Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19613| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O sujeito professor em artigos de opinião: um olhar dialógico |
| Autor(es): | Ramos, Suzianne Cristine Cordeiro |
| Primeiro Orientador: | Almeida, Maria de Fátima |
| Primeiro Coorientador: | Xavier, Manassés Morais |
| Resumo: | Os discursos produzidos pela mídia e a sociedade, na maioria das vezes, constroem a imagem do professor de forma negativa e desvalorizada. Pensando nisso, esta dissertação é norteada pelo seguinte questionamento: Quais sentidos podem ser convocados em dois artigos de opinião, assinados pelo colunista Claudio de Moura Castro, que tematizam o sujeito professor. Para responder essa questão-problema, a pesquisa elegeu como objetivo geral, analisar como, dialogicamente, Castro põe em discussão o sujeito professor no Brasil. Quanto aos específicos, ressaltamos: a) identificar o lugar de fala do articulista a partir dos enunciados convocados na produção dos dois artigos em análise e b) compreender os efeitos de ironia presentes nos artigos em estudo. Para tanto, nos pautamos a partir dos pressupostos da Análise Dialógica Discursiva (ADD). Trata-se, portanto, de um estudo de natureza qualitativa, que caracteriza-se como descritivo-interpretativista, cuja abordagem teórica metodológica utilizada foi a dialógica, comparando os textos no tempo e nas respostas que uns dão aos outros e apresentando como os enunciados se concretizam, ocupam o lugar na interação social e suscitam respostas, uma vez que os textos não podem ser analisados sem considerar que são enunciados-respostas. O corpus selecionado constitui-se de 2 (dois) artigos de opinião da revista Veja, intitulados “Professor ganha mal?” e “Onde erram os professores?”. Os textos foram publicados, respectivamente, em julho e novembro de 2016 e são de autoria do colunista Claudio de Moura Castro. Ancoramo-nos nas concepções de diálogo, interação verbal, gênero discursivo e enunciado sob a perspectiva da ADD, representada por Bakhtin (2011), Bakhtin/Volochínov (2014), Brait (2012), Fiorin (2016), Volochínov (2013), Volochínov/Bakhtin (2008), dentre outros. Do ponto de vista dos resultados da pesquisa, concluímos que toda narrativa difundida pelos artigos analisados provocam sentidos valorativos que rebaixam a profissão docente. Portanto, vimos que os enunciados do nosso corpus são repletos de tomada de posição, de tonalidades dialógicas e valorativas que refletem e refratam o posicionamento do enunciador em relação aquilo que anuncia. |
| Abstract: | The discourses produced by the media and society, mostly, figure a negative and undervalued image of the teacher. Thinking about it, this dissertation work is guided by the following question: What senses can be convoked in two opinion articles, signed by columnist Claudio de Moura Castro, which thematizes a subject teacher. To answer this problem-question, a research eligible as a general objective, analyzes how, dialogically, Castro puts the discussion teacher subject in Brazil. In relations to the specifics, we emphasize the following: a) identify the place of speech of the articulator from the announcements convoked in the production of the two articles in analysis and b) to understand the effects of irony present in the articles in study. Therefore, we based in the assumptions of Discursive Dialogical Analysis (DDA). It´s about, then, a study of a qualitative nature, which shows as descriptive-interpretative, whose theoretic methodological approach used was dialogic, comparing texts in the time and answers in which some give to others and presenting how the discourses has been concretized, has occupied the place of social interaction and elicit answers, once the texts cannot be analyzed without considering they are discourses-answers. The selected corpus is constituted by two opinion articles from Veja magazine, entitled “Does Professor receive badly?” And “Where teachers get wrong?”. The texts were published, respectively, in July and November of 2016 and are written by columnist Claudio de Moura Castro. We are anchored in the concepts of dialogue, verbal interaction, discursive genre and discourse from the perspective of ADD, represented by Bakhtin (2011), Bakhtin / Volochínov (2014), Brait (2012), Fiorin (2016), Volochínov (2013), Volochínov / Bakhtin (2008), among others. In the point of view of research results, we have concluded that all narrative is disseminated by the analyzed articles, provoking valuative meanings that demote the teaching profession. So, we perceive that those discourses of our corpus are full of taking of position, the tonality dialogical and the dialogical values and that reflect and refract the position of the enunciator in relation what is announced. |
| Palavras-chave: | Relações dialógicas Artigo de opinião Sujeito professor Educação Dialogical relations Opinion article Subject professor Education |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19613 |
| Data do documento: | 10-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SuzianneCristineCordeiroRamos_Dissert.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
