Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19948
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Nathália Neiva Dantas de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-08T16:44:19Z | - |
dc.date.available | 2018-06-21 | - |
dc.date.available | 2021-04-08T16:44:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19948 | - |
dc.description.abstract | The present study deals with a course completion course and submits an exercise to the formation of course and tourism discourses on the use of processes the positive functions and the changes of the processes applied in processes of analysis of results occur and the involvement of students with the use of teaching processes. The design of the work is a rich descriptive methodology and with the use of a mixed method, in addition, it is important to emphasize that the data treatment obeys the criterion of the questionnaire, that is, there is no Likert scale model of points. Finally, the results of the research on student perceptions reveal what is more stimulating and invigorating than the learning strategy in action. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-04-08T16:44:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NNDL21062018.pdf: 1014035 bytes, checksum: ff6779fc187288742cbcf8025130a8db (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-08T16:44:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NNDL21062018.pdf: 1014035 bytes, checksum: ff6779fc187288742cbcf8025130a8db (MD5) Previous issue date: 2018-06-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Hotelaria - Aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Métodos de caso. | pt_BR |
dc.subject | Casos para ensino. | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem em ação: a percepção dos discentes dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFPB sobre o uso dos casos para ensino. | pt_BR |
dc.title.alternative | Learning in action: the perception of students of the Tourism and Hospitality courses at UFPB about the use of cases for teaching. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Erica Dayane Chaves | - |
dc.description.resumo | O presente estudo trata-se de um resultado de investigação de trabalho de conclusão de curso e expõe a percepção dos discentes do curso de hotelaria e turismo sobre a utilização dos casos para ensino como estratégia de aprendizagem em ação, considerando a sua identificação sobre os aspectos positivos e negativos dos casos aplicados em sala e a reflexão sobre como ocorre a participação e o envolvimento dos discentes com o uso dos casos para ensino. O delineamento desse trabalho possui uma metodologia considerada descritiva e utilizando um método misto, além disso, é importante ressaltar que o tratamento dos dados obedeceu ao questionário, o qual se apoia no modelo de escala tipo Likert de 5 pontos. Por fim, os resultados esperados da pesquisa relativa à percepção dos discentes revelam o quanto é estimulante e revigoradora esse método comoestratégia de aprendizado em ação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Hotelaria e Gastronomia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | AYAS, K. Estruturação de projetos para a Aprendizagem e a inovação: lições com a pesquisa-ação em uma companhia manufatureira de aeronaves. In: In: EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. (Coord.). Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001. p.217-236. BRANDÃO, J.; SILVA, A.B. DEJANDO VOLAR LA IMAGINACIÓN. El uso de la historieta como estrategia de enseñanza en hoteleira. Estudios y Perspectivas en Turismo. Volumen 27 (2018) pp. 233 – 255 CAVALCANTE, E. D. C.; BRANDÃO, J.M.F.; SILVA, J. O. da; PINTO, Rosiele Fernandes. Tiro ao Alvo: A percepção dos Discentes de Um Curso de Hotelaria sobre o Método do Caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra). CAVALCANTE, E. D. C.; BRANDÃO, J.M.F.; VASCONCELOS, Rachel C.R.; PINTO, Rosiele Fernandes; MAGALHÃES, Maria dos Remédios Antunes. FABRICANDO GERENTES: O caso da Rede Hospitality de Hotéis e Flats. In anais do IV ENEPQ, Brasília, novembro de 2013. CAMPOMAR, Marcos Cortez; Veludo-de-Oliveira, Ana A. I. T. Modesto. A tipologia do método do Caso em Administração: Usos e Aplicações. 2005. O&S – v.12, n.34 CHANG, J.; LEE, M.; NG, K.; JENNINGS, D. Strategic management and the case method: survey and evaluation in Hong Kong. Developments in business simulation and experiential learning, v. 28, 2001. CHO, Y.; EGAN, T. M. The state of the art of action learning research. Advances in Developing Human Resources, apr. 2010. GIL, A. C. Elaboração de casos para o ensino de Administração. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 2, n.2, p. 07-16, 2004. GRAHAM, Andrew. Como escrever e usar estudos de caso para ensino e aprendizagem no setor público. – Brasília: ENAP, 2010. 214p. (ENAP. Estudos deCaso). IKEDA, Ana Akemi; OLIVEIRA, Tânia Modesto Veludo de; CAMPOMAR, M. C. . In: Encontro da associação nacional de pós-graduação e pesquisa em administração - ENANPAD, 28, 2004, Curitiba. Anais. Curitiba: ANPAD, 2004. LARH, M. C. A pesquisa nos cursos de turismo e hotelaria. ANPTUR. UAM 2007. LIMA, Thales Batista. O ambiente de aprendizagem do ensino de graduação em administração na região nordeste do Brasil. Tese de Doutorado apresentada em Administração do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2015. KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. Learning styles and learning spaces: Enhancing learning in higher education. Academy of management learning & education. v. 4, n. 2, jun, 2005. KNOWLES, M. S. Self-direted learning. New York: Association Press, 1975. MENEZES, Maria Arlinda de Assis. Do método do caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica, 2009. OLIVEIRA, Fátima Bayma de; CRUZ, Francisca de Oliveira. Revitalizando oprocesso de ensino-aprendizagem em administração. Scielo Cad. EBAPE.BR vol.5 Rio de Janeiro Jan. 2007. O’NEIL, J.; MARSICK, V.J. Understanding action learning: Theory em Practice. Amacon, 2007. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Notas sobre a construção de casos de ensino. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 2, p. 213-234, abr./jun. 2007. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Notas sobre a Construção de Casos para Ensino: O Papel da Pesquisa de Campo na Construção de Casos para Ensino.Enanpad, 2006. 30º Encontro da ANPAD 23 a 27 de setembro de 2006 – Salvador/BA – Brasil. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Notas sobre a construção de casos para ensino. RAC, v. 11, n. 2, Abr./Jun. 2007. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. O Papel da Pesquisa de Campo na Construção de Casos para Ensino. 2007. Enampad, XXXI Encontro da ANPAD, Rio de Janeiro/Rj – 22 A 26 DE SETEMBRO DE 2007. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo; FERNANDES, Francisco. A Construção de Casos para Ensino. Revista ANGRAD - V. 7, N. 4, Out./Nov./Dez. 2006. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo; FERNANDES, Francisco. Como escrever casos para o ensino de Administração. São Paulo: Atlas, 2007. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. SILVA, A. B.; LIMA, T. B; SONAGLIO, A. L. B.; GODOI, C. K. Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino em administração. Administração: Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro V. 13 Nº 1 P. 9-41, 2012. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VALE, Maria Páscoa. MILTON, Hilário Duarte. Os desafios na profissão do profissional da Hotelaria frente às atuais necessidades do mercado de trabalho: a realidade da hotelaria em Natal/RN. Carpe Diem: Revista Cultura e Científica do UNICACEX, v. 11, n. 11, 2013. ISSN: 2237-8586. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Hotelaria - CCTA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NNDL21062018.pdf | 990,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons