Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1994Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cassiano, Carolina de Lyra | - |
| dc.date.accessioned | 2017-09-06T19:29:25Z | - |
| dc.date.available | 2017-05-30 | - |
| dc.date.available | 2017-09-06T19:29:25Z | - |
| dc.date.issued | 2017-05-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1994 | - |
| dc.description.abstract | The purpose of this study is to compare the entrepreneurial profile of the incoming students and the final students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Paraíba, Campus I. In the research, a descriptive methodology was applied, with a quantitative approach. The "I am an entrepreneur?" Questionnaire formulated by Demac (1990) was used as an instrument for data collection, based on the profile of 1,500 entrepreneurs. The questionnaire was applied with the students in person, with 26 questions to indicate, and the answers were punctuated according to a specific table, where the individuals that do not reach 155 points are considered "without an entrepreneurial profile". The sample comprised one hundred and forty-six respondents. The results show that there was no reduction of scores in any of the entrepreneur profiles, when the newcomers and the graduates were compared: the "incipient entrepreneur" profile, whose group is characterized by people who need training to succeed, went from 13% The "potential entrepreneur" profile, whose group is characterized by people who have skills but have not yet thought of starting a company, have gone from 4% to 8% the graduates, and the profile " Latent entrepreneur, "whose group is characterized by people who are willing to start a company, have gone from 1% to 2% to the graduates. The results show that in both groups no students with a high entrepreneurial profile were identified. Note the importance of insertion or improvement of entrepreneurship studies in the university. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-06T19:29:25Z No. of bitstreams: 2 CLC06092017.pdf: 689775 bytes, checksum: e0d6afa7a6017e1aa252df7be182f9d2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-06T19:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CLC06092017.pdf: 689775 bytes, checksum: e0d6afa7a6017e1aa252df7be182f9d2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-05-18 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
| dc.subject | Perfil do Empreendedor | pt_BR |
| dc.subject | Formação acadêmica em Ciências Contábeis | pt_BR |
| dc.title | Perfil empreendedor dos discentes de Ciências Contábeis: um estudo envolvendo ingressantes e concluintes da Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Adriana Fernandes de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221678H8 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Ionara Stéfani Viana de | - |
| dc.contributor.referee2 | Gomes, Ana Karla de Lucena | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como finalidade comparar o perfil empreendedor dos discentes ingressantes e dos discentes concluintes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, Campus I. Na pesquisa, foi aplicada metodologia de caráter descritiva, com abordagem quantitativa. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados o questionário “Sou um empreendedor?” formulado por Demac (1990), com base no perfil de 1.500 empreendedores. O questionário foi aplicado com os estudantes de forma presencial, contendo 26 questões de assinalar, e as respostas foram pontuadas conforme uma tabela especifica, onde os indivíduos que não atingirem 155 pontos são considerados “sem perfil empreendedor”. A amostra compreendeu cento e quarenta e seis respondentes. Os resultados encontrados apontam que não houve redução de pontuação em nenhum dos perfis de empreendedor, quando comparados os ingressantes e os concluintes: o perfil “empreendedor incipiente”, cujo grupo é caracterizado por pessoas que necessitam de treinamento para ter êxito, passaram de 13% os ingressantes para 20% os concluintes, o perfil “empreendedor potencial”, cujo grupo é caracterizado por pessoas que tem habilidades, mas ainda não pensaram em iniciar uma empresa, passaram de 4% os ingressantes para 8% os concluintes, e o perfil “empreendedor latente”, cujo grupo é caracterizado por pessoas que tem vontade de abrir uma empresa, passaram de 1% os ingressantes para 2% os concluintes. Os resultados evidenciam que em nenhum dos dois grupos foram identificados alunos com elevado perfil empreendedor. Nota-se a importância de inserção ou aprimoramento dos estudos do empreendedorismo na universidade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CLC06092017.pdf | 673,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
