Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Helton Luis Paulino da-
dc.date.accessioned2021-03-26T19:36:17Z-
dc.date.available2020-03-05-
dc.date.available2021-03-26T19:36:17Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19868-
dc.description.abstractFrom a new perception of the artist that will form before the whirl of changes that occurred after the Industrial Revolution, especially in scientific sectors (technicians and technologists) and social ones, the experimentation sense grows giddily toward abstraction in art, potentiating with the advent of moving pictures. Therefore, this study seeks to chronologically categorize certain focus of passing of arts, with emphasis on propositions so-called American underground cinema, that point to levels of connections and asymmetries specifically between the Experimental Film and the Video Art, systematically in the fields of film development and contemporary art, under the light of the “between-the-images” theory from the french theorist Raymond Bellour.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-16T23:23:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf: 3308086 bytes, checksum: a999f6747e52dca185f6ea9fdc1b270f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-26T19:36:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf: 3308086 bytes, checksum: a999f6747e52dca185f6ea9fdc1b270f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T19:36:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf: 3308086 bytes, checksum: a999f6747e52dca185f6ea9fdc1b270f (MD5) Previous issue date: 2016-03-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema experimentalpt_BR
dc.subjectVídeo-artept_BR
dc.subjectEntre-imagenspt_BR
dc.subjectExperimental filmpt_BR
dc.subjectVideo artpt_BR
dc.subjectBetween-the-imagespt_BR
dc.titleNas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, João de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464714009394722pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0680441678213437pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma nova percepção do artista que se formara perante o turbilhão de mudanças ocorridas pós Revolução Industrial, principalmente nos setores científicos (técnicos e tecnológicos) e sociais, o senso de experimentação cresce vertiginosamente rumo à abstração na arte, potencializado com o advento das imagens em movimento. Portanto, o presente estudo busca categorizar cronologicamente determinados focos de passagens das artes, com ênfase em proposições do chamado cinema underground americano, apontando para graus de conexões e de assimetrias especificamente entre o Cinema Experimental e a Vídeo-arte, sistematicamente nos campos do desenvolvimento cinematográfico e da arte contemporânea, à luz da teoria “entre-imagens”, do teórico francês Raymond Bellour.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons