como ela pode significá-lo de maneira a formular novos sentidos sobre o presente? Essas questões foram o ponto de partida para esse trabalho que tem como objetivo principal entender a relação entre História e Literatura construídas a aparte das estratégias discursivas que compõem a narrativa do romance Estação das Chuvas (2012), do autor angolano José Eduardo Agualusa, como uma fonte para o conhecimento histórico. Esse trabalho propõe uma reflexão acerca da literatura produzida por Agualusa e sua contribuição para a historiografia e o ensino de história, entendendo a literatura como uma fonte de pesquisa capaz de expressar as características de um povo e de sua cultura. Buscaremos compreender as diversas colaborações que as literaturas pós-coloniais, em especial as literaturas produzidas por Agualusa, trazem para o conhecimento da história e as possíveis possibilidades de se trabalhar com essas literaturas na educação básica. No nosso país, a produção literária a cada dia marca uma maior presença nas escolas, nas bibliotecas escolares e nas atividades dirigidas, porem a utilização das literaturas, em geral, que estão sendo trabalhadas nas salas de aula ainda são utilizada de forma eurocêntricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RejaneJorgeSidrim_Dissert.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons