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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19609
Tipo: | Dissertação |
Título: | Em busca de uma educação em direitos humanos e da natureza, como base para um desenvolvimento sustentável |
Autor(es): | Melo, Natália de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Ireland, Timothy Denis |
Resumo: | O estudo apresentado aqui articula e questiona dois conceitos que ocupam um espaço fundamental no mundo contemporâneo – Direitos humanos e Desenvolvimento Sustentável. O questionamento vem a partir do conceito indígena de ‘bem viver’ que entende que ao discutir o futuro do planeta, essa discussão não pode ser reduzida à relação entre seres humanos e meio ambiente. No centro da discussão é uma compreensão amplo do conceito de direito à vida que abrange todas as formas de vida – humana, animal e vegetal. Defendemos que o direito a uma vida digna inclui tudo que tem vida. Nesse sentido, em consonância com o bem viver, argumentamos para uma educação em e para os direitos humanos e da natureza como base para um desenvolvimento sustentável. Para tanto, analisamos três documentos recentes concernentes direitos humanos: o Plano Nacional de Direitos Humanos, na sua terceira versão, datada de 2010 (PNDH-3); o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, lançado no ano de 2007 (PNEDH); e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, do ano de 2012. Também foram objeto de análise a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 para Educação. O estudo do conceito de Bem Viver e de desenvolvimento contido nele, partiu de autores latino-americanos e foi relacionado com o conceito de desenvolvimento que embasa os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A pesquisa é essencialmente qualitativa, bibliográfica e documental entendendo os documentos como artefatos produzidos por humanos em determinada conjuntura para comunicar algo. Ao mesmo tempo, se classifica como sendo um estudo exploratório cuja finalidade é clarear conceitos e também criticá-los. Para a análise dos dados lançamos mão da técnica da hermenêutica dialética. Concluímos que o conceito de desenvolvimento que emerge da análise de bem viver possui uma visão holística e harmoniosa dos elementos, que garante um processo de desenvolvimento para toda a coletividade planetária. Ao contrário, na Agenda 2030 o sentimento individualista se faz presente numa perspectiva claramente antropocêntrica. Consequentemente, uma educação em e para os direitos humanos é insuficiente para garantir o futuro da vida planetária: para isso, defendemos uma educação em e para os direitos humanos e da natureza. |
Abstract: | The study presented here articulates two concepts, which occupy a central place in the contemporary world – Human Rights and Sustainable Development. The questioning is based on the indigenous concept of “living well” which understands that when discussing the future of the planet, this discussion cannot be reduced to the relation between human beings and the environment. At the centre of the discussion is a broad understanding of the concept of the right to life, which covers all forms of life – human, animal and vegetable. We defend that the right to a dignified life includes everything that has life. In this sense, and in consonance with ‘living well’, we argue for an education in and for human and natural rights as a basis for sustainable development. To that end, we analyse three recent documents concerning human rights: the National Plan of Human Rights, in its third version, dated 2010 (PNDH-3), the National Plan of Education in Human Rights, launched in 2007 (PNEDH), and the National Guidelines for Education in Human Rights, of 2012. The 2030 Agenda for Sustainable Development and the 2030 Agenda for Education were also the objective of analysis. The study of the concept of ‘living well’ and the concept of development, which it contains, was based on Latin American authors and was related with the concept of development, which underlies the Sustainable Development Goals. The research is essentially qualitative, bibliographic and documental, based on an understanding of documents as artefacts produced by humans in a determined conjuncture in order to communicate something. At the same time, it can be classified as an exploratory study whose objective is to clarify and to criticise concepts. For the data analysis, we utilised the technique of hermeneutic dialectics. We conclude that the concept of development, which emerges from the analysis of ‘living well’, possesses a holistic and harmonious vision of the elements, which guarantees a process of development for the entire planetary collective. On the contrary, in the 2030 Agenda an individualistic sentiment is present in a clearly anthropocentric perspective. Consequently, education in and for human rights is insufficient in order to guarantee the future of planetary life: for this, we defend an education in and for human and natural rights. |
Palavras-chave: | Direitos humanos Desenvolvimento sustentável Bem viver Educação em e para direitos humanos e da natureza Human Rights Sustainable development Living well Education in and for human and natural Rights |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Cidadania e Direitos Humanos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19609 |
Data do documento: | 31-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos |
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