Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, RENATA ATAÍDE DO-
dc.date.accessioned2021-03-26T01:15:00Z-
dc.date.available2021-03-26T01:15:00Z-
dc.date.issued2021-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19840-
dc.description.abstractThe present work has the purpose of investigating a gap or non-existent in the grammatical knowledge of the Portuguese-speaking student through the indefinite article and the cardinal number "one", as a mechanism of analysis. Taking into account the difficulties presented in the undergraduate course in Portuguese, notable in the discipline of syntax, in search of researching the issue of lag in the grammatical knowledge of students of letters. Thus, as such, it was necessary to collect data in order to confirm the estimate in question. To arrive at the result, a questionnaire was applied as a field research with some students of Portuguese letters from the Federal University of Paraíba. Subsequently, we verified that a possible gap was certified as a statement that there is still a deficiency in the grammatical knowledge of undergraduate students in Portuguese, as the results with inadequate responses had a higher percentage than the appropriate responses. Therefore, even so, it does not necessarily prove the gap put in question in this work, as the research can be approached in the future, involving other methods, given that, we could affirm a possible gap. As the main basis for the work and knowledge about the indefinite article and the cardinal number “UM”, five fundamental grammars were used as a research instrument, whose authors are: TERRA (2011), CUNHA; CINTRA (2001), CHERRY; MAGALHÃES (2016), FARACO; MOURA (1997), CIPRO NETO; INFANTE (2008). Anyway, tacitly, as a scenario for this discussion, is the concern of trained students who reach the job market without mastering basic knowledge of morphosyntactics, still considered essential for Brazilian basic education institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-03-26T01:15:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RENATA DE OLIVEIRA ATAIDE_versão final.pdf: 4420445 bytes, checksum: fea0e0b322dacce0b95500a3e83b0219 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T01:15:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RENATA DE OLIVEIRA ATAIDE_versão final.pdf: 4420445 bytes, checksum: fea0e0b322dacce0b95500a3e83b0219 (MD5) Previous issue date: 2021-03-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtigo indefinidopt_BR
dc.subjectNumeral cardinalpt_BR
dc.subjectConhecimento gramaticalpt_BR
dc.subjectEstudos sobre línguapt_BR
dc.title"UM ARTIGO OU NUMERAL: REFLEXÕES MORFOSSINTÁTICAS"pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Denilson Pereira de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem a finalidade de investigar uma defasagem ou não existente no conhecimento gramatical do aluno de língua portuguesa por meio do artigo indefinido e do numeral cardinal “um”, como mecanismo de análise. Levando em consideração as dificuldades apresentadas no curso de licenciatura em língua portuguesa notável na disciplina de sintaxe, em busca de pesquisar a questão da defasagem no conhecimento gramatical dos alunos de letras. Assim, como tal, foi necessário fazer a coleta de dados para que se pudesse confirmar a estimativa em questão. Para chegar-se ao resultado foi aplicado um questionário como pesquisa de campo com alguns alunos de letras-português da Universidade Federal da Paraíba. Posteriormente, verificamos que foi certificado uma possível defasagem como afirmação de que ainda existe uma deficiência no conhecimento gramatical dos alunos de licenciatura em língua portuguesa, pois os resultados com respostas inadequadas tiveram uma porcentagem maior do que as respostas adequadas. Portanto, ainda assim, não comprova necessariamente a defasagem colocada em questão neste trabalho, pois a pesquisa pode ser abordada futuramente, envolvendo outros métodos, visto isso, poderíamos afirmar uma possível defasagem. Como base principal para o trabalho e conhecimentos sobre o artigo indefinido e o numeral cardinal “UM” utilizaram-se cinco gramáticas fundamentais como instrumento de pesquisa, cujos autores são: TERRA (2011), CUNHA; CINTRA (2001), CEREJA; MAGALHÃES (2016), FARACO; MOURA (1997), CIPRO NETO; INFANTE (2008). Enfim, tácita, como cenário desta discussão, está a preocupação de estudantes formados que chegam ao mercado de trabalho sem o domínio de conhecimentos básicos de morfossintáticos, ainda tidos como essenciais para as instituições de educação básica brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA DE OLIVEIRA ATAIDE_versão final.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons