Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19799
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Wellington Dino de-
dc.date.accessioned2021-03-22T15:36:39Z-
dc.date.available2020-03-05-
dc.date.available2021-03-22T15:36:39Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19799-
dc.description.abstractThis dissertation sought to develop a material for non-classroom teaching based on some technical fundamentals for the practice of trumpet through video lessons. The foundations, named as the "Three Pillars of the Trumpet", are divided into breathing, embouchure and typing. These fundamentals consist of a set of four studies investigated from the perspective of the students participating in this research, such as studies of long tones, flexibility, scales and intervals. The studies were developed through exercises and concepts treated in two methods: Arban's Complete Conservatory Method for Trumpet (1936), idealized by trumpet player and French professor Joseph Jean Baptiste Laurent Arban (1825-1889); and Technical Studies (1934), developed by American Herbert Lincoln Clarke (1867-1945). This research was carried out taking as a methodological basis action research, since we use: teaching and learning processes; evaluation of methodologies for trumpet learning; methodological procedures; semistructured interviews; questionnaires; and observations. For the production of video lessons, as the main part of this research, we use content analysis, with which we select the exercises of each method for the composition of theoretical and practical examples. After the entire process of pre-production, production and post-production, the video lessons were shared with the students, where we were able to collect data from the perception of each one of them. It was concluded, therefore, that the practice of the fundamentals addressed in this research, through video lessons, by the participating students, resulted in positive consequences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-13T00:08:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WellingtonDinoDeLima_Dissert.pdf: 5119687 bytes, checksum: 77c52ecf109012a1c7aa9ac3ec05d13a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-22T15:36:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WellingtonDinoDeLima_Dissert.pdf: 5119687 bytes, checksum: 77c52ecf109012a1c7aa9ac3ec05d13a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-22T15:36:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WellingtonDinoDeLima_Dissert.pdf: 5119687 bytes, checksum: 77c52ecf109012a1c7aa9ac3ec05d13a (MD5) Previous issue date: 2019-07-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFundamentos básicos do trompetept_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEaDpt_BR
dc.subjectTrumpet basicspt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.titleContribuição para o ensino não presencial de fundamentos técnico-práticos do trompete: videoaulaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Gláucio Xavier da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8766923687501989pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0902947689455242pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação buscou desenvolver um material para o ensino não presencial a partir de alguns fundamentos técnicos para a prática do trompete por meio de videoaulas. Os fundamentos, nomeados como os “três pilares do Trompete”, são divididos em respiração, embocadura e digitação. Esses fundamentos consistem em um conjunto de quatro estudos investigados sob a perspectiva dos alunos participantes desta pesquisa, como estudos de notas longas, flexibilidade, escalas e intervalos. Os estudos foram desenvolvidos por meio de exercícios e conceitos tratados em dois métodos: Arban’s Complete Conservatory Method for Trumpet (1936), idealizado pelo trompetista e professor francês Joseph Jean Baptiste Laurent Arban (1825-1889); e Technical Studies (1934), desenvolvido pelo americano Herbert Lincoln Clarke (1867-1945). Esta pesquisa foi realizada tomando como base metodológica a pesquisa-ação, pois utilizamos: processos de ensino e aprendizagem; avaliação de metodologias para o aprendizado do trompete; procedimentos metodológicos; entrevistas semiestruturadas; questionários; e observações. Para a produção das videoaulas, como parte principal desta pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo, com a qual selecionamos os exercícios de cada método para a composição dos exemplos teóricos e práticos. Após todo o processo de préprodução, produção e pós-produção, foi realizado o compartilhamento das videoaulas com os alunos, onde pudemos coletar dados a partir da percepção de cada um deles. Concluiu-se, assim, que a prática dos fundamentos abordados nesta pesquisa, por meio de videoaulas, pelos alunos participantes, resultaram em consequências positivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WellingtonDinoDeLima_Dissert.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons