Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19727Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Freitas, Denilce Regina Felix de | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-12T14:30:52Z | - |
| dc.date.available | 2021-03-02 | - |
| dc.date.available | 2021-03-12T14:30:52Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19727 | - |
| dc.description.abstract | Oldimar Vieira Leite became a professional dancer in 1979 and began to act in an artistic way in dance, focusing mainly on acting as a dancer and teacher. In 1993 he returned to Paraíba, his home state, developing projects to encourage the visibility of dance and to approach dancers from other states. There he gradually built a memorable history, his legacy in dance. For this reason, this research aimed to recover its trajectory, analyzing and presenting the legacy built, preserved and perpetuated from the students and other masters with whom it related artistically. To this end, a bibliographic research, of a biographical nature, was developed through documentary records and testimonies. His legacy is presented through the memories and influence that his performance left in those who knew him, awakening the passion and respect for dance. Thus, it was concluded that the legacy of Oldimar Vieira Leite, documented throughout this work, is something subjective, but also effective and real. The subjective side is put when his memory and influence gains scope when it is preserved in the memory of those who were his students. , in addition to being objectively continued through those who present classical ballet as their artistic expression and transmit the knowledge received, until today. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-03-12T14:30:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DRFF02032021.pdf: 9851438 bytes, checksum: 07966593082ead6886766857f2cd256b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-12T14:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DRFF02032021.pdf: 9851438 bytes, checksum: 07966593082ead6886766857f2cd256b (MD5) Previous issue date: 2020-12-10 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Dança - Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Oldimar Vieira Leite - História e memórias | pt_BR |
| dc.subject | Balett Clássico - Paraíba | pt_BR |
| dc.subject | Dança - Paraíba | pt_BR |
| dc.title | O legado de Oldimar Vieira Leite para a dança paraibana. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Oldimar Vieira Leite's legacy for Paraíba dance. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Schulze, Guilherme Barbosa | - |
| dc.description.resumo | Oldimar Vieira Leite tornou-se bailarino profissional em 1979 e passou a agir de forma artística na dança, direcionando-se, principalmente, à atuação como bailarino e professor. Em 1993 retornou à Paraíba, seu estado natal, desenvolvendo projetos de incentivo a visibilidade da dança e de aproximação com bailarinos de outros estados. Aí construiu gradativamente uma história memorável, seu legado na dança. Por isso, essa pesquisa teve como objetivo, recuperar sua trajetória, analisando e apresentando o legado construído, preservado e perpetuado a partir dos alunos e outros mestres com os quais se relacionou artisticamente. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, de natureza biográfica, por meio de registros documentais e depoimentos. Seu legado apresenta-se por meio das memórias e influência que sua atuação deixou marcada naqueles que o conheceram, despertando a paixão e o respeito pela dança. Assim, concluiu-se que o legado de Oldimar Vieira Leite, documentado ao longo deste trabalho, é algo subjetivo, mas também efetivo e real O lado subjetivo fica posto quando sua memória e influência ganha abrangência ao ser preservada na memória daqueles que foram seus alunos, além de ser objetivamente continuada por meio daqueles que apresentam o ballet clássico como sua manifestação artística e transmitem os conhecimentos recebidos, até os dias de hoje. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | AMORIM, R. L.; VICENTE, A. V. R. Pensar/Fazer história: a experiência do Projeto Vozes da Dança. Anais do VII Congresso da ABRACE, v. 13, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2279/2377. Acesso em 28 de mai. 2020. ASSUMPÇÃO, A. C. R. O BALÉ CLÁSSICO E A DANÇA CONTEMPORÂNEA NA FORMAÇÃO HUMANA: CAMINHOS PARA A EMANCIPAÇÃO. Pensar a Prática, v. 6, p. 1-20, 15 nov. 2006. BAMBIRRA, W. Dançar e sonhar, a didática do ballet infantil. Belo Horizonte, Del Rey, 1993. BATISTA, C. G.; MARTINS, E. O. A prevalência de dor em bailarinas clássicas. J. Healthy Sci. Inst., v 28, n 1, p 47-49, 2010. CASTRO,C. K. Métodos do balé clássico: história e consolidação. Curitiba, PR: CRV, 2015. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. KERCHE, C. A Dança Clássica: dobras e extensões. Organização: Instituto Festival de dança de Joinville. Joinville: Nova Letra, 2015. LE BRETON, D. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia Científica. 7. ed. – São Paulo: Atlas, 2010. PRODANOV, C.C., FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Universidade feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013. SIQUEIRA, D. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas. Ed. Autores Associados, 2006. SILVA, J. E. C. da. Ballet Classico: significados e vivência de pessoas adultas.Monografia (Graduação). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/17251/1/JECS06122018%20-%20ARTIGO.pdf. Acesso em 23 de mai. 2020. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Dança | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DRFF02032021.pdf | 9,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
