Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19890
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Admário Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T19:20:53Z | - |
dc.date.available | 2021-03-25 | - |
dc.date.available | 2021-03-29T19:20:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19890 | - |
dc.description.abstract | This research had as objective understand the function of the Pernambuco Bands project in the musical formation of students from the point of view of participating teachers. To this end, we analyzed the PE Bands project in the teaching-learning process, its socio-cultural scope having music as a factor of social inclusion. The study used, as a source, academic sites, annals, journals and others necessary for the construction of the work. We did the analysis, using the bibliographic research with qualitative approach, the cultural and oral history to account for the lines (interviews). For this, the method of literature review was carried out, starting with the analysis of the importance of the project Bands of PE for musicians from Pernambuco. Then, the importance of music as inclusion was emphasized, entering into the narration of those who make the project, the teachers. The result of the research was the relevance that music has in the inclusion of project participants, as well as those who teach and participate in the history of the project. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-03-29T19:20:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVS25032021.pdf: 1612622 bytes, checksum: 6e5d661c02bb74e8e86588d1157b6e1a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-29T19:20:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVS25032021.pdf: 1612622 bytes, checksum: 6e5d661c02bb74e8e86588d1157b6e1a (MD5) Previous issue date: 2020-10-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Bandas Musicais - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Música - Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Projeto bandas de PE (Pernambuco): sua importância sociocultural na perspectiva dos professores ministrantes | pt_BR |
dc.title.alternative | PE Bands project (Pernambuco): its socio-cultural importance from the perspective of teaching teachers | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Glaucio Xavier da | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo compreender a função do projeto Bandas de PE (Pernambuco) na formação musical de alunos, sob a ótica dos professores participantes. Com essa finalidade, analisamos o projeto Bandas de PE no processo ensino-aprendizagem, sua abrangência sociocultural tendo a música como fator de inclusão social. O estudo utilizou, como fonte, sites acadêmicos, anais, periódicos e outros meios necessários para a construção do trabalho. Fizemos a análise, utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, a história cultural e Oral para dar conta das falas (entrevistas). Para isso, o método de revisão de literatura bibliográfica foi realizado, iniciando com a análise da importância do projeto Bandas de PE para os músicos pernambucanos. Em seguida, foi ressaltada a importância da música como inclusão, adentrando na narração dos que fazem o projeto, os professores. A pesquisa teve como resultado a relevância que a música tem na inclusão dos participantes do projeto, assim como dos que ensinam e participam da história do projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação Musical | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ANDRADE, Mário de. Dicionário musical brasileiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1989. ARAUJO, Kenia Kerlley Saraiva de. A contribuição da música para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Brasil Escola. 2017. Disponível em:<http://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-contribuicao-da-musicaparadesenvolvimento-e-aprendizagem-da-crianca.htm>. Acesso em 13 de abril 2020. BARROS, A. J. P.; LEHFELD, A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1990. BINDER, Fernando Pereira. Bandas militares no Brasil: difusão e organização entre 1808 -1889. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2006. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996. Brasília, 1996. COSTA, Manuela Areias. MÚSICA E HISTÓRIA: Um estudo sobre as bandas de música civis e suas apropriações militares. Tempos Históricos. Volume 15, 1o semestre de 2011 p.240-260, 2011. DELGADO, Lucila de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. In: Revista Brasileira de Educação, n. 51, set.dez. São Paulo: 2012. p. 523-536. DENSYN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. São Paulo: Artmed, 2006. DEMO, P. Avaliação qualitativa. 7.ed. Campinas: Autores Associados, 2002. DEMO, Pedro. Sociologia: uma introdução crítica. São Paulo: Atras,1985. FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. SãoL Paulo: Saraiva, 2003. FONSECA, Glaucio Xavier da. Banda de Música: uma tradiçao sociocultural. ̃ Conceitos - N.23, Vol. 2 (Dez. 2015). ISSN 1519-7204 FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. FRANÇA, Eurico Nogueira. A música no Brasil. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1953. GARCIA, Vitor Ponchio; SANTOS, Renato dos. A importância da utilização da música na educação infantil. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, n. 169, 2012. Disponível em:< http://www.efdeportes.com/efd169/a-musica-na-educacao-infantil.htm>. Acesso em: 20 de abril, 2020. GOMES, Karina Barra. E hoje, quem vê a banda passar? Um estudo de práticas e políticas culturais a partir do caso das bandas civis centenárias em Campos dos Goytacazes. Fev. 2008. p.162. Dissertação do Mestrado em Políticas Sociais, Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2008. GRANJA, Maria de Fátima Duarte. A banda de música como produção simbólica de uma cultura. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 1985, BeloHorizonte: Anais... Belo Horizonte: Imprensa da UFMG, 1986, p. 89-94 HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2003. HOLANDA FILHO, Renan Pimenta. O papel das bandas de música no contexto social, educacional e artístico em Pernambuco. 1989. 106f. Monografia do Bacharelado em Sociologia. Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 1989. LE GOFF, Jaques. História e memória. Campinas: UNI- CAMP, 2003. MAGALHÃES, Valéria. Imigração: subjetividade e memória coletiva. Oralidades. Revista da História oral, n.1, Sao Paulo: Neho. jan/jun 2007. p. 23 -32. MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. MARCONDES, Marcos. /07/2017 O poderoso papel da música na sociedade. Disponível em : < https://administradores.com.br/artigos/o-poderoso-papel-da-musica-na-sociedade>. Acessado em 23 de abril, 2020. NASCIMENTO, M. A. T. Método Elementar para o Ensino Coletivo de Instrumentos de Banda de Música Da Capo: um estudo sobre sua aplicaçaõ . Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), 2007. NÓBREGA, Matheus Lopes Costa. Os procedimentos de ensino utilizados na prática de bandas marciais: a concepção de regentes da rede municipal de ensino de João Pessoa. 2018. 58f. Monografia de Licenciatura em Música. Universidade Federal da Paraíba. OLIVEIRA, Daisy Lucia Gomes de. Villa-Lobos e o Canto Orfeônico no Governo Vargas: as concentrações orfeônicas e a Superintendência de Educaçao Musical e Art ̃ istica. 2011. ́Disponível em: < https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/interludio/article/viewFile/1536/1101>. Acesso em: 08 de agosto, 2020. BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2008. RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientifica. São Paulo: Loyola, 2002. RHALIZANI, Palacios, Juan. La Música en el siglo XIX. História Digital, ISSN 1695-6214, ISSN 1695-6214, Vol. 20, Nº. 35, 2020, págs. 103-168. RIBEIRO, Domingos de Azevedo. JoséLima Siqueira: O Artista e o Líder (III). O NORTE – Joao Pessoa, 18 de maio de 1985. ̃ SEKFF, Maria de Lourdes. DA MÚSICA: seus usos e recursos. São Paulo editora da UNESP, 2002. SOUZA, Roberta Maia; ATAURI, Ilda Chicalé. A Música Como Instrumento de Direitos Sociais. RIPE – Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos: Construindo o Serviço Social, Bauru, v.13, n. 23, p. 01-56, jan./jun.2009. STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011. TACUCHIAN, Ricardo. Bandas: anacrônicas ou atuais? Art: Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA, Salvador, n. 004, 1982, p. 59-77. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VIEIRA, Anelise, Oliveira. Escola de Música: A Música Como Forma de Inclusão Social.Varginha - MG Nov./2017. ZORZAL, Ricieri Carlini; FERREIRA Ana Neuza Araújo. O ensino de música no nordeste brasileiro: notas históricas e desafios atuais. Rev. bras. hist. educ., Maringá-PR, v. 16, n. 4(43), p. 155-189, out./dez. 2016. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVS25032021.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons