Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Veronica Valentim de-
dc.date.accessioned2021-03-19T15:43:39Z-
dc.date.available2019-12-10-
dc.date.available2021-03-19T15:43:39Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19765-
dc.description.abstractThis paper aims to present and discuss an experience of teaching dance through body games in early childhood education. This study focuses on a teaching period with children of 3 and 4 years, in the Alexia Luana dos Santos Cesario daycare center, which is located in Cabedelo - PB. In it I relate this teaching practice with bibliographical references of Creative Dance, Dance Pedagogy and Theatrical Games. My teaching practice was encouraged by the reflections and activities conducted during the Degree in Dance course at the Federal University of Paraíba (UFPB). Especially because of the influences of the discipline called Improvisation in Theater, taught by Heráclito Cardoso and the Kangaroo project. The research methodology is the intersection of the description of the class procedures I taught, with the theories of Maria Fux (1983), Thais Ferreira and Maria Fonseca Flakemberg (2012), Isabel Marques (2007, 2010), Johan Huizinga (2012) , Lucia Helena P. Pereira (2010), Henri Wallon (2007) and Viola Spolin (2001), Lenira Rangel (2003) and Juliana da Costa Ribeiro (2018).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-03-19T15:43:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VVO10122019.pdf: 1067238 bytes, checksum: 53df91939b7b1652891f1b676e98b6b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-19T15:43:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VVO10122019.pdf: 1067238 bytes, checksum: 53df91939b7b1652891f1b676e98b6b5 (MD5) Previous issue date: 2019-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança - Ensinopt_BR
dc.subjectJogos corporais - Educação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia da dançapt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.titleDança na escola: jogos corporais no ensino da dança na educação infantil.pt_BR
dc.title.alternativeDance at school: body games in the teaching of dance in early childhood education.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vicente, Ana Valéria Ramos-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir uma experiência de ensino da dança por meio de jogos corporais na Educação Infantil. Este estudo focaliza um período de docência junto a crianças de 3 e 4 anos, na creche Alexia Luana dos Santos Cesário, que fica localizada no Município de Cabedelo – PB. Nele eu relaciono essa prática docente com referências bibliográficas de Dança Criativa, Pedagogia da Dança e Jogos Teatrais. A minha prática docente foi incentivada pelas reflexões e atividades realizadas durante o curso Licenciatura em Dança, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialmente pelas influências da disciplina denominada de Improvisação em Teatro, ministrada por Heráclito Cardoso e o projeto Canguru. A metodologia da pesquisa é o cruzamento da descrição dos procedimentos de aula que eu ministrei, com as teorias de Maria Fux (1983), Thais Ferreira e Maria Fonseca Flakemberg (2012), Isabel Marques (2007, 2010), Johan Huizinga (2012), Lucia Helena P. Pereira (2010), Henri Wallon (2007) e Viola Spolin (2001), Lenira Rangel (2003) e Juliana da Costa Ribeiro (2018).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, P. N. Dinâmica lúdica: Técnica e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 1974. AMARAL, M. N. C. P. Dewey: jogo e filosofia da experiência democrática. In: KISHIMOTO, M. T. (org). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1998. p. 79-104. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria do Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. v. 1. Brasília: MEC /SEF, 1998. FERREIRA, T.; FALKEMBACH M. F. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação. 2012. HAETINGER, M. G; HAETINGER. D. Jogos, Recreações e Lazer. Unidade I. Curitiba: Editora IESDE Brasil S.A., 2009. HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva. 2012. KISHIMOTO, M. T. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2007. _____________________. O Jogo, a Criança e a Educação. São Paulo: Editora Pioneira, 1994a. _____________________. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Educação, 1998. MARQUES, I. A. Dançando na escola. 4 ed. São Paulo: Cortez. 2007. MARQUES, I. A. Dançando na escola. Motriz, São Paulo, v. 3, n.1, p. 20-28, jun. 1997. MARQUES, I. A. Linguagem da dança: Arte e Ensino. 1 ed. São Paulo: Digitexto, 2010. MENESES, M. S. O lúdico no cotidiano escolar da educação infantil: uma experiência nas turmas de grupo 5 do CEI Juracy Magalhães. 2009. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) –Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, 2009. PEREIRA, Lúcia Helena Pena. O corpo também vai à escola? As atividades bioexpressivas e a educação da criança. DAMIANO, G. A; PEREIRA, l. H. P; OLIVEIRA, W. C. (org.). Corporeidade e educação: tecendo sentidos. SãoPaulo: Cultura acadêmica, 2010. RABELLO E. T.; PASSOS, J. S. Vygotsky e o desenvolvimento humano. 2009. Disponível em: <https://josesilveira.com/>. Acesso: 22 abr. 2019. RANGEL, LENIRA, Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2003 RIBEIRO, Juliana C. Projeto Canguru: do ensino Não-formal para o Ensino Formal. IX Seminário Angel Vianna, Rio de Janeiro, 2018. SPOLIN, V. Improvisação para o Teatro. 4. ed., 2001. WALLON, HENRI. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VVO10122019.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons