Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCassiano, Carolina de Lyra-
dc.date.accessioned2017-09-06T19:29:25Z-
dc.date.available2017-05-30-
dc.date.available2017-09-06T19:29:25Z-
dc.date.issued2017-05-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1994-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to compare the entrepreneurial profile of the incoming students and the final students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Paraíba, Campus I. In the research, a descriptive methodology was applied, with a quantitative approach. The "I am an entrepreneur?" Questionnaire formulated by Demac (1990) was used as an instrument for data collection, based on the profile of 1,500 entrepreneurs. The questionnaire was applied with the students in person, with 26 questions to indicate, and the answers were punctuated according to a specific table, where the individuals that do not reach 155 points are considered "without an entrepreneurial profile". The sample comprised one hundred and forty-six respondents. The results show that there was no reduction of scores in any of the entrepreneur profiles, when the newcomers and the graduates were compared: the "incipient entrepreneur" profile, whose group is characterized by people who need training to succeed, went from 13% The "potential entrepreneur" profile, whose group is characterized by people who have skills but have not yet thought of starting a company, have gone from 4% to 8% the graduates, and the profile " Latent entrepreneur, "whose group is characterized by people who are willing to start a company, have gone from 1% to 2% to the graduates. The results show that in both groups no students with a high entrepreneurial profile were identified. Note the importance of insertion or improvement of entrepreneurship studies in the university.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Silva (andredomingoss@outlook.com) on 2017-09-06T19:29:25Z No. of bitstreams: 2 CLC06092017.pdf: 689775 bytes, checksum: e0d6afa7a6017e1aa252df7be182f9d2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-06T19:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CLC06092017.pdf: 689775 bytes, checksum: e0d6afa7a6017e1aa252df7be182f9d2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-05-18en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPerfil do Empreendedorpt_BR
dc.subjectFormação acadêmica em Ciências Contábeispt_BR
dc.titlePerfil empreendedor dos discentes de Ciências Contábeis: um estudo envolvendo ingressantes e concluintes da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Adriana Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221678H8pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ionara Stéfani Viana de-
dc.contributor.referee2Gomes, Ana Karla de Lucena-
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade comparar o perfil empreendedor dos discentes ingressantes e dos discentes concluintes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, Campus I. Na pesquisa, foi aplicada metodologia de caráter descritiva, com abordagem quantitativa. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados o questionário “Sou um empreendedor?” formulado por Demac (1990), com base no perfil de 1.500 empreendedores. O questionário foi aplicado com os estudantes de forma presencial, contendo 26 questões de assinalar, e as respostas foram pontuadas conforme uma tabela especifica, onde os indivíduos que não atingirem 155 pontos são considerados “sem perfil empreendedor”. A amostra compreendeu cento e quarenta e seis respondentes. Os resultados encontrados apontam que não houve redução de pontuação em nenhum dos perfis de empreendedor, quando comparados os ingressantes e os concluintes: o perfil “empreendedor incipiente”, cujo grupo é caracterizado por pessoas que necessitam de treinamento para ter êxito, passaram de 13% os ingressantes para 20% os concluintes, o perfil “empreendedor potencial”, cujo grupo é caracterizado por pessoas que tem habilidades, mas ainda não pensaram em iniciar uma empresa, passaram de 4% os ingressantes para 8% os concluintes, e o perfil “empreendedor latente”, cujo grupo é caracterizado por pessoas que tem vontade de abrir uma empresa, passaram de 1% os ingressantes para 2% os concluintes. Os resultados evidenciam que em nenhum dos dois grupos foram identificados alunos com elevado perfil empreendedor. Nota-se a importância de inserção ou aprimoramento dos estudos do empreendedorismo na universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLC06092017.pdf673,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons