Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19643
Tipo: Dissertação
Título: Cyberbulling em universidade pública: o lado sombrio da comunicação online na cultura organizacional
Autor(es): Nascimento, Charles Salviano da Silva
Primeiro Orientador: Bellini, Carlo Gabriel Porto
Resumo: O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) facilita o trabalho das pessoas nas organizações – privadas ou públicas –, mas cria um ambiente em que excessos podem ocorrer, gerando o cyberbullying em função do trabalho. Em decorrência disto, este trabalho teve por objetivo identificar as ocorrências e as consequências do cyberbullying em virtude do trabalho em uma universidade pública do nordeste brasileiro. Para atender a este fim, foi utilizado o método indutivo, sendo a pesquisa classificada como exploratória e descritiva. Utilizou-se como instrumentos de pesquisa a aplicação de questionário, composto por questões objetivas e discursivas, cujo tratamento de dados foi realizado com o auxílio do software de análise descritiva de dados “R”. O questionário aplicado apresentava 14 ações de cyberbullying, mas sem classificá-las desta maneira, e se limitou aos servidores técnicos administrativos do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Constatou-se que 52% dos servidores já presenciaram ações de cyberbullying; e que 19% dos servidores se percebem como vítimas de cyberbullying, tendo como principais consequências ansiedade, depressão, falta de vontade de trabalhar, tristeza e medo. Entretanto, se concluiu que, independente da percepção, 97,8% dos servidores técnicos administrativos do CCBSA da UEPB foram vítimas de alguma ação de cyberbullying em virtude do trabalho e que duas dessas ações estão inseridas na cultura organizacional da instituição
Abstract: The advancement of Information and Communication Technologies (ICT) make easier the work of people in organizations - private or public - but creates an environment in which excesses might happen, occurring cyberbullying in reason of the workplace. As a result of this, this work aims to identify the occurrences and consequences of cyberbullying due to the work in a public university in the Brazilian Northeast. To reach this purpose, the inductive method was used, and the research was classified as exploratory, descriptive and empirical. It was used as research instruments the application of a questionnaire, composed of objective and discursive questions, whose data treatment was performed with the aid of the descriptive data analysis software “R”. The applied questionnaire presented 14 actions of cyberbullying, but It was not clear for them the subject of the analyses and was limited to the administrative technical servers of the Center of Applied Social and Biological Sciences (CCBSA) of the Paraiba State University (UEPB). It was verified that 52.2% of the the civil servents have already witnessed cyberbullying; and that 19.6% of the civil servents recognize themselves as victims of cyberbullying, having as main consequences anxiety, depression, lack of will to work, sadness and fear. However, it was concluded that, regardless of perception, 97.8% of UEPB's CCBSA administrative technical staff were victims of cyberbullying due to work and that some of these actions are embedded in the organizational culture of the institution
Palavras-chave: Cyberbullying
Tecnologias da informação e comunicação
Cultura organizacional
Cyberbullying
Information and comunication technologies
Organizational culture.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19643
Data do documento: 25-Set-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CharlesSalvianoDaSilvaNascimento_Dissert.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons