Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Emily da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-22T16:24:28Z-
dc.date.available2019-12-19-
dc.date.available2021-03-22T16:24:28Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19811-
dc.description.abstractThis work aimed to group devices for pedagogical support to the student, in a model of organization and implementation of actions that assist him in academic activities for his permanence, while evidencing the fragility in the coverage of this area, although inherent to the Program. National Student Assistance Program (PNAES). It has been shown that federal universities still need to overcome significant avenues of assistance that do not focus solely on income or benefit transfer. Through the specific objectives we tried to discuss about the policies of in/exclusion, based on theorists that point out the denaturalizing character of this process; to track the actions offered by the federal universities regarding student permanence, by searching the E-Mec Registry and finding 55 institutions with satisfactory institutional concept by SINAES, which were searched for elements that would indicate forms of pedagogical support to the student; and, it was also intended to point out propositions of a plan for pedagogical support in support of student permanence, after a preliminary analysis of the information available on the websites of the institutions, suggesting as possibilities of coverage the “tutorial education”, “workshops and short courses”, “Knowledge of professional reality” and “study orientation”, as a broad model of student access to distinct and complementary activities. It is believed that the notes can substantiate the university management of the Federal University of Paraíba in forms of services that reach students in their most general needs, supported either by reinforcing the content, teaching learning strategies or supporting intrinsic factors. student.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-14T16:10:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmilyDaSilvaNascimento_Dissert.pdf: 2233960 bytes, checksum: e4a6a4e72dbd496ce942b90b9b3fd98d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-22T16:24:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmilyDaSilvaNascimento_Dissert.pdf: 2233960 bytes, checksum: e4a6a4e72dbd496ce942b90b9b3fd98d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-22T16:24:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmilyDaSilvaNascimento_Dissert.pdf: 2233960 bytes, checksum: e4a6a4e72dbd496ce942b90b9b3fd98d (MD5) Previous issue date: 2019-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.titleA permanência estudantil na Universidade Federal da Paraíba: proposição de um plano para o apoio pedagógicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Lins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382809711342195pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4556673710524443pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como proposta agrupar dispositivos para apoio pedagógico ao estudante, em um modelo de organização e implementação de ações que o assessore nas atividades acadêmicas para a sua permanência, ao tempo em que evidenciou a fragilidade na cobertura dessa área, ainda que inerente ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Foi mostrado que as universidades federais ainda precisam superar vias significativas de assistência que não incidam somente na transferência de renda ou benefício. Através dos objetivos específicos buscou-se problematizar acerca das políticas de in/exclusão, com base em teóricos que apontam o caráter desnaturalizante desse processo; rastrear as ações ofertadas pelas universidades federais no que tange à permanência discente, sendo realizado uma busca no Cadastro E-Mec e encontrando 55 instituições com conceito institucional satisfatório pelo SINAES, pelas as quais buscou-se por elementos que indicassem formas de apoio pedagógico ao estudante; e, pretendeu-se, ainda, apontar proposições de plano para apoio pedagógico em suporte à permanência discente, após realizado análise preliminar sobre as informações disponibilizadas nos sítios eletrônicos das instituições, sugerindo como possibilidades de cobertura a “educação tutorial”, “workshops e minicursos”, “conhecimento da realidade profissional” e “plantão de orientação aos estudos”, como um modelo amplo de acesso pelo estudante, por atividades distintas e complementares. Acredita-se que os apontamentos possam substanciar a gestão universitária da Universidade Federal da Paraíba em formas de serviços que alcancem os estudantes em suas necessidades mais gerais, com suporte quer seja por reforço ao conteúdo, ensino às estratégias de aprendizagem ou apoio aos fatores intrínsecos ao discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmilyDaSilvaNascimento_Dissert.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons