Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19994
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, José Lauciano Ferreira de-
dc.date.accessioned2021-05-07T17:40:30Z-
dc.date.available2019-11-25-
dc.date.available2021-05-07T17:40:30Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19994-
dc.description.abstractPlayer enjoyment is generally approached in the evaluation of games and aims to know the elements that please and motivates the player. There are models proposed for accom plishing this task, such as GameFlow and EGameFlow, the latter specifically dedicated to educational games. In this manner, player enjoyment can only be evaluated a posteriori. This work approaches the development of serious games with educational purposes while considering player enjoyment in its design. In this context, this work relates the GameFlow and EGameFlow models with design elements of digital games to propose a set of guidelines for designing educational serious games focusing on player enjoyment. The guidelines were applied in the design of the game Geoplano PIX, later evaluated with students of elementary schools, and showed potential for achieving player enjoyment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2021-04-27T20:09:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséLaucianoFerreiraDeAlmeida_Dissert.pdf: 3128605 bytes, checksum: e625a793eb289f239c5f548031f68a77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-07T17:40:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséLaucianoFerreiraDeAlmeida_Dissert.pdf: 3128605 bytes, checksum: e625a793eb289f239c5f548031f68a77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-07T17:40:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséLaucianoFerreiraDeAlmeida_Dissert.pdf: 3128605 bytes, checksum: e625a793eb289f239c5f548031f68a77 (MD5) Previous issue date: 2019-08-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign de jogospt_BR
dc.subjectSatisfação do jogadorpt_BR
dc.subjectGameFlowpt_BR
dc.subjectJogo sério educativopt_BR
dc.subjectGame designpt_BR
dc.subjectPlayer enjoymentpt_BR
dc.subjectEducational serious gamept_BR
dc.titleDiretrizes para o design de jogos sérios educativos com foco na satisfação do jogadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Liliane dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0240551533292579pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8954065142433855pt_BR
dc.description.resumoA satisfação é geralmente abordada na avaliação de jogos e objetiva conhecer os elementos que agradaram e motivaram o jogador. Alguns modelos foram propostos para realizar esta tarefa, como os modelos GameFlow e EGameflow, este último especificamente voltado para avaliar a satisfação em jogos educativos. Observa-se, portanto que a avaliação da satisfação é uma medição a posteriori. O presente trabalho aborda o desenvolvimento de jogos sérios voltados para propósitos educacionais que considerem a satisfação na sua modelagem. Neste contexto, relaciona os modelos GameFlow e EGameflow com elementos de design de jogos para propor um conjunto de diretrizes voltadas para o design de jogos sérios educativos com foco na satisfação do jogador. As diretrizes foram aplicadas no design do jogo Geoplano PIX, posteriormente avaliado com alunos do ensino fundamental, e mostraram potencial na obtenção da satisfação dos jogadores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséLaucianoFerreiraDeAlmeida_Dissert.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons