Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19831
Tipo: TCC
Título: A ABORDAGEM DOS FENÔMENOS SEMÂNTICO-LEXICAIS: ESTRATÉGIAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO
Autor(es): VILAR, JOÃO HENRIQUE BORBA
Primeiro Orientador: Souza, José Wellisten Abreu de
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo discutir aspectos relacionados ao papel linguístico-reflexivo desempenhado pelos fenômenos semântico-lexicais da sinonímia e da hiperonímia/hiponímia no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Nesse sentido, tal objetivo se desdobra em: a) analisar se e como são abordados os referidos fenômenos na coleção didática Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso; b) observar o papel textual promovido pelo uso da sinonímia e da hiperonímia/hiponímia na produção do texto; c) apontar mecanismos didáticos para o ensino reflexivo das relações lexicais mencionadas. Como metodologia de pesquisa, a presente monografia enquadra-se no que Prodanov e Freitas (2013) classificam como uma pesquisa aplicada, que, no alcance de seus objetivos, está situada entre o tipo exploratório e o explicativo, no dizer de Severino (2007). Por fim, a abordagem da presente investigação se configura como uma pesquisa qualitativa. Para uma maior compreensão, buscamos apoio teórico nos estudos de Lyons (1963; 1987), Ullmann (1964), Henriques (2011), Ilari e Geraldi (2006), Ferrarezi Júnior (2019), para fundamentar a discussão sobre os fenô menos semânt ico -lexicais na perspectiva do sistema linguístico; já no que diz respeito à abordagem de tais fenômenos pela perspectiva textual-discursiva, ancoramo-nos em Antunes (2005; 2012), Koch (2005), Hoffmmann (2014) e Marcuschi (2004); no que concerne à discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa, valemo-nos de Antunes (2003; 2007), Bunzen (2006), Kleiman (2006), Oliveira (2010) e Souza (2017); por fim, buscamos subsídio nos documentos oficiais, como os PCNEM (2000), OCEM (2006) e a BNCC (2017). Os resultados evidenciam que os fenômenos da sinonímia e da hiperonímia/hiponímia, na maioria das atividades da coleção, são abordados de forma implícita, com possibilidades de aplicação à produção de texto. Em suma, faz-se necessário que o professor tenha uma formação consolidada em semântica a fim de que possa identificar quais atividades podem fazer com que os estudantes tenham acesso à reflexão sobre os usos da língua e, assim, sejam sujeitos cuja competência comunicativa seja desenvolvida de forma eficaz.
Abstract: This present academic work has the main goal to discuss the aspects related to the linguistic-reflexive function performed for the synonymy and hyperonymy/hyponymy semantic-lexical phenomena in the Hight School Portuguese language teaching. In this regard, the goal said before develops in: a) to analyze if and how it the is dealt the phenomena referred in the didact collection ofPortuguês contemporâneo: diálogo, reflexão e uso; (Contemporary Portuguese: dialogue, reflection and use); b) to observe the textual function promoted for the uses of the synonymy and hyperonymy/hyponymy in the textual production; c) to point mechanical didacts for the reflexive reaching of the lexical relationships mentioned. As search methodology, this present undergraduate thesis fits with Prodanov and Freitas (2013) classify as an applicant search, that, in the following of its goals, it is situated between the explorative and explicative types, in the said of Severino (2007). In conclusion, this present investigative approach is classified as qualitative research. For further comprehension, we search theoretical support in the studies of Lyons (1963; 1987), Ullmann (1964), Henriques (2011), Ilari and Geraldi (2006), Ferrarezi Júnior (2019), to substantiate the discussion about the semantic-lexical phenomena in the perspective of the Linguistic Sistema; moreover, the approach of the textual-discursive perspective of theses phenomena, we based in Antunes (2005; 2012), Koch (2005), Hoffmmann (2014) and Marcuschi (2004); about the discussion of the Portuguese language teaching, we use Antunes (2003; 2007), Bunzen (2006), Kleiman (2006), Oliveira (2010) and Souza (2017); finally, we research subsides in official documents, for example, the PCNEM (2000), OCEM (2006) and the BNCC (2017). The results emphasize that synonymy and hyperonymy/hyponymy phenomena, in the majority of the activities of the collection, are approached in an implied way with possible applications in the textual production. To sum up, the teacher must have a consolidated formation in semantics, for he/she can identify which activities could make the students have access to the reflection about the uses of the language and, for that reason, they became people whose communicative competence develops in an effective way.
Palavras-chave: Fenômenos Semântico-Lexicais
Ensino
Livro Didático
Produção Textual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19831
Data do documento: 1-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAO HENRIQUE BORBA VILAR_versão final.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons