Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Geovan da-
dc.date.accessioned2021-03-18T15:49:29Z-
dc.date.available2019-12-10-
dc.date.available2021-03-18T15:49:29Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19753-
dc.description.abstractThis research is focused on reporting and discussing a teaching proposal for contemporary dance from the author's experience, as a teacher at the State Center of Art (CEARTE) in João Pessoa. To this end, I seek to conceptualize the term "contemporary dance" using several authors so that the reader has an understanding of its expressive possibilities. I also discuss issues related to teaching and improvisational resources, fundamental elements for the understanding of the processes experienced by the students, including the technical set, creativity and expressiveness. In this paper I present some structural aspects of the course, as well as activities in which students come to perceive each class progressively more autonomous in dancept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-03-18T15:49:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GC10122019.pdf: 719209 bytes, checksum: 1b34c92f7f0437aa1fa75ecf117c0ddc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-18T15:49:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GC10122019.pdf: 719209 bytes, checksum: 1b34c92f7f0437aa1fa75ecf117c0ddc (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança - Ensinopt_BR
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.subjectDança - Práticas pedagógicaspt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino da dança contemporânea.pt_BR
dc.title.alternativeA proposal for teaching contemporary dance.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Schulze, Guilherme Barbosa-
dc.creator.Lattes06078037978pt_BR
dc.creator.Lattes06078037978pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está centrada em relatar e discutir uma proposta de ensino para a dança contemporânea a partir da vivência do autor, enquanto professor do Centro Estadual de Arte (CEARTE) em João Pessoa. Para tanto, busco conceituar o termo “dança contemporânea” recorrendo a diversos autores para que o leitor tenha uma compreensão de suas possibilidades expressivas. Discuto ainda, questões relativas ao ensino e recursos improvisatórios, elementos fundamentais para a compreensão dos processos experienciados pelos alunos, onde incluo o conjunto técnica, criatividade e expressividade. Neste trabalho apresento, alguns aspectos estruturais do curso, assim como atividades nas quais estudantes passam a perceber-se a cada aula progressivamente mais autônomos em estado de dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAGUIAR, Daniella de. Sobre treinamentos técnicos de dança como coleções de artefatos cognitivos. 2008. 119 p. Dissertação (mestrado). Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, Salvador, 2008. ASSUMPÇÃO, Andréa Christina Rufino. O balé clássico e a dança contemporânea na formação humana: caminhos para a emancipação. In Pensar a Prática n. 6, 1-19, jun/jul 2002-2003. BEZERRA, Laise Tavares Padilha; PORPINO, Karenine de Oliveira. Entre corpos reais e virtuais: reflexões da dança contemporânea para pensar o corpo na educação física. Pensar a prática, Goiânia, v. 10, n. 2, p.107-122, 13 set. 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/1115. Acesso em: 10 set. 2019. FAZENDA, Maria José. As histórias que as pessoas dançam sobre si próprias: contributo da antropologia para o estudo da dança teatral. In: BARROS, Né; ROMÁN, Juan Carlos; MAIA, Maria Helena (Ed.). Artes performativas: novos dicursos. Porto: Escola Superior Artística do Porto, 2012. p. 67-80. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/. Acesso em: 10 set. 2019. FIAMONCINI, Luciana. Dança na educação: a busca de elementos na arte e na estética. Revista Pensar a prática: Revista da Pós-Graduação em Educação Física, Goiânia, v. 6, p. 59-72, jul./jun. 2002-2003. GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’Água, 2001. GREINER, Cristine. Um Desassossego no Ar. In: GREINER, Cristine; ESPÍRITO SANTO, Cristina; SOBRAL, Sonia. Cartografia: Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007, São Paulo: Editora Itaú Cultural, p. 228 – 233. LEPECKI, André. Planos de Composição. In: GREINER, Cristine; ESPÍRITO SANTO, Cristina; SOBRAL, Sonia. Cartografia: rumos Itaú Cultural Dança 2009-2010. São Paulo: Editora Itaú Cultural, 2010. LOUPPE, Laurence. Poética da Dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012. MARQUES, Isabel A. Linguagem da Dança, arte e ensino. 1ª. ed. São Paulo: Digitexto, 2010. MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. MUNIZ, Maria Izabel de Carvalho e. Um caminho traçado com arte: “Klauss Vianna” uma linha sobre a qual se dança. Florianópolis: UDESC, 2001. SÃO JOSÉ, Ana Maria de. Dança contemporânea: um conceito possível In: V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristovão, 2011. SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer‐dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008. SILVA, Maria Graziela Mazziotti Soares da; SCHWARTZ, Gisele Maria. A expressividade na dança: visão do profissional. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 5, n. 2, p.168-177, dez. 199. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/5n206Soares.pdf. Acesso em: 10 set. 2019. SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006. VIANNA, Klauss. Dança. São Paulo: Siciliano, 1990.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GC10122019.pdf702,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons