Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Jéssica Andrade Carneiro-
dc.date.accessioned2021-03-19T15:23:16Z-
dc.date.available2019-12-10-
dc.date.available2021-03-19T15:23:16Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19763-
dc.description.abstractThis work is of interest in the practice of Authentic Movement, an approach that was created around the 1950s by Mary Starks Whitehouse and later modified with the contributions of Janet Adler. The MA was defined by Soraya Jorge as a Relational Somatic Approach, this relational work is given through the witness and mover roles within the practice along with the other tools that are used. The focus of this work in turn, remains in the mover, is not the intention to establish some hierarchy within the practice, it is impossible to occur, because it necessarily needs both roles to happen. This research was developed from a literature review searching the texts that exist in the Portuguese language, verifying a gap in the field of literary production about the practice further encourages this research. Most of the texts were taken from the Internet through the available search tools, while others that were no longer available on the web were provided through personal media files.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-03-19T15:23:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JACS10122019.pdf: 552154 bytes, checksum: 4472c20931471e54d0ebf7698edbf9ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-19T15:23:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JACS10122019.pdf: 552154 bytes, checksum: 4472c20931471e54d0ebf7698edbf9ab (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança.pt_BR
dc.subjectMovimento autêntico.pt_BR
dc.subjectAbordagem somática relacional.pt_BR
dc.titleMovimento autêntico: questões sobre a prática do movedor.pt_BR
dc.title.alternativeAuthentic movement: questions about the practice of the mover.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Juliana Costa-
dc.description.resumoEste trabalho tem interesse na prática do Movimento Autêntico, abordagem que foi criada por volta da década de 50 por Mary Starks Whitehouse e posteriormente modificado com as contribuições de Janet Adler. O MA foi definido por Soraya Jorge como uma Abordagem Somática Relacional, esse trabalho relacional é dado através dos papeis de testemunha e movedor dentro da prática juntamente com as outras ferramentas que são utilizadas. O foco deste trabalho por sua vez, se mantém no movedor, não é a intenção estabelecer alguma hierarquia dentro da prática, a mesma é impossível ocorrer, pois, ela precisa necessariamente dos dois papeis para acontecer. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica buscando os textos que existem na língua portuguesa, ao verificar uma defasagem no campo de produção literária acerca da prática me incentiva ainda mais a dar continuidade a esta pesquisa. Os textos em sua maioria foram retirados da internet, por meio das ferramentas de busca disponíveis, outros ainda que não estavam mais disponíveis na web foram cedidos através de arquivos de mídias pessoais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesADLER, Janet. Circles of Four Faculty. Galiano Island, BC, Canada, 2014. Disponível em:<https://disciplineofauthenticmovement.com/circles-of-four/circles-of-four-faculty/janetadler/> Acesso: 17/08/2019. AUTENTICIDADE SOMÁTICA. Núcleo Oito Educação Somática. Música: Mystic River7393. Artista: Celestial Aeon Project. Albúm: Content ID. AdRev for Rights Holder; AdRev Publishing, UMPG Publishing, BMI - Broadcast Music Inc. e 4 associações de direitos musicais. Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_lil3fuizcg> Acesso: 21/07/2019 AUTORREGULAÇÃO. Núcleo Oito Educação Somática. Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bmx_y1dlf7m> Acesso: 21/07/2019 AUTHENTIC MOVEMENT INSTITUTE. What is authentic movement? Disponível em: <https://www.authenticmovementinstitute.com/> Acesso: 24/07/2019 A MENTE É MARAVILHOSA. Terapia junguiana: restabelecer o equilíbrio emocional a partir do inconsciente. 2018. Disponivel em:<https://amenteemaravilhosa.com.br/terapiajunguiana/> Acesso: 08/07/2019 BAYONA, Suzana Beiersdorff. Entretecendo bordas em um fazer dançante: contribuições do movimento autêntico para a dança contemporânea = Interwaving borders in dance: authentic movement's contribution to contemporary dance. 2017. 1 recurso online (155 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em:<http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330331>. Acesso: 24/07/2019. BARCELLOS, Gustavo. Jung, junguianos e arte: uma breve apreciação. Pro-Posições. v. 15, n. I (43) 2004. Disponível em: < https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/2225/43-dossiebarcellosg.pdf> Acesso: 24/07/2019. BOLSANELLO, Débora Pereira. Em Pleno Corpo: Educaçao Somática, Movimento e Saúde. Juruá Editora: Curitiba, 2008. CTRLALTDANCA. Histórias de uma Dança: Soraya Jorge. Produção: André Bern. Projeto Dança Carioca na Rede- Corpo e Memória. Programa de Fomento à Cultura Carioca (Secretária Municipal de Cultura/Prefeitura do Rio). Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wbbNMRhWEZg > Acesso: 18/06/2019 FARAH, Marisa Helena Silva. A imaginação ativa Junguiana na Dança de Whitehouse: noções de corpo e movimento. Psicol. USP [online]. vol.27, n.3. São Paulo, 2016. pp.542-552. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusp/v27n3/1678-5177-pusp-27-03-00542.pdf> Acesso: 24/07/2019. FERNANDES, Ciane. Princípios Em Movimento Na Pesquisa Somático-performativa. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo, 2015. Disponível em: < http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/spa/Princi%CC%81pios%20em%20movimento%20na%20pesquisa%20soma%CC%81ticoperformativa%20%28Ciane%20Fernandes%29.pdf> Acesso: 15/09/2019. FERNANDES, Ciane. Criatividade, conexão e integração: uma introdução à obra de Irmgard Bartenieff. In: BOLSANELLO, Débora Pereira. Em Pleno Corpo: Educaçao Somática, Movimento e Saúde. Juruá Editora: Curitiba, 2008.p.34-48 GRAVINA, Heloisa Corrêa. Eu tenho um Corpo, eu sou um Corpo: abordagens somáticas do movimento na graduação em dança. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. vol.5, n.1. Porto Alegre, 2015. p.233-258. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbep/v5n1/2237-2660-rbep-5-01-00233.pdf> Acesso: 15/09/2019. JORGE, Soraya. Movimento Autêntico: uma cartografia do testemunho. Faculdade Angel Vianna- Rio de Janeiro. 2016 JORGE, Soraia. Movimento Autêntico: Um ritual contemporâneo? Disponível em: <https://docs.wixstatic.com/ugd/2ba5db_a6afdefae7824cbebe85e959872779b2.pdf >Acesso em: 16/01/2019. JORGE, Soraia. Me Senti Dançando Algo. Disponível em: <https://documentcloud.adobe.com/link/track uri=urn%3Aaaid%3Ascds%3AUS%3A279ca1aa-e251-40a6-9b49-11e35319b73c> Acesso: 16/01/2019 JORGE, Soraya. MACEDO, Guto. Contato Autêntico: a Arte do Encontro. Disponível em: <https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn%3Aaaid%3Ascds%3AUS%3Aee400430-36af-4f8a-acba-79560344b92a. Acesso: 16/01/2019 JORGE, Soraya. MACARA, Ana. Corpos extremados as menopausáticas. Disponível em:<https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:261a95bc-bf0b-41ddb766-ed3cd32c3021> Acesso: 16/01/2019 LIVING SOMATICS. Thomas Hanna. Disponível em:<http://www.livingsomatics.com/info/thomas-hanna> Acesso: 01/06/2019 MARTINS, Márcia. Método Feldenkrais: a força da individualidade orgânica. In: BOLSANELLO, Débora Pereira. Em Pleno Corpo: Educaçao Somática, Movimento e Saúde. Juruá Editora: Curitiba, 2008. p.106-110 MEEHAN, Emma. Speak: Movimento Autêntico, ‘Texto Encarnado’ e Performance como Pesquisa. Tradução de Cláudia Müller Sachs. Cena, 2016. Disponível em: <file:///C:/Users/dell/Downloads/68964-285503-1PB.pdf> Acesso: 24/07/2019. MOVEMENT IN DEPTH. 2016. Disponível em: <https://movementindepth.com/tag/marystarks-whitehouse/> Acesso 28/06/2019 OSSE, Ricardo. O Desempenho humano. In: BOLSANELLO, Débora Pereira. Em Pleno Corpo: Educação Somática, Movimento e Saúde. Juruá Editora: Curitiba, 2008. p. 86-94 STRAZZACAPPA, Márcia. Nos espaços do entre: refletindo sobre um processo de criação cênico-coreográfico. VI Reunião Científica da ABRACE. Porto Alegre,2011. Disponível em: < http://www.portalabrace.org/vireuniao/pesquisadanca/strazzacappa_nosespacosdoentre.pdf> Acesso: 18/06/2019 SENA, Jéssica. Diário de Bordo. 2019. VICENTE, Ana Valéria Ramos. Errância Passista: frequências somáticas no processo de criação em dança com frevo. Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Artes Cénicas.Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia: Salvador, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/29396/1/Tese%20Ana%20Valeria%20Ramos%20Vicente.pdf> Acesso: 08/07/2019 VIEIRA, Marcilio Souza. Abordagens Somáticas do Corpo na Dança. Rev. Bras. Estud. Presença. v.5, n. 1. Porto Alegre, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237- 26602015000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso: 08/07/2019 WIKIDANÇA.NET. Mary Wigman. Disponível em:<http://www.wikidanca.net/wiki/index.php/Mary_Wigman> Acesso: 14/08/2019 YAKHNI, Mathilda. A vida e seus movimentos. In: BOLSANELLO, Débora Pereira. Em Pleno Corpo: Educaçao Somática, Movimento e Saúde. Juruá Editora: Curitiba, 2008. p.118-122pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JACS10122019.pdf539,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons