Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Niraldo Riann de-
dc.date.accessioned2021-03-01T01:12:16Z-
dc.date.available2019-12-10-
dc.date.available2021-03-01T01:12:16Z-
dc.date.issued2019-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19646-
dc.description.abstractThe present research aims to describe the conceptions and practices, of frevo musicians, about the usage of patterns as a tool for the development of language improvisation in the genre. After a review about the concepts of musical improvisation, as well as the different typologies of improvisation, we list an idiomatic improvisation as the central typology of this research. There was also a review of the discussions in the frevo literature that could provide information on how this practice has been developed in the genre over the years. This investigation corresponds to a multiple case study, in which the sampling was represented by a group of 8 musicians, each with more than 30 years of experience in frevo and with improvisations proven through recordings and live performances. The data were initially collected from semi-structured interviews. However, given the examples of improvisations cited by the musicians participating in the research, we adopted other methodological procedures, such as the transcription and analysis of improvised solos. The results show the existence of both formal and informal practices during the learning process of improvisation of aforementioned musicians, where aurality, the contact with other improvisers and enculturation all stand out as the essential elements of this process. The analysis of improvised solos suggested that frevo patterns are a basic material for the development of improvisations, as they help in thematic construction, in the flow of ideas and, mainly, in the idiomatic interpretation of the solos. in the interim, it was possible to understand the singularities of the improvisations performed by frevo musicians, as well as their conceptions and motivations about the themept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lourdes Teixeira (lourdes@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-22T22:02:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NiraldoRiannDeMelo_Dissert.pdf: 14025918 bytes, checksum: 5fe86ac6ec9925436d17034499fda083 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-01T01:12:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NiraldoRiannDeMelo_Dissert.pdf: 14025918 bytes, checksum: 5fe86ac6ec9925436d17034499fda083 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-01T01:12:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NiraldoRiannDeMelo_Dissert.pdf: 14025918 bytes, checksum: 5fe86ac6ec9925436d17034499fda083 (MD5) Previous issue date: 2019-07-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFrevo de ruapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectImprovisação idiomáticapt_BR
dc.subjectPatternspt_BR
dc.subjectIdiomatic improvisationpt_BR
dc.titleImprovisação idiomática no frevo de rua: um estudo multicaso com músicos atuantes no gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Benck Filho, Ayrton Müzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3221018476819806pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807068531104735pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo descrever as concepções e práticas, dos músicos atuantes no frevo, acerca do uso de patterns como ferramenta para o desenvolvimento da improvisação idiomática no gênero. Após a revisão sobre os conceitos de improvisação musical, bem como das diferentes tipologias de improvisação, elencamos a improvisação idiomática como tipologia central desta pesquisa. Realizou-se também uma revisão acerca das discussões constantes na literatura do frevo que pudessem fornecer informações sobre como essa prática vem sendo desenvolvida no gênero ao longo dos anos. Essa investigação corresponde a um estudo multicaso, do qual a amostragem foi representada por um grupo de 8 músicos, cada um deles com mais de 30 anos de atuação no frevo e com improvisações comprovadas através de gravações e performances ao vivo. Os dados foram coletados inicialmente a partir das entrevistas semiestruturadas. Porém, diante dos exemplos de improvisações citados pelos músicos participantes da pesquisa, adotamos outros procedimentos metodológicos, como a transcrição e análise de solos improvisados. Os resultados evidenciaram a existência de práticas formais e informais durante o processo de aprendizagem da improvisação dos músicos supracitados, onde a auralidade, o contato com outros improvisadores e a enculturação destacaram-se como elementos fundamentais desse percurso. A análise dos solos improvisados sugeriu que os patterns de frevo constituem um material basilar para o desenvolvimento dos improvisos, pois auxiliam na construção temática, no fluxo das ideias e, principalmente, na interpretação idiomática dos solos. Nesse ínterim, foi possível compreendermos as singularidades das improvisações realizadas pelos músicos de frevo, bem como suas concepções e motivações acerca do temapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NiraldoRiannDeMelo_Dissert.pdf13,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons