Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/199Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Leal, Mônica Cristina Costa. | - |
| dc.date.accessioned | 2013-04-15T19:49:39Z | - |
| dc.date.available | 2013-04-15T19:49:39Z | - |
| dc.date.issued | 2013-04-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/199 | - |
| dc.description | Com esse trabalho, propomos através da utilização de jogos didáticos destacar a sua importância como recurso metodológico para o ensino aprendizagem e apresentar situações-problema que podem ser trabalhadas no ensino dos conteúdos de multiplicação e divisão com números naturais. O papel do professor é fundamental nessa proposta, pois é através dele que o aluno tem estímulo para pensar e resolver situações-problema. Para isso utilizamos alguns autores que discutem o uso de jogos didáticos no ambiente escolar como Macedo (2000); Berton e Itacarambi (2009); Cerquete-Aberkane (1997). Nessa perspectiva, apresentamos o desenvolvimento de Estágio Supervisionado II no Instituto Educacional Nova Geração em Lucena - PB. Nessa intervenção, trabalhamos com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental o raciocínio multiplicativo e as ideias de divisão, promovendo a construção de conhecimentos através dessa metodologia, visando uma maior participação dos alunos, favorecendo uma autoconstrução do conhecimento, desenvolvendo habilidades, espontaneidade e criatividade. | pt_BR |
| dc.description.abstract | With this work we intend to propose, through the use of educational games to highlight its importance as a methodology for teaching and learning to present problem situations that can be worked on teaching the content of multiplication and division with integers. The teacher's role is central to this proposal, because it is through him that the student has the incentive to think and solve problem situations. For this we used some authors that argue the use of educational games in the school environment as Macedo (2000); Itacarambi and Berton (2009); Cerquete-Aberkane (1997). From this perspective, we present the development of Supervised Internship II Educational Institute in New Generation in Lucena-PB. This intervention has worked with students in the 6th grade of elementary school reasoning multiplicative and the ideas of division promoting the construction of knowledge through this methodology, seeking greater participation of students, promoting a self-knowledge, developing skills, spontaneity and creativity. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-04-15T19:49:39Z No. of bitstreams: 1 MCCL15042013.pdf: 1054809 bytes, checksum: c54754b69974adb75c2d9b1d2f278380 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-04-15T19:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MCCL15042013.pdf: 1054809 bytes, checksum: c54754b69974adb75c2d9b1d2f278380 (MD5) | en |
| dc.relation.ispartofseries | Lucena, PB, 2012. | - |
| dc.subject | Jogos e recreações matemáticas | pt_BR |
| dc.subject | Jogos lúdicos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem da matemática | pt_BR |
| dc.subject | Mathematics games and recreations | - |
| dc.subject | Play games | - |
| dc.subject | Teaching and learning mathematics | - |
| dc.title | Jogos didáticos no ensino da multiplicação e da divisão de números naturais no sexto ano do ensino fundamental: relato e análise de uma experiência. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Antônio Sales da. | - |
| dc.description.resumo | Com esse trabalho, propomos através da utilização de jogos didáticos destacar a sua importância como recurso metodológico para o ensino aprendizagem e apresentar situações-problema que podem ser trabalhadas no ensino dos conteúdos de multiplicação e divisão com números naturais. O papel do professor é fundamental nessa proposta, pois é através dele que o aluno tem estímulo para pensar e resolver situações-problema. Para isso utilizamos alguns autores que discutem o uso de jogos didáticos no ambiente escolar como Macedo (2000); Berton e Itacarambi (2009); Cerquete-Aberkane (1997). Nessa perspectiva, apresentamos o desenvolvimento de Estágio Supervisionado II no Instituto Educacional Nova Geração em Lucena - PB. Nessa intervenção, trabalhamos com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental o raciocínio multiplicativo e as ideias de divisão, promovendo a construção de conhecimentos através dessa metodologia, visando uma maior participação dos alunos, favorecendo uma autoconstrução do conhecimento, desenvolvendo habilidades, espontaneidade e criatividade. | - |
| dc.publisher.department | Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MCCL15042013.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
