Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19924
Tipo: Dissertação
Título: Investigação das características da memória autobiográfica relacionadas a regulação emocional de adultos
Autor(es): Cardoso Filho, Valfrêdo Felinto
Primeiro Orientador: Galdino, Melyssa Kelyanne Cavalcanti
Primeiro Coorientador: Barbosa, Flávio Freitas
Resumo: As possíveis relações entre os processos de regulação emocional e recuperação de memória autobiográfica têm sido motivo de discussão na literatura, na busca por entender qual dos processos estaria causando efeito sobre o outro. A regulação emocional descreve estratégias cognitivas que regulam a intensidade e expressividade da emoção, enquanto a memória autobiográfica refere-se aos eventos da história de vida. O objetivo desse estudo foi analisar as possíveis relações entre as características desses constructos para ampliar os dados nesse quadro de debate. Participaram da amostra 16 mulheres e 14 homens com idade entre 20 e 30 anos, estudantes universitários, sem sintomatologia depressiva e ansiosa e ausência de diagnostico psiquiátrico. Os instrumentos utilizados foram: o Teste de Memória Autobiográfica (TMA), as Escalas Self-Assessment Manikin (SAM), o Questionário de Memória Autobiográfica (QMA), o Questionário de Regulação Emocional (QRE) e a Escala de Dificuldade de Regulação Emocional (EDRE). Os resultados indicam que adultos saudáveis, homens e mulheres, que fazem uso predominante da reavaliação cognitiva enquanto estratégia de regulação emocional recuperam mais memórias autobiográficas específicas do que gerais, sem diferença entre a valência emocional positiva e negativadas lembranças. O estudo contribuiu para compreender a importância da recuperação de memórias autobiográficas e suas respectivas respostas emocionais para vida pessoal.
Abstract: The possible relationships between the processes of emotional regulation and autobiographical memory retrieval have been the subject of discussion in the literature, seeking to understand which of the processes would be having an effect on the other. Emotional regulation describes cognitive strategies that regulate the intensity and expressiveness of emotion, while autobiographical memory refers to life story events. The objective of this study was to analyze the possible relationships between the characteristics of these constructs to broaden the data in this debate framework. The sample included 16 women and 14 men aged between 20 and 30 years, college students, without depressive and anxious symptoms and no psychiatric diagnosis. The instruments used were: the Autobiographical Memory Test (TMA), the Self-Assessment Manikin Scales (SAM), the Autobiographical Memory Questionnaire (QMA), the Emotional Regulation Questionnaire (QRE) and the Emotional Regulation Difficulty Scale (EDRE). Results indicate that healthy adults, men and women, who make predominant use of cognitive reevaluation as an emotional regulation strategy, recover more specific than general autobiographical memories, with no difference between positive emotional valence and negative memories. The study contributed to understand the importance of the recovery of autobiographical memories and their respective emotional responses to personal life.
Palavras-chave: Regulação emocional
Memória autobiográfica
Emoção
Memória
Emotion regulation
Autobiographical memory
Emotion
Memory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19924
Data do documento: 27-Jun-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ValfrêdoFelintoCardosoFilho_Dissert.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons