Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGALDINO, POLLIANA DA PENHA SILVA-
dc.date.accessioned2021-03-26T01:09:55Z-
dc.date.available2021-03-26T01:09:55Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19838-
dc.description.abstractThis work aims to further analyze the process of the formation of the black identity presented in the book for afro-Brazilian literature A cor da ternura (1998), from the afro-brazilian writer Geni Guimarães. We intend to understand the importance of representativeness on the literatures, mainly, for black children and for the least-favored classes. In this context, we believe that the literary teaching should come from, in a first moment, from texts that reflect realities close to the ones lived by the students. From this, it is objected to understand how the teaching of literature, by a black representativeness bias, contributes to the integral formation of the students. As theoretical support of our research, we will utilize the following authors: National Curricular Guidelines to the ethnic-racial Education and Afro-Brazilian and African History and Culture Education, bell hooks (2013), Neuza Santos Souza (2019), Mirian Cristina dos Santos (2018), Fernanda Miranda (2019) and others. In this way, methodologically, the work, based in a bibliographical research, is qualitative, and it’ll be analyzed texts of literary criticism, texts from theoreticians that contribute to the teaching of literature, besides the studies that aim to understand the process of affirmation of black identity. We believe that the results found during the research will reassure our perspective that the teaching of literature contributes directly to the formation of critical sense, citizen, humanization, as well as the ethnic-racial acceptance of black children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-26T01:09:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) POLLIANA DA PENHA SILVA GALDINO_versão final.pdf: 499023 bytes, checksum: 6f0a6badb3a8f9269d7f74f79b79cb3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T01:09:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) POLLIANA DA PENHA SILVA GALDINO_versão final.pdf: 499023 bytes, checksum: 6f0a6badb3a8f9269d7f74f79b79cb3f (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.titleDA MENINA À MULHER: O PROCESSO DE AFIRMAÇÃO RACIAL NA OBRA A COR DA TERNURA, DE GENI GUIMARÃESpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Franciane Conceição da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação da identidade negra apresentada no livro de Literatura Afro-brasileira A cor da ternura (1998), da escritora afro- brasileira Geni Guimarães. Pretendemos compreender a importância da representatividade nas literaturas, principalmente, para crianças negras e das classes menos favorecidas. Nesse contexto, acreditamos que o ensino de literatura deve partir, em um primeiro momento, de obras que encenam realidades próximas daquelas vivenciadas pelos estudantes. A partir disso, buscamos compreender como o ensino de literatura, na perspectiva da representatividade negra, contribui para a formação integral dos discentes. Como aporte teórico da nossa pesquisa, iremos nos embasar nos (as) seguintes autores(as): Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), bell hooks (2013), Neuza Santos Souza (2019), Mirian Cristina dos Santos (2018), Fernanda Miranda (2019), dentre outros (as). Desse modo, metodologicamente, o trabalho se pauta em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, no qual analisaremos obras da crítica literária, obras de teóricos (as) que contribuem para o ensino de literatura, além de estudos que buscam compreender o processo de afirmação da identidade negra. Cremos que os resultados obtidos durante a pesquisa confirmarão a nossa perspectiva de que o ensino de literatura contribui diretamente para a formação do senso crítico, cidadão, humanizador, bem como para a aceitação da identidade étnico-racial de crianças negras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLLIANA DA PENHA SILVA GALDINO_versão final.pdf487,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons