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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19869
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Marcelle Batista-
dc.date.accessioned2021-03-26T19:37:45Z-
dc.date.available2020-03-06-
dc.date.available2021-03-26T19:37:45Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19869-
dc.description.abstractThe electric motors of the trains and wagons of a Metroferroviário System are fed by the electric energy, necessitating a high energy demand. In addition, this rail transport system has grown every day and with this, currently seek solutions to optimize the consumption of electricity. This work aims to present an analysis of the manual conduction of the TUEs (Electric Unit Trains) of the CBTU (Brazilian Company of Urban Trains) - Recife, as well as to demonstrate an analysis on the use of electric energy provided by the engines in the processes of acceleration and braking . To this end, a general model will be proposed that includes the analysis of speed profiles, where we also call the Speed Profile Optimization Model. This model includes empirical simulations with real data collected through sensors at METROREC stations and demonstration of the development of a Genetic Algorithm of Artificial Intelligence appropriate for the context. Thus, after presentation of this model, it will be validated with the help of software where the proposed model was implemented using the Java programming language. By simulating the real data, it is intended to demonstrate that controlling the speed profiles of trains, considering some limits, restrictions and parameters, will reduce the energy consumption in the metro-rail network, which will favor a more sustainable transport and a reduction of expenditure. The model can be adapted to other metro rail networks, but can also serve as a prototype for academia and industry.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-17T00:04:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcelleBatistaMartins_Tese.pdf: 5390039 bytes, checksum: 7e5bd0a3ae613dd5e379104623220627 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-03-26T19:37:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcelleBatistaMartins_Tese.pdf: 5390039 bytes, checksum: 7e5bd0a3ae613dd5e379104623220627 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T19:37:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcelleBatistaMartins_Tese.pdf: 5390039 bytes, checksum: 7e5bd0a3ae613dd5e379104623220627 (MD5) Previous issue date: 2018-08-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema metroferroviáriopt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectModelagem computacionalpt_BR
dc.subjectAlgoritmo genéticopt_BR
dc.subjectMetroferroviário systempt_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectComputational modelingpt_BR
dc.subjectGenetic algorithmpt_BR
dc.titleUm modelo computacional para a otimização da eficiência energética de um sistema metroferroviário utilizando algoritmos genéticospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Lima Filho, Abel Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801399035139894pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1582400575306167pt_BR
dc.description.resumoOs motores elétricos dos trens e vagões de um Sistema Metroferroviário são alimentados pela energia elétrica, necessitando de uma demanda elevada de energia. Além disso, este sistema de transporte sobre trilhos tem crescido cada dia mais e, com isto, atualmente buscam-se soluções para otimizar o consumo da energia elétrica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise da condução manual dos TUEs (Trens Unidade Elétricos) da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) - Recife, bem como demonstrar uma análise sobre a utilização da energia elétrica disponibilizada pelos motores nos processos de aceleração e frenagem. Para este fim será proposto um modelo geral que engloba a análise dos perfis de velocidade, que chamamos aqui também de Modelo para a Otimização de Speed Profile. Este modelo inclui simulações empíricas com os dados reais colhidos através de sensores nas estações do METROREC e demonstração do desenvolvimento de um Algoritmo Genético da Inteligência Artificial apropriado para o contexto. Assim, após apresentação deste modelo, o mesmo será validado com o auxílio de um software onde o modelo proposto foi implementado, utilizando a linguagem de programação Java. Através das simulações com os dados reais, pretende-se demonstrar que controlando os perfis de velocidade dos trens, considerando alguns limites, restrições e parâmetros, ocorrerá a redução do consumo de energia na malha metroferroviária, o que irá favorecer um transporte mais sustentável e uma redução monetária dos gastos. O modelo pode ser adaptado para outras malhas metroferroviárias, como também pode servir de protótipo para a academia e indústria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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