Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOURENÇO, ELAINE MORAIS-
dc.date.accessioned2021-03-25T13:15:16Z-
dc.date.available2021-03-25T13:15:16Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19827-
dc.description.abstractThe following research aims to analyze the aspects that form the afro-brazilian identity on the poems of Elisa Lucinda and Solano Trindade (1908-1974). Amongst many poems analyzed, it has been chosen, for instance, Mulata exportação and Navio Negreiro, which are considered to be part of the black literature field. The majority part of the texts that will be analyzed can be found on the books O semelhante (1994) and Vozes Guardadas (2016), from Elisa Lucinda, and O poeta do povo (2008), written by Solano Trindade. Through a categoric structure, it will be carried out analyses that contribute to the affirmative resignification of the black identity that was, historically, stigmatized. The categories entitled: orality; musicality; storytelling; clash; exaltation of beauty and desire; ancestry and collective memory will organize the inherent aspects of a diasporic culture, looking forward to the enhancement of the black subjectivity. In the light of the studies of black people’s cause’s researchers and activists, as Frantz Fanon, Lélia Gonzales, Kabengele Munanga, Leda Maria Martins, Elio Ferreira, Sueli Carneiro, Luiz Silva Cuti, and others, some reflective notes will be carried out by a gender bias in regard to racial relations on Brazilian’s society, that, since the slavery period, enhances the black stereotypes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-25T13:15:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ELAINE MORAIS LOURENCO_versão final.pdf: 644235 bytes, checksum: a9e4f00d6b562ff5f008237fb152c94c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-25T13:15:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ELAINE MORAIS LOURENCO_versão final.pdf: 644235 bytes, checksum: a9e4f00d6b562ff5f008237fb152c94c (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectSubjetividade negrapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPoesia negra.pt_BR
dc.titleLITERATURA DIASPÓRICA: IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NAS POESIAS DE SOLANO TRINDADE E ELISA LUCINDApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Amanda Ramalho de Freitas-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar os aspectos que constituem a identidade afro- brasileira nas poesias de Elisa Lucinda e Solano Trindade (1908-1974). Entre tantos poemas analisados, foram escolhidos, por exemplo, Mulata exportação e Navio Negreiro, poemas respectivamente consideráveis no campo da literatura negra. A maior parte que constitui o corpo poético a ser analisado pode ser encontrada nos livros O semelhante (1994) e Vozes Guardadas (2016), da poetisa Elisa Lucinda, e O poeta do povo (2008), do poeta Solano Trindade. Através de uma estrutura categórica, serão realizadas análises que contribuirão com a ressignificação afirmativa da identidade negra que foi historicamente estigmatizada. As categorias intituladas oralidade, musicalidade, contação de histórias, embate, exaltação da beleza e do desejo, ancestralidade e memória coletiva organizarão os aspectos inerentes a uma cultura diaspórica, visando o enaltecimento da subjetividade negra. Sob à luz dos estudos de pesquisadores e ativistas da causa negra como, Frantz Fanon (2008), Lélia Gonzalez (1984), Kabengele Munanga (1990), Leda Maria Martins (1996), Elio Ferreira (2017), Sueli Carneiro (2001), Luiz Silva Cuti (2001), entre outros, serão realizados alguns apontamentos reflexivos através de uma perspectiva de gênero a respeito das relações raciais na sociedade brasileira que desde o período escravagista, sustenta os estereótipos negros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINE MORAIS LOURENCO_versão final.pdf629,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons