Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19994
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, José Lauciano Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T17:40:30Z | - |
dc.date.available | 2019-11-25 | - |
dc.date.available | 2021-05-07T17:40:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19994 | - |
dc.description.abstract | Player enjoyment is generally approached in the evaluation of games and aims to know the elements that please and motivates the player. There are models proposed for accom plishing this task, such as GameFlow and EGameFlow, the latter specifically dedicated to educational games. In this manner, player enjoyment can only be evaluated a posteriori. This work approaches the development of serious games with educational purposes while considering player enjoyment in its design. In this context, this work relates the GameFlow and EGameFlow models with design elements of digital games to propose a set of guidelines for designing educational serious games focusing on player enjoyment. The guidelines were applied in the design of the game Geoplano PIX, later evaluated with students of elementary schools, and showed potential for achieving player enjoyment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2021-04-27T20:09:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséLaucianoFerreiraDeAlmeida_Dissert.pdf: 3128605 bytes, checksum: e625a793eb289f239c5f548031f68a77 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-07T17:40:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséLaucianoFerreiraDeAlmeida_Dissert.pdf: 3128605 bytes, checksum: e625a793eb289f239c5f548031f68a77 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-07T17:40:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoséLaucianoFerreiraDeAlmeida_Dissert.pdf: 3128605 bytes, checksum: e625a793eb289f239c5f548031f68a77 (MD5) Previous issue date: 2019-08-23 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
dc.subject | Satisfação do jogador | pt_BR |
dc.subject | GameFlow | pt_BR |
dc.subject | Jogo sério educativo | pt_BR |
dc.subject | Game design | pt_BR |
dc.subject | Player enjoyment | pt_BR |
dc.subject | Educational serious game | pt_BR |
dc.title | Diretrizes para o design de jogos sérios educativos com foco na satisfação do jogador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Liliane dos Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0240551533292579 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8954065142433855 | pt_BR |
dc.description.resumo | A satisfação é geralmente abordada na avaliação de jogos e objetiva conhecer os elementos que agradaram e motivaram o jogador. Alguns modelos foram propostos para realizar esta tarefa, como os modelos GameFlow e EGameflow, este último especificamente voltado para avaliar a satisfação em jogos educativos. Observa-se, portanto que a avaliação da satisfação é uma medição a posteriori. O presente trabalho aborda o desenvolvimento de jogos sérios voltados para propósitos educacionais que considerem a satisfação na sua modelagem. Neste contexto, relaciona os modelos GameFlow e EGameflow com elementos de design de jogos para propor um conjunto de diretrizes voltadas para o design de jogos sérios educativos com foco na satisfação do jogador. As diretrizes foram aplicadas no design do jogo Geoplano PIX, posteriormente avaliado com alunos do ensino fundamental, e mostraram potencial na obtenção da satisfação dos jogadores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséLaucianoFerreiraDeAlmeida_Dissert.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons