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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Clara Nogueira de-
dc.date.accessioned2021-03-01T02:13:52Z-
dc.date.available2020-02-13-
dc.date.available2021-03-01T02:13:52Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19657-
dc.description.abstractThis research aims to contextualize, from the point of view of gender discourses, Cristina Carvalho’s place as a Paraíba born woman/contemporary artist. For that purpose, we bring considerations regarding her life trajectory and her insertion in the artistical ladscape of Paraíba. We sought to investigate the usage of textile material and techniques, such as the free embroidery, in her creative processes, as well as to discuss her poetical materiality and the use of the red color in her works. We brought also considerations over the historical “feminine production” of the textiles practices and we deal with the feminist issues inherently attached to the theme, seeking to understand how that has reverberated on the contemporaneity and in this particular artist’s work. The investigation is centered in the reading of three works by Cristina Carvalho: Carta 5575, O Carvalho and Palma 1940, which present as a common thread the philosophical concept of becoming. The metodology has a qualitative character, using bibliographical sources, oral history and image study.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-25T01:54:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClaraNogueiraDeCarvalho_Dissert.pdf: 4763674 bytes, checksum: b2bbc6e24b503859d3c064dba1021982 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-01T02:13:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClaraNogueiraDeCarvalho_Dissert.pdf: 4763674 bytes, checksum: b2bbc6e24b503859d3c064dba1021982 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-01T02:13:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClaraNogueiraDeCarvalho_Dissert.pdf: 4763674 bytes, checksum: b2bbc6e24b503859d3c064dba1021982 (MD5) Previous issue date: 2019-02-22en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCristina Carvalhopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectBordadopt_BR
dc.subjectTêxtilpt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectEmbroiderypt_BR
dc.subjectTextilept_BR
dc.titlePor um fio: a resistência e os devires nos trabalhos de Cristina Carvalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Wilner, Renata-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7703938202970878pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332476317711576pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo contextualizar, sob o ponto de vista dos discursos de gênero, o lugar da paraibana Cristina Carvalho como mulher/artista contemporânea. Para isso, trazemos considerações sobre sua trajetória de vida e sua inserção no cenário das artes visuais da Paraíba. Procuramos investigar a utilização de materiais e técnicas têxteis, como o bordado livre, em seus processos criativos, bem como tratar de sua materialidade poética e do uso da cor vermelha em seus trabalhos. Trazemos também observações sobre o histórico do “fazer feminino” das práticas têxteis e tratamos das questões feministas inerentes ao tema, procurando entender de que forma isso reverberou na contemporaneidade, e nos trabalhos desta artista em particular. A investigação está centrada na leitura de três obras de Cristina Carvalho: Carta 5575, O Carvalho e Palma 1940, que apresenta como fio condutor o conceito filosófico do devir. A metodologia tem caráter qualitativo, utilizando fontes bibliográficas, história oral e estudo das imagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

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