Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19868Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Helton Luis Paulino da | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-26T19:36:17Z | - |
| dc.date.available | 2020-03-05 | - |
| dc.date.available | 2021-03-26T19:36:17Z | - |
| dc.date.issued | 2016-03-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19868 | - |
| dc.description.abstract | From a new perception of the artist that will form before the whirl of changes that occurred after the Industrial Revolution, especially in scientific sectors (technicians and technologists) and social ones, the experimentation sense grows giddily toward abstraction in art, potentiating with the advent of moving pictures. Therefore, this study seeks to chronologically categorize certain focus of passing of arts, with emphasis on propositions so-called American underground cinema, that point to levels of connections and asymmetries specifically between the Experimental Film and the Video Art, systematically in the fields of film development and contemporary art, under the light of the “between-the-images” theory from the french theorist Raymond Bellour. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-16T23:23:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf: 3308086 bytes, checksum: a999f6747e52dca185f6ea9fdc1b270f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-26T19:36:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf: 3308086 bytes, checksum: a999f6747e52dca185f6ea9fdc1b270f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-26T19:36:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf: 3308086 bytes, checksum: a999f6747e52dca185f6ea9fdc1b270f (MD5) Previous issue date: 2016-03-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Cinema experimental | pt_BR |
| dc.subject | Vídeo-arte | pt_BR |
| dc.subject | Entre-imagens | pt_BR |
| dc.subject | Experimental film | pt_BR |
| dc.subject | Video art | pt_BR |
| dc.subject | Between-the-images | pt_BR |
| dc.title | Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gomes, João de Lima | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2464714009394722 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0680441678213437 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A partir de uma nova percepção do artista que se formara perante o turbilhão de mudanças ocorridas pós Revolução Industrial, principalmente nos setores científicos (técnicos e tecnológicos) e sociais, o senso de experimentação cresce vertiginosamente rumo à abstração na arte, potencializado com o advento das imagens em movimento. Portanto, o presente estudo busca categorizar cronologicamente determinados focos de passagens das artes, com ênfase em proposições do chamado cinema underground americano, apontando para graus de conexões e de assimetrias especificamente entre o Cinema Experimental e a Vídeo-arte, sistematicamente nos campos do desenvolvimento cinematográfico e da arte contemporânea, à luz da teoria “entre-imagens”, do teórico francês Raymond Bellour. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
