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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, BENIZETE APOLINÁRIO-
dc.date.accessioned2021-03-25T13:01:29Z-
dc.date.available2021-03-25T13:01:29Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19822-
dc.description.abstractThe term evaluate has been associated with taking, assigning grades, taking tests, passing or repeating the year. In the evaluation, education is imagined as simple transmission and memorization of ready-made information and the student is seen as a receptive and patient being. The objective is to carry out a bibliographic review to identify the view of the student's evaluation practice as a pedagogical activity and not as a punishment, and to discuss the main evaluation methods currently practiced in the school context, through the latest studies on the subject. This research proposal is relevant for a greater reflection regarding the school evaluation process. The study was carried out between the months of May, June and July of the current year, with a search for publications referring to the last ten years in Virtual Libraries in education that include a wide database referring to the theme; as well as Google Scholar; Scielo, among other research sources. The electronic search in the database resulted in the initial identification of 17 studies. When carrying out the screening of these works, a total of 10 works are for the study. Learning assessment, when put at the service of improving the teaching-learning process and understanding, can be a significant guiding element in pedagogical work and illuminate teachers' decisions. We conclude that for the assessment of learning to take place in schools, there must be an arduous process of transforming the school system, teacher training and student thinking, which scores better than knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-25T13:01:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BENIZETE APOLINARIA BARBOSA_versão final.pdf: 599075 bytes, checksum: 2ed1f0e0024d1345df7783f4bc34aa21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-25T13:01:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BENIZETE APOLINARIA BARBOSA_versão final.pdf: 599075 bytes, checksum: 2ed1f0e0024d1345df7783f4bc34aa21 (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPuniçãopt_BR
dc.titleA PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DO DISCENTE VISTA COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA E NÃO COMO PUNIÇÃO: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Izaura Maria de Andrade da-
dc.description.resumoO termo avaliar tem sido associado a fazer exame, atribuir notas, fazer prova, passar ou repetir o ano. Na avaliação a educação é imaginada como simples transmissão e memorização Objetiva-se realizar uma revisão bibliográfica para identificar a visão da prática da avaliação do discente como atividade pedagógica e não como punição, e discutir os principais métodos avaliativos praticados atualmente no contexto escolar, mediante os últimos estudos sobre o tema. Esta proposta de pesquisa é relevante para uma maior reflexão no que concerne o processo de avaliação escolar. O estudo foi realizado entre os meses de maio, junho e julho do corrente ano, com uma busca de publicações referentes aos últimos dez anos em Bibliotecas Virtuais em educação que contemplem ampla base de dados referentes ao tema; bem como no Google Acadêmico; Scielo, entre outras fontes de pesquisa. A busca eletrônica na base de dados resultou na identificação inicial de 17 estudos. Ao realizar a triagem desses trabalhos, têm-se para o estudo um total de 10 trabalhos. A avaliação da aprendizagem, quando colocada a serviço da melhoria do processo ensino-aprendizagem e do entendimento, pode ser um significativo elemento direcionador do trabalho pedagógico e iluminar as decisões dos professores. Conclui-se que para a avaliação da aprendizagem ocorrer nas escolas, deve haver um processo árduo de transformação do sistema escolar, da formação de professores e do pensamento do aluno de que nota é melhor que conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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