Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, JÉSSICA ARAÚJO DOS-
dc.date.accessioned2021-03-26T00:45:00Z-
dc.date.available2021-03-26T00:45:00Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19830-
dc.description.abstractThe literary practice in high school has the purpose of expanding the student's knowledge, not only in relation to the literary text. Therefore, it should enable the development of the reading competence, while expanding knowledge about the world and oneself, in a continuous methodology of construction and deconstruction, from which the process of analysis, reflection and criticism is guided. Thus, the current study aims to promote the emancipation of high school students by mapping their aesthetic experiences with the novel The hour of the star, by Clarice Lispector, in particular, via the character Macabéa, emphasizing the concepts of theme and horizon, break in good continuation and recursive looping, elaborated by Wolfgang Iser in his Theory of Aesthetic Response, and in its unfolding, Literary Anthropology. To carry out such mapping, an expanded sequence is proposed (COSSON, 2011) in association with the guiding questions of the methodological instrument, entitled Metaprocedimental Didactic Script (SANTOS et al, 2018), and supported by the mapping of the aesthetic experience of the author of this work with the referred novel. In other words, with the necessary adaptations, the mapping of my reading experience with A hora da estrela will be used as a bridge for structuring the mapping of the students’ reading with the referred literary text. Therefore, this work opens the way for the deepening of literary teaching and practice based on the concepts of Iserian theory.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-26T00:45:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JESSICA ARAUJO DOS SANTOS_versão final.pdf: 664836 bytes, checksum: 1fdf1cd3522cc4c608cf2bb7e3a19d1e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T00:45:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JESSICA ARAUJO DOS SANTOS_versão final.pdf: 664836 bytes, checksum: 1fdf1cd3522cc4c608cf2bb7e3a19d1e (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAntropologia Literáriapt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
dc.titleSOU DATILÓGRAFA E VIRGEM, E GOSTO DE COCA-COLA”: DA INGENUIDADE À EMANCIPAÇÃO DO LEITOR VIA PERSPECTIVA DE MACABÉA N’A HORA DA ESTRELApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Fabiana Ferreira da-
dc.description.resumoA prática literária no ensino médio tem a finalidade de ampliar o conhecimento do aluno, não apenas em relação ao texto literário. Sendo assim, deve possibilitar o desenvolvimento de sua competência leitora, ao mesmo tempo em que amplia seu conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo, numa metodologia contínua de construção e desconstrução, a partir da qual o processo de análise, reflexão e crítica é guiado. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo promover a emancipação de alunos do ensino médio por meio do mapeamento de suas experiências estéticas com o romance A hora da estrela, de Clarice Lispector, em específico, via perspectiva da personagem Macabéa, enfatizando os conceitos de estrutura de tema e horizonte, quebra da good continuation e looping recursivo, elaborados por Wolfgang Iser em sua Teoria do Efeito Estético, e em seu desdobramento, a Antropologia Literária. Para a realização de tal mapeamento, é proposta uma sequência expandida (COSSON, 2011) associada às perguntas-guia do instrumento metodológico intitulado Roteiro Didático Metaprocedimental (SANTOS et al, 2019), e apoiada no mapeamento da experiência estética da autora deste TCC com o referido romance. Isto é, com as adequações necessárias, o mapeamento de minha experiência de leitura com A hora da estrela servirá como ponte para a estruturação do mapeamento da leitura dos alunos com o referido texto literário. O presente trabalho abre caminhos, desse modo, para o aprofundamento do ensino e prática literária com base nos conceitos da teoria iseriana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA ARAUJO DOS SANTOS_versão final.pdf649,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons