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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19945
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Melo, Gildenilza dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T14:48:19Z | - |
dc.date.available | 2018-06-21 | - |
dc.date.available | 2021-04-08T14:48:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19945 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze such as the academic formation transformed graduates of the course of Hotel/UFPB for their professional performance in the light the Mezirow‟s.To achieve it, the following specific objectives have been established: a) Investigate the perspectives of meaning occurred with the graduates in the learning process during their formation in the Hotel course; b) Verify the learning domains that have occurred with the graduates in the learning process during their training in the Hotel course; c) Identify the types of reflection that occurred with the graduates in the learning process during their training in the Hotel Management course. In order to understand the research theme, a theoretical foundation was developed that addresses the learning conceptualization and its perspectives, such as: adult learning, self-directed learning, experiential learning, learning in action and transformative learning. The research used a qualitative approach, descriptive type and applied nature. Thus, a semi-structured interview with six graduates of the hotel course was performed, three women and three men, two graduates from each period: 2016.1; 2016.2 e 2017.1. And for the interpretation of the data, a comprehensive and interpretative analysis was performed. The results show that there has been a change in meaning schemes, such as: maturation, critical sense adherence, self-direction, self-confidence and new skills to deal with the challenges of their professional performance. It is concluded that the presence of some constitutive elements of transformative learning, but it can not be concluded that the academic training of graduates of the hotel course is characterized by a transformative learning in Mezirow levels. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-04-08T14:48:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSM21062018.pdf: 807756 bytes, checksum: 79faf75f4fc94b3113a933514d78fc81 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-08T14:48:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GSM21062018.pdf: 807756 bytes, checksum: 79faf75f4fc94b3113a933514d78fc81 (MD5) Previous issue date: 2018-06-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Hotelaria - Formação. | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Hotelaria (Curso) - UFPB. | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem transformadora à luz de Mezirow: relação entre formação e atuação profissional de egressos do curso de Hotelaria/UFPB. | pt_BR |
dc.title.alternative | Transformative learning in the light of Mezirow: relationship between training and professional performance of graduates of the Hospitality / UFPB. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Thales Batista de | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a formação acadêmica transformou egressos do curso de Hotelaria/UFPB para a sua atuação profissional à luz de Mezirow. Para alcançar este propósito foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) Investigar as perspectivas de significado ocorridas com os egressos no processo de aprendizagem durante sua formação no curso de Hotelaria; b) Verificar os domínios de aprendizagem ocorridos com os egressos no processo de aprendizagem durante sua formação no curso de Hotelaria; c) Identificar os tipos de reflexão ocorridos com os egressos no processo de aprendizagem durante sua formação no curso de Hotelaria. Para compreender a temática da pesquisa foi realizada a fundamentação teórica que aborda a conceituação de aprendizagem e suas perspectivas, sendo elas: aprendizagem de adultos, aprendizagem autodirecionada, aprendizagem experiencial, aprendizagem em ação e a aprendizagem transformadora. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, tipo descritiva e de natureza aplicada. Assim, foi realizada uma entrevista semiestruturada com seis egressos do curso de hotelaria, sendo três mulheres e três homens, dois egressos de cada período: 2016.1; 2016.2 e 2017.1. E para a interpretação dos dados foi realizada a análise compreensiva e interpretativa dos dados. Os resultados obtidos demonstram que houve mudança nos esquemas de significado, aspectos como: amadurecimento, adesão de senso crítico, autodirecionamento, autoconfiança e novas habilidades para lidar com os desafios de sua atuação profissional. Conclui-se que a presença de alguns elementos constitutivos da aprendizagem transformadora, mas não se pode concluir que a formação acadêmica dos egressos do curso de hotelaria é caracterizada por uma aprendizagem transformadora nos níveis de Mezirow. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Hotelaria e Gastronomia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
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dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
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