Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cristiano Oliveira dos-
dc.date.accessioned2021-03-01T02:15:52Z-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2021-03-01T02:15:52Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19658-
dc.description.abstractThis dissertation presents a study about the use of History in Mathematics classes in Youth and Adult Education. Its main objective is to emphasize the importance of historical problems for the meaningful learning of this subject. Therefore, the bibliographic research was used as methodology. This research found that Adult Education in Brazil has undergone transformations throughout its history that justifies the need for a different methodology, with emphasis on the contextualization of content. However, to achieve this goal, educators, in addition to knowing the history of mathematics, need specific training to make effective use of this didactic resource. In this sense, this work presents a summary of the main mathematicians, civilizations and scholars who contributed to the development of mathematics, from the Babylonians to Fibonacci. Finally, it provides a list of thirteen activities that can be applied in Youth and Adult Education in order to contribute to the enrichment of mathematics classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-25T02:42:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CristianoOliveiraDosSantos_Dissert.pdf: 1829774 bytes, checksum: bbe3d54129fa888a260275b63175391c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-01T02:15:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CristianoOliveiraDosSantos_Dissert.pdf: 1829774 bytes, checksum: bbe3d54129fa888a260275b63175391c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-01T02:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CristianoOliveiraDosSantos_Dissert.pdf: 1829774 bytes, checksum: bbe3d54129fa888a260275b63175391c (MD5) Previous issue date: 2020-02-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectHistory of mathematicspt_BR
dc.subjectYouth and adults educationpt_BR
dc.titleA história da matemática como recurso didático na educação de jovens e adultos: propostas de atividades para os ciclos III e IVpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eduardo Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3187778981179297pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7032934048402534pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre a utilização da História da Matemática nas aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e tem por objetivo principal ressaltar a importância dos problemas históricos para a aprendizagem significativa desta disciplina. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Tal pesquisa verificou que a Educação de Adultos no Brasil passou por transformações ao longo de sua história que justificam a necessidade de uma metodologia diferenciada, com ênfase na contextualização dos conteúdos. No entanto, para alcançar esse objetivo, os educadores, além de conhecer a História da Matemática, necessitam de uma formação específica para fazer um uso eficaz deste recurso didático. Nesse sentido, esta obra apresenta um resumo dos principais matemáticos, civilizações e estudiosos, que contribuíram para o desenvolvimento da Matemática, desde os babilônios até Fibonacci. Por fim, fornece uma lista de treze atividades que podem ser aplicadas na Educação de Jovens e Adultos com a finalidade de contribuir para o enriquecimento das aulas de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CristianoOliveiraDosSantos_Dissert.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons