Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVilela, Daniel Guerra-
dc.date.accessioned2021-04-28T17:42:13Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2021-04-28T17:42:13Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19968-
dc.description.abstractCreated by Mário Albanese and Cyro Pereira, released in São Paulo, in 1965, Jequibau is a musical expression structured in a quartet (5/4). Best known for the epithets of “Samba em Cinco” and “Bossa em Cinco”, recorded in more than twenty countries by musicians such as Hermeto Pascoal, Charlie Byrd, Sadao Watanabe and Susana Colonna, Jequibau has remained out of the media and academic focus. The purpose of this paper is to fill this gap by systematically analyzing it from different perspectives. To this end, its trajectory is critically described, comprising its various moments through historiographic and ethnomusicological approaches. Its conception as a oeuvre is analyzed by a more philosophical bias, in which the concept of art is at the center of the debate. Its intricate relations with the city of São Paulo and its identity discourse, showing what synthesizes and what Jequibau adds to it, is also an object of discussion and reflection. Finally, the rhythmic, harmonic and melodic aspects, as well as their influences and transformations, are analyzed using tools such as score and concepts such as time-line-pattern, micro-variations and musicality frictions. All research and text presented here are permeated by materials collected over ten years of fieldwork. There are many articles, newspaper and magazine articles, scores, interviews, images and testimonials examined here. Once neglected and forgotten, Jequibau presents itself as an important contribution to the thinking of popular Brazilian music, becoming an important part of it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ruston Silva (rsammeville@biblioteca.ufpb.br) on 2021-04-22T18:10:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielGuerraVilela_Tese.pdf: 36683001 bytes, checksum: f4ed0d45f2980a9a1fea075f520a4df1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-04-28T17:42:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielGuerraVilela_Tese.pdf: 36683001 bytes, checksum: f4ed0d45f2980a9a1fea075f520a4df1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-28T17:42:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DanielGuerraVilela_Tese.pdf: 36683001 bytes, checksum: f4ed0d45f2980a9a1fea075f520a4df1 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJequibaupt_BR
dc.subjectMário Albanesept_BR
dc.subjectCyro Pereirapt_BR
dc.subjectSamba em Cincopt_BR
dc.subjectBossa em Cincopt_BR
dc.subjectSamba in five beatspt_BR
dc.subjectBossa in five beatspt_BR
dc.titleNo Balanço do Jequibau: uma sonoridade paulistanapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Sandroni, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2096219243191159pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4156390576915461pt_BR
dc.description.resumoCriado por Mário Albanese e Cyro Pereira, lançado em São Paulo, em 1965, o Jequibau é uma expressão musical construída em compasso quinário (5/4). Mais conhecido pelos epítetos de “Samba em Cinco” e “Bossa em Cinco”, gravado em mais de vinte países por nomes como Hermeto Pascoal, Charlie Byrd, Sadao Watanabe e Susana Colonna, o Jequibau manteve-se fora do foco midiático e acadêmico. O intuito deste trabalho é preencher esta lacuna, analisando-o sistematicamente sob diferentes perspectivas. Para tanto, sua trajetória é criticamente descrita, compreendendo seus diversos momentos através de abordagens historiográficas e etnomusicológicas. A sua concepção enquanto obra é analisada por um viés mais filosófico, no qual o conceito de arte assenta-se no centro do debate. Suas intrincadas relações com a cidade de São Paulo e seu discurso identitário, mostrando o que dele sintetiza e o que a ele adiciona o Jequibau, também constitui-se como objeto de discussão e reflexão. Por último, os aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos, bem como suas influências e transformações, são analisados com a utilização de ferramentas como a partitura e conceitos como time-line-pattern, minha-variações e fricção de musicalidades. Toda a pesquisa e o texto aqui apresentados estão permeados por materiais coletados ao longo de dez anos de trabalho de campo. São muitas reportagens, matérias de jornais e revistas, partituras, entrevistas, imagens e depoimentos aqui examinados. Antes negligenciado e esquecido, o Jequibau apresenta-se como uma importante contribuição para se pensar a música brasileira popular, configurando-se como parte importante desta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielGuerraVilela_Tese.pdf35,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons