Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Cristiano Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T02:15:52Z | - |
dc.date.available | 2020-03-11 | - |
dc.date.available | 2021-03-01T02:15:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19658 | - |
dc.description.abstract | This dissertation presents a study about the use of History in Mathematics classes in Youth and Adult Education. Its main objective is to emphasize the importance of historical problems for the meaningful learning of this subject. Therefore, the bibliographic research was used as methodology. This research found that Adult Education in Brazil has undergone transformations throughout its history that justifies the need for a different methodology, with emphasis on the contextualization of content. However, to achieve this goal, educators, in addition to knowing the history of mathematics, need specific training to make effective use of this didactic resource. In this sense, this work presents a summary of the main mathematicians, civilizations and scholars who contributed to the development of mathematics, from the Babylonians to Fibonacci. Finally, it provides a list of thirteen activities that can be applied in Youth and Adult Education in order to contribute to the enrichment of mathematics classes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Anna Regina Ribeiro (anna@biblioteca.ufpb.br) on 2021-02-25T02:42:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CristianoOliveiraDosSantos_Dissert.pdf: 1829774 bytes, checksum: bbe3d54129fa888a260275b63175391c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-01T02:15:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CristianoOliveiraDosSantos_Dissert.pdf: 1829774 bytes, checksum: bbe3d54129fa888a260275b63175391c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-01T02:15:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CristianoOliveiraDosSantos_Dissert.pdf: 1829774 bytes, checksum: bbe3d54129fa888a260275b63175391c (MD5) Previous issue date: 2020-02-14 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | History of mathematics | pt_BR |
dc.subject | Youth and adults education | pt_BR |
dc.title | A história da matemática como recurso didático na educação de jovens e adultos: propostas de atividades para os ciclos III e IV | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eduardo Gonçalves dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3187778981179297 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7032934048402534 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta um estudo sobre a utilização da História da Matemática nas aulas de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e tem por objetivo principal ressaltar a importância dos problemas históricos para a aprendizagem significativa desta disciplina. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Tal pesquisa verificou que a Educação de Adultos no Brasil passou por transformações ao longo de sua história que justificam a necessidade de uma metodologia diferenciada, com ênfase na contextualização dos conteúdos. No entanto, para alcançar esse objetivo, os educadores, além de conhecer a História da Matemática, necessitam de uma formação específica para fazer um uso eficaz deste recurso didático. Nesse sentido, esta obra apresenta um resumo dos principais matemáticos, civilizações e estudiosos, que contribuíram para o desenvolvimento da Matemática, desde os babilônios até Fibonacci. Por fim, fornece uma lista de treze atividades que podem ser aplicadas na Educação de Jovens e Adultos com a finalidade de contribuir para o enriquecimento das aulas de Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CristianoOliveiraDosSantos_Dissert.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons