Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Agne Alves da Silva-
dc.creatorSilva, Rauana Stefany-
dc.creatorChagas, Viviane Francisca Alves-
dc.date.accessioned2021-04-23T15:33:37Z-
dc.date.available2018-06-25-
dc.date.available2021-04-23T15:33:37Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19964-
dc.description.abstractWe know that social media has transformed the world and forms of communication between us. We are equally viewed on the internet. Therefore, we decided to investigate how the Frente Trovadora art group from Alagoa Grande, in Paraíba, has be using social media to increase its performance as a cultural product and having more possibilities of financial funding for the social developed projects. In this way, the digital presence of this artistic group was verified through the analysis of their social media, informal conversations, interviews with management, the application of an opinion research with followers on Facebook, and extensive theoretical research on the importance of digital communication through social networks in the present days. The results of this study showed that the Frente Trovadora group does not have a successul presence on the internet and the followers want more forms of communication through social media with them. We realize with this study that the contributions with this Public Relations Program was very useful because it confirms that not everyone can choose do not take much care to the power of communication by social networks. Knowing how to use the social media can bring more gains than losses, particularly when taking a professional support.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-04-23T15:33:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAASS25062018.pdf: 3206993 bytes, checksum: 4f87c0f2d7dac557c3c4b119d54d77c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-23T15:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAASS25062018.pdf: 3206993 bytes, checksum: 4f87c0f2d7dac557c3c4b119d54d77c7 (MD5) Previous issue date: 2018-06-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação digital.pt_BR
dc.subjectRelações Públicas.pt_BR
dc.subjectMarketing.pt_BR
dc.subjectMídias sociais.pt_BR
dc.subjectCultura.pt_BR
dc.titlePrograma de Relações Públicas aplicado ao grupo de arte educacional Frente Trovadora.pt_BR
dc.title.alternativePublic Relations Program applied to the educational art group Frente Trovadora.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Laiz Silveira-
dc.description.resumoSabemos que as mídias sociais transformaram o mundo e as formas de comunicação entre nós. Agora, todos somos igualmente vistos na internet e por isso neste trabalho buscamos investigar como o grupo de arte Frente Trovadora, de Alagoa Grande, na Paraíba, tem feito uso das redes sociais para ampliar sua atuação como produto cultural e aumentar as possibilidades de financiamento para os projetos sociais que desenvolve. Assim, se averiguou o nível de presença digital desse grupo artístico através da análise de suas redes sociais, de conversas informais, entrevistas com a direção, aplicação de uma pesquisa de opinião com seguidores no Facebook e uma ampla pesquisa teórica sobre a importância da comunicação digital através das mídias sociais nos dias atuais. Os resultados deste estudo comprovaram que o grupo Frente Trovadora não tem presença digital favorável na internet e que seus seguidores querem mais comunicação através das mídias sociais. Acreditamos que as contribuições com este Programa de Relações Públicas se tornam úteis porque confirmam que não se pode optar em ficar indiferente ao poder da comunicação gerado através das redes sociais, uma vez que há mais ganhos do que perdas quando se faz o uso de forma correta e, sobretudo com apoio profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesACKOFF, R.L. Planejamento empresarial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. 1978. ANDRADE, C.T.B. Curso de Relações Públicas: relações com os diferentes públicos; 5. ed. São Paulo: Atlas, 1994. ARAÚJO, I. S. Razão Polifônica: a negociação de sentidos na intervenção social. In: Revista Perspectiva em Ciência da Informação. BHZ, MG: v.8. 2003. BARDIN, L. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977) 2004. BARBOSA, T. L e al Amostragens probabilistas e não probabilísticas: técnicas e aplicações na determinação das amostras 2012 UFES. BORDENAVE, J.E.D. O que é comunicação?. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. CERVANTES, C. R; PANNO, C., KLOECKNER, M.C. Administração: teoria e processos. São Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005. CESCA, C.G.G. A classificação Tradicional de Públicos não mais atende às exigências das organizações. Apresentado no IV Congresso SOPCOM, em Aveiro Portugal, 2005. CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2001. COLEMAN, J. C. “Social capital in the creation of human capital”. In: DASGUPTA, Partha & SERAGELDIN, Ismail (orgs.). Social Capital: A Multifaceted Perspective. Washington D.C.: The World Bank, 2000. p.13-39. FRANÇA, F. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2004. FARIAS, L.; MONTEIRO, T. A identidade adquirida nas redes sociais através do conceito de persona. Disponível em:<http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2012/R32-1497-1.pdf>>. Acesso em: 09 abril de 2018. FELICE, D. M. Das tecnologias da democracia para as tecnologias da colaboração. MAINIERI, T; RIBEIRO, Eva. As implicações das mídias na comunicação organizacional. In: Anais do V CONGRESSO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS – ABRAPCORP, 5, 2011, São Paulo. Disponível em: <http://www.abrapcorp.org.br/anais2011>. Acesso em: 21 de abril de 2018. GAMBOA, S.S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos. 2001 GIBSON, W. Neuromancer. New York: Ace Books, 1984. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002. GUNELIUS, S. Marketing nas mídias sociais em 30 minutos: Manual prático para divulgar seus negócios pela internet de modo rápido e gratuito. São Paulo: Editora Cultrix, 2012. HORKHEIMER, M; ADORNO, T. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. Pp. 169 a 214. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. IANES (Apud Fales, 1998, p. 73) – Repositório Digital Institucional. Disponível em:<acervo.digital.ufpr.br.br. Acesso em: 21 de Abril de 2018. JENKINS, H; GREEN, H; FORD, S. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014. JENKINS, H. Convergência e Conexão são o que impulsiona a mídia agora. Entrevista concedida a Priscila Kalinke e Anderson Rocha. In: Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. V. 39, n. 1, jan/abr. 2016. São Paulo: Intercom, 2016. KUNSCH, M.M.K. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. 4. ed. rev. atual. São Paulo: Summus, 2003. KOTLER, P. Desenvolvendo propostas de valor e construindo valor de marca. In: Marketing para o Século XXI. São Paulo: Futura, 1999. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de janeiro: Elsevier, 2010. LESLY, P. Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo, Pioneira, 1995. LOUREIRO, S. A. C. Identidade Étnica em Re-construção: a ressignificação da identidade étnica de adolescentes negros em dinâmica de grupo na perspectiva existencial humanista. Editora: Dp&a. Categoria: Ciências Humanas e Sociais, 2004. LIMA, J.C. A teoria do Capital Social na análise de políticas públicas, Revista Política & Trabalho –Departamento de Ciências Sociais da UFPB. João Pessoa. n. 17, p. 46- 63,09/2001. Disponível em: < http://www.geocities.com/ptreview/17-lima.html> Acesso em 26 de abril de 2018. LOUREIRO, C. B. Disseminação das tecnologias digitais e promoção da inclusão digital na educação pública: estratégias da governabilidade eletrônica. Universidade do Vale dos Sinos, RS, 2013. MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARQUES, J. R. A cultura organizacional Disponível em:<http://www.jrmcoaching.com.br/blog/cultura-organizacional-segundo-edgar-schein/>. Acesso em: 15 de abril de 2018. NASSAR, P. A comunicação organizacional da contemporaneidade, revistas USP, 17 ed., 2006. PIROLO, M.A.M, e FOCHI, M. A. B: a Pesquisa de Opinião Pública: o ver e o fazer do Relações Públicas, INTERCOM, 2001. SANTAELLA, L. Linguagem líquida na era da mobilidade. São Paulo: Papirus, 2007. SATO. C. T. Gestão baseada em relações de confiança. RAE-eletrônica [periódico na internet]. 2003. Disponível em:< http://www.rae.com.br>. Acesso em: 25 abril de 2018. SCHEIN, E. H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas. 2009. RECUERO, R. Comunidades virtuais em Redes Sociais na Internet: Uma proposta de estudo. Ecompos, Internet, v.4, n Dez 2005. TEIXEIRA, J.E. Relações Públicas na UMESP: 30 anos de história. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002. THOMPSON, J. B. A nova visibilidade. MATRIZES, v. 1, n.2, 2008. Disponível em: <http://www.usp.br/matrizes/ojs/index.php/matrizes/article/view/40/pdf_22>. Acesso em: 23 de março de 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAASS25062018.pdf3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons