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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19801
Tipo: Dissertação
Título: A rede lançada às águas: a simbologia da água em O outro pé da sereia, de Mia Couto
Autor(es): Silva, Geovanna Dayse Bezerra
Primeiro Orientador: Pinheiro, Vanessa Neves Riambau
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tecer uma análise do romance O outro pé da sereia, de Mia Couto. O estudo é desenvolvido a partir da categoria simbologia da água. Para fundamentar nossa análise, utilizamos as contribuições teóricas de Eliade (1991, 1992, 2010, 2011), Frye (2014), Chevalier e Gheerbrant (2016), Bachelard (1994, 1997, 2009), Durand (1993), entre outros. A proposta da análise é apresentar uma tipologia do elemento água, relacionando-a aos dois personagens selecionados: Mwadia Malunga e Nimi Nsundi. Observamos que as formas simbólicas em que o elemento água se manifesta, o rio e o mar, estão intrinsecamente ligadas aos personagens Mwadia e Nsundi, respectivamente. Por meio da análise constatamos que ambos os personagens possuem relação de semelhanças e diferenças. A semelhança se dá pela presença do elemento água na trajetória de Mwadia e Nsundi. A diferença se dá quanto ao comportamento que cada um tem diante dos acontecimentos: Mwadia é a tranquilidade da correnteza do rio, é a constância; o temperamento submisso diante do marido, da mãe e daqueles que a cercam, demonstram sua maleabilidade em seguir o curso do rio de acordo com a correnteza. Nsundi representa as instáveis e bravias águas do mar: de temperamento impetuoso, não hesita em transgredir as ordens dos sacerdotes que estão à frente na viagem. É imprevisível como como as águas do oceano, por vezes manso, suave; outrora avassalador. Mesmo com essas diferenças notórias em seus comportamentos, os dois personagens são semelhantes em sua essência, pois ambos são permeados pelo mesmo elemento norteador em suas vidas: a água.
Abstract: This study aims to analyze Mia Couto’s novel O outro pé da sereia, using the water symbology as its analysis category, based on the theoretical contributions of Eliade (1991, 1992, 2010, 2011), Frye (2014), Chevalier and Gheerbrant (2016), Bachelard (1994, 1997, 2009), and Durant (1993), among others. The analysis proposes to present a typology of the water element, linking it to two selected characters: Mwadia Malunga and Nimi Nsundi. We have observed that the symbolic shapes manifested by the water element, the river and the sea, are intrinsically connected to the characters Mwadia and Nsundi. In the analysis we have noticed that both characters maintain a relationship of similarities and differences. The similarity occurs in the presence of the water element in Mwadia’s and Nsundi’s journeys. The difference is in the behavior adopted by each one in face of events: Mwadia is the river flow’s serenity, its constancy; the submissive attitude before her husband, her mother, and those who surround her, reflects her malleability to follow the river course according to the flow. Nsundi represents the unstable and tameless sea waters; with an impetuous temper, he does not hesitate in transgressing the orders of the clergymen who conduct the voyage. He is as unpredictable as the ocean waters; at times calm, smooth, and overpowering at others. Even with these notorious differences in their behaviors, the characters are alike in their essence, since both are permeated by the same guiding element in their lives: water.
Palavras-chave: Água - simbologia
Literatura africana
O outro pé da sereia
Water- symbology
African literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19801
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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